Pena Longboard Classic

Halley faz a festa

Halley Batista, Pena Longboard Classic 2010, Baía de Maracaípe, Ipojuca (PE)

Halley Batista vence Pena Longboard Classic em Maracaípe (PE). Foto: Diego Freire / ASP South America.

O Pena Pernambuco International Longboard Classic terminou com festa da torcida local da Baía de Maracaípe, pela surpreendente vitória de Halley Batista em casa em Ipojuca, no litoral sul de Pernambuco.

 

Clique aqui para ver as fotos

 

No domingo de chuva e boas ondas de 1 metro e séries maiores, ele primeiro despachou o campeão brasileiro Carlos Bahia, depois carimbou a faixa do recém-coroado campeão sul-americano de 2010, Rodrigo Sphaier, com o vice-campeão, Jefson Silva, sendo a última vítima na bateria que decidiu o título da etapa final do ASP South America Longboard Series 2010 em Pernambuco.

“É mais um presente de Deus na minha vida”, foram as primeiras palavras de Halley Batista, quando chegou ao pódio após ser carregado pela torcida e pela família.

Pódio masculino em Maraca. Foto: Diego Freire / ASP South America.

 

“Primeiro quero agradecer a torcida de todos aqui em Maraca, que me empurrou para a vitória em todas as baterias e estou muito feliz. Não esperava vencer o campeonato, ainda mais com todas essas feras que são especialistas no pranchão. Acho que era o meu dia, as coisas aconteceram pra mim, obrigado Senhor!”.
 
Halley Batista já era conhecido como o “Rei de Maracaípe”, mas por vitórias em pranchinhas, sua especialidade, inclusive é um dos atletas da divisão de elite do surfe brasileiro.

 

Sua família tem escolinha de surfe em Maracaípe e ele sempre pegou ondas de pranchão também, mas nunca havia feito final no longboard, ainda mais num evento mundial como o Pena Pernambuco International.

“Foi um dia especial pra mim, as ondas vieram nas baterias e fui mostrando o que sei fazer, mas a final foi incrível. Eu sabia que o Jeje (Jefson Silva), a qualquer momento poderia pegar uma onda e virar o resultado, ele surfa muito, mas Maracaípe estava do meu lado e ele não achou ondas boas pra isso. Eu consegui manter a calma e jogar com a prioridade pra anular o potencial dele. Eu nem sei expressar o sentimento por ter vencido, o título ficou em casa, uuuhhhuuuu.”, esbravejou.

Pareceu mesmo que Netuno e todos os santos estavam torcendo para Halley Batista. Jefson Silva tinha acabado de receber a maior nota do Pena Pernambuco International Longboard 2010, 9,5 contra o paulista Jaime Viúdes na semifinal. Era o recordista absoluto do campeonato, dono das melhores apresentações em Ipojuca, mas justamente na final as ondas sumiram para ele. O rei dos hang tens e hang fives acabou superado pelas batidas, cutbacks, rasgadas, de Halley Batista, que também fez bem as manobras mais clássicas do longboard para derrotar seus adversários.
 
“Eu não me achei na bateria”, lamentou Jefson Silva. “O Halley, por ser local daqui, conhece o pico como ninguém e pegou as melhores ondas que entraram na final. Mas estou feliz também por ele, que é um guerreiro como todos nós, está aí mostrando que pega bem também no longboard e mereceu o título. Claro que eu queria a vitória, mas saio feliz também porque meu grande objetivo eu já tinha garantido ontem (sábado), que era a classificação para o Circuito Mundial de Longboard”.
 
Ele e o campeão sul-americano Rodrigo Sphaier vão representar o Brasil no ASP WLT (World Longboard Tour) de 2011. O surfista de Saquarema também não achou as ondas na semifinal contra Halley Batista. Sphaier até tirou a maior nota da bateria (8,17), mas nas duas computadas o local de Maracaípe levou a melhor com o 7,17 e 7,67 que somou no placar de 14,84 x 12,84 pontos.

“Foi boa a bateria, ele achou mais ondas boas do que eu, só peguei uma mesmo, mas tudo bem. Foi bom o resultado pra mim, estou feliz porque nas três etapas subi no pódio, ganhei no Peru e fiquei em terceiro na Bahia e aqui, foi bom”, disse Rodrigo Sphaier, que dividiu a terceira colocação no pódio com o paulista Jaime Viúdes, derrotado pela nota 9,5 de Jefson Silva na outra semifinal.

Seis finais Além de Halley Batista, outro local de Maracaípe festejou vitória no domingo do Pena Pernambuco International Longboard Classic. Foi Reginaldo Nascimento na Amador Adulto, uma das cinco categorias realizadas junto com a etapa final do sul-americano profissional em Ipojuca.

 

Os outros campeões foram a paranaense Fernanda Daichtm na final da Feminina Profissional contra a bicampeã brasileira Mainá Thompson, o capixaba Felipe Lacerda ganhou a Amador Junior, Marcelo Bibita, do Ceará, venceu a Amador Legend e o carioca Fontenelle Roberto levou a Amador Master.

 

##

Fernanda Daitchman leva a melhor entre as mulheres. Foto: Diego Freire / ASP South America.

Associação Brasileira de Longboard A Associação Brasileira de Longboard (ABRALB) foi fundada semana passada na Bahia e a primeira eleição aconteceu durante o Pena Pernambuco International Longboard Classic.

 

Clique aqui para ver as fotos

 

Os próprios atletas participaram da votação com chapa única de consenso, sendo eleitos Geraldo Cavalcanti como presidente e Picuruta Salazar de vice-presidente.
 
O Pena Pernambuco International Longboard Classic foi patrocinado pela marca Pena, pelo Governo do Estado de Pernambuco, através da EMPETUR da Secretaria de Esporte e Turismo, Prefeitura Municipal de Ipojuca, através da Secretaria de Turismo, e Power Balance.

 

 

Geraldo Cavalcanti é eleito presidente da Associação Brasileira de Longboard. Foto: Diego Freire / ASP South America.

Apoio: Rádio Transamérica, Blocos Teccel, Pousada Maraca Beach, Pousada Maracaipe, Pousada dos Coqueiros e Bar do Marcão, com cobertura oficial do Canal Woohoo, da ESPN Brasil e dos sites Waves, Surf Guru, Ceará Surf, Surf Bahia, Ondulação e Blog PE.

Resultados do Pena Longboard Classic

 

 

1 Halley Batista (Bra)

2 Jefson Silva (Bra)

3 Jaime Viúdes (Bra)

3 Rodrigo Sphaier (Bra)

5 Phil Rajzman (Bra)

5 Jeremias da Silva (Bra)

5 Carlos Bahia (Bra)

5 Roger Barros (Bra)

Ranking final sul-americano

1 Rodrigo Sphaier (Bra) – 5.055 pontos
2 Jefson Silva (Bra) – 4.610
3 Roger Barros (Bra) – 3.660
4 Leco Salazar (Bra) – 3.575
5 Jaime Viúdes (Bra) – 3.505
6 Matheus S. Cunha (Bra) – 3.350
7 Picuruta Salazar (Bra) – 3.325
8 Carlos Bahia (Bra) – 3.135
9 André Luiz Deca (Bra) – 3.025
10 Rodrigo de Souza (Bra) – 2.970


Feminino Pro

1 Fernanda Daichtm (PR)
2 Mainá Thompson (RJ)
3 Aline Chaves (BA)

3 Shayana Avelino (RJ)
 
Amador Júnior

1 Felipe Lacerda (ES) – 11,43 pontos
2 Gabriel Vitorino (SC) – 9,50
3 Gabriel Farias (PE) – 6,83
4 Igor Captol (BA) – 4,63

Amador Adulto

1 Reginaldo Nascimento (PE) – 12,83 pontos
2 Robson Fraga (SE) – 8,13
3 Geraldo Lemos (RJ) – 2,36
4 Jonas Lima (SP) – 0,00

Amador Master

1 Fontenelle Roberto (RJ) – 10,97 pontos
2 Leo Macedo (RN) – 10,33
3 Paulo Giachetti (SP) – 7,60
4 Nascimento (PE) – 3,07

Amador Legend

1 Marcelo Bibita (CE) – 10,50 pontos
2 Alan Gambra (RJ) – 8,90
3 Ray Farias (PE) – 4,73
4 Linho Neto (PB) – 4,34
5 Carlos Pereira (SP) – 3,34

Exit mobile version