Começou nesta sexta feira (13), na praia do Mar Grosso, em Laguna (SC), a última e decisiva etapa do Oakley Pro 2013, que vai definir os campeões brasileiro e catarinense de surf profissional deste ano. O evento conta com a participação de 90 surfistas de todo Brasil.
Neste primeiro dia de competições, as ondas não ajudaram muito, pois o vento nordeste soprou forte durante todo o dia e acabou interferindo na formação das ondas, dificultando bastante para os surfistas. As ondas ficaram na faixa de meio metro, com formação irregular, e a previsão para o sábado indica a mesma condição.
Na corrida pelo título catarinense, seis candidatos ainda têm chances de sair da praia do Mar Grosso com o caneco na mão: Tomas Hermes, Diego Rosa, Thiago Bianchini, Alex Lima, Greg Cordeiro e Marco Giorgi.
Já na briga pelo título brasileiro de surf profissional, o pernambucano Halley Batista, líder do ranking da Abrasp, acabou eliminado na segunda bateria do segundo round, e agora, para confirmar o seu primeiro título da carreira, precisa torcer para que o segundo colocado, o paranaense Jihad Khodr, não chegue às semifinais. Porém, além de Jihad, o baiano Franklin Serpa e o paulista David Carmo ainda estão no páreo.
Os melhores resultados deste primeiro dia de competições foram dos cearenses Michael Rodrigues – com 9,50 pontos na maior nota até o momento – e Artur Silva – com 17,16 pontos, maior somatório.
Neste sábado, as competições iniciam às 8 horas, com os confrontos pendentes da segunda fase do Oakley Pro 2013, e a previsão de término do evento está programada para às 16 horas, com a grande final e entrega de premiação.
Ainda no sábado, depois do surf, a Fecasurf – Federação Catarinense de Surf juntamente com a Abrasp – Associação Brasileira de Surf Profissional e a By Chelo, realizam, a partir das 20:30 horas, na Choperia Mix, à Avenida do Mar Grosso, a entrega da premiação e troféus aos campeões da temporada 2013.
O Oakley Pro 2013 é apresentado pelo Governo do Estado de Santa Catarina através do Fundesporte e Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, tem o patrocínio do Matte Leão, o apoio da Prefeitura Municipal de Laguna, Hotel Atlântico, By Chelo, a divulgação do site Waves e Jornal Drop, e a realização da Fecasurf, Abrasp e Associação de Surf de Laguna.
Para acompanhar a transmissão ao vivo, visite o site Fecasurf.