Bruno Caraça é um dos destaques na categoria Júnior. Foto: Paulo Kid. |
Divididos em cinco categorias, 160 surfistas, inclusive de outros estados, como Santa Catarina e Ceará, tentarão chegar às finais, marcadas para domingo, a partir das 13:30 horas.
As disputas começam com a categoria Júnior (até 18 anos). No domingo recomeçam no mesmo horário. Várias promessas do surf brasileiro tentam seguir o caminho de outras estrelas reveladas no Hang Loose, como o potiguar Danilo Costa, novo reforço brasileiro no WCT, e os jovens talentos Adriano Mineirinho e Hizunomê Bettero, que com apenas 16 anos, já disputam o SuperSurf.
Entre os candidatos estão os guarujaenses Heitor Pereira e Júnior Faria, fortes candidatos ao título Júnior. Os dois voltaram de uma temporada no Hawaii e competem em casa.
Entre os concorrentes estão Bruno Caraça, também local da praia do Tombo, Diego Santos, de Ubatuba, Emerson Piai, de Praia Grande, e Felipe Martins, de Fortaleza (CE), mais um representante do Nordeste que busca espaço em São Paulo.
Outro surfista que vem se firmando como uma grande promessa para o futuro próximo é ubatubense Mateus Toledo, que tenta o inédito tricampeonato numa mesma categoria.
Ele é o favorito na Grommets (no máximo 12 anos), onde venceu em 2001 e 2002 e se vencer garantirá o seu 5º título em quatro anos – também faturou a categoria Petit (limite de 10 anos) em 2000 e 2001.
Já o seu irmão, Felipe, quer honrar o nome da família justamente na Petit. Ano passado, ele foi o vice-campeão, perdendo o 1º lugar na bateria final da última etapa.
Também merece atenção a disputa na categoria Mirim (até 16 anos). O catarinense Gustavo Schilickman e o ubatubense Wigoly Dantas prometem repetir os grandes desempenhos de 2002, quando terminaram empatados na liderança do ranking Iniciantes (até 14 anos). Ainda entre os mirins, quem chega confiante é Alex Leco Salazar, filho de Picuruta Salazar, o maior surfista brasileiro de todos os tempos, e sobrinho de Almir, único tetracampeão paulista de surf profissional na história.
Leco tem facilidade tanto para o long quanto para as pranchinhas, mostrando que sabe honrar o sobrenome famoso.