Dois norte-americanos e um australiano classificaram-se nesta sexta-feira para a quinta fase e disputam contra nove brasileiros o caneco do SuperSurf Internacional em Itamambuca, Ubatuba (SP).
Destaque para o pernambucano Halley Batista, que deu show nas valas de até meio metro e obteve o maior somatório do dia (16.00). Como a previsão indica condições ruins para domingo, a organização anunciou oficialmente a final do evento no começo da tarde deste sábado.
“Passei mais uma e vou para o round dos 12 com tudo. Agora, cada bateria é uma final. Pretendo melhorar minha pontuação no ranking para correr as etapas prime do ano que vem”, comenta Halley.
O jovem paulista Filipe Toledo, que vinha batendo recordes a cada apresentação, se machucou logo na primeira onda do confronto e acabou eliminado junto com o francês Adrien Toyon. A segunda vaga ficou com o australiano Mitch Crews, que tirou a maior nota desta sexta-feira (8.70) depois de acertar um superman irado
Batista enfrenta agora o paulista Junior Faria e o norte-americano Kolohe Andino. A nova sensação do surfe americano é o 41.o e o brasileiro ocupa a quinquagésima posição no ranking que formará a elite do Dream Tour em 2012.
Outro paulista com chances de ingressar na elite, Thiago Camarão está em 43.o lugar e passou em primeiro na sua bateria. Kohole Andino avançou em segundo. Com o resultado, Camarão garantiu 920 pontos e trocou os 700 pontos do seu pior desempenho.
“Não quero pensar muito em ranking. Vou mesmo é me concentrar nas baterias. Apesar de ter trocado o resultado, nada mudou. Preciso seguir avançando para aumentar minhas chances”, explica Thiago.
Já Kolohe Andino confessou que a classificação para o World Tour ainda não é prioridade. “Ainda sou muito novo e no momento estou atrás de experiência”, conta o americano.
Locais Dos cinco locais que competiram nesta sexta-feira, apenas Wiggolly Dantas avançou para o sábado decisivo. Filipe Toledo saiu contundido da primeira bateria na rodada dos 24 melhores. Na terceira, Saulo Junior foi barrado por Camarão e Andino. Já Hizunomê Bettero e Marco Aurélio, que defendia o título da etapa, perderam nos confrontos restantes da terceira fase.
Guigui passou atrás do paraibano Jano Belo na mesma bateria que Marco Aurélio foi eliminado. Depois, Dantas venceu o penúltimo confronto do dia, um dos mais acirrados do evento. O norte-americano Tanner Gudauskas avançou em segundo. O espanhol Aritz Aranburu e o catarinense Neco Padaratz foram eliminados.
“Foi uma bateria muito difícil. Meu irmão ficou aqui na areia assoviando para indicar o melhor posicionamento. Todos surfaram bem e ter vencido me deixou ainda mais confiante”, fala Guigui, que venceu o evento em 2008 e agora corre atrás do bicampeonato. “No últimos dois anos não participei das etapas do mundial aqui em casa. Estou feliz por ter outra oportunidade de repetir a vitória”, completa.