#Considerado uma escola de competição na prática e grande formador de talentos da nova geração, o Circuito Hang Loose Júnior e Mirim de Surfe deu mostras de que a aprendizagem vem sendo bem utilizada. Na 5ª e decisiva etapa do ranking, encerrada neste domingo (dia 25), na praia de Itamambuca, Ubatuba (SP), com ondas de meio metro, o trabalho em equipe decidiu as duas principais categorias em disputa.
Na Júnior (até 18 anos), o ubatubense Eduardo Silva foi ajudado por seus conterrâneos Saulo Júnior e Edgley Santos (os três treinados pelo professor Alberto Jacob) para conquistar o seu primeiro título importante na carreira e também derrotar o guarujaense Adriano Mineirinho. Entre os Mirins (no máximo 16 anos), Heitor Pereira nem precisou chegar na final para festejar o título.
É que ainda nas quartas-de-final, ele enfrentou seu principal rival, o ubatubense Hizunomê Bettero, e teve como aliados seus companheiros de treino (todos orientados pelo professor Paulo Kid) Júnior Faria e Eduardo Oscar (revelação da temporada).
Nas duas oportunidades, os atletas da mesma cidade ?marcaram? o rival, ou seja, praticamente não deixaram que ele pegasse onda.
A disputa mais acirrada ficou mesmo para a Júnior. Mineirinho, que já tinha faturado o bicampeonato estadual na Iniciantes, chegou na etapa de Ubatuba liderando o ranking e só precisava ficar na frente de Eduardo Silva para comemorar mais uma conquista. Mas ele não contava com o ?exército ubatubense? na final.
Marcado o tempo todo por Edgley Santos (campeão brasileiro mirim em 2000) e Saulo Júnior (campeão paulista júnior no ano passado e 17º colocado no Mundial Pro Júnior agora em novembro, na Austrália), o surfista de Guarujá teve dificuldades para desenvolver o seu surfe.
Mesmo assim, ainda saiu na frente, após uma onda 6,75 pontos. Porém, com os dois surfistas ?colados?, não teve como reagir quando Eduardo Silva assumiu a ponta. ?Foi um trabalho de equipe mesmo. Estava valendo título e não iríamos dar bobeira?, comentou o técnico Alberto Jacob.
Com o trabalho mais facilitado, Eduardo Silva garantiu a vitória, mas mesmo assim, sem muita vantagem – 17,75 pontos contra 15,25 de Mineiro. No ranking, a diferença foi mínima – apenas 27 pontos: 3.556 contra 3.529.
?Este foi o meu primeiro título importante e espero que me ajude muito na carreira?, festejou Eduardo Silva, que no ano passado passou por um grande susto, ao ser atropelado na estrada, quando voltava do treino e teve fraturas nas costelas (com perfuração no pulmão), cotovelo, clavícula e joelho.
?Ainda não estou 100% e talvez tenha de operar o joelho, porque não posso abaixar totalmente. Meus movimentos ficaram limitados?, contou Eduardo. Edgley ficou em 3º lugar na etapa e Saulo em 4º lugar, posições que se inverteram no ranking final.
Já na Mirim, o vencedor da etapa foi Diego Santos, outro talento de Ubatuba, seguido dos catarinenses Gustavo Shilickman e Thiago Bianchini e do também ubatubense Lucas Cordeiro. Nesta categoria, Mineirinho também tinha chances de faturar o título, mas parou na semifinal, em 5º lugar, terminando o ranking na 3ª colocação.
Entre os Iniciantes (limite de 14 anos), onde o surfista de Guarujá foi o melhor do ano, também faturando o bi brasileiro, Júnior Faria comemorou a sua primeira vitória na categoria, que lhe garantiu o vice-campeonato. Mineiro ficou em 2º lugar, com Robson Santos, de Guarujá, em 3º lugar, e Jefferson Bento, de Bertioga, em 4º.
Vale destacar que Mineirinho teve o melhor desempenho da temporada no campeonato, ficando com o título Iniciantes, o vice na Júnior e o 3º lugar na Mirim, prometendo dar trabalho para os próximos anos.
Outro surfista que também deve dar ?dor de cabeça? para os adversários é o ubatubense Mateus Toledo, que garantiu neste domingo mais um título. Depois de ser bicampeão paulista Petit por antecipação, ele também assegurou o título da categoria acima, a Grommets (limite de 12).
Com 10 anos de idade e filho do bicampeão brasileiro de surfe profissional, Ricardo Toledo, ele tinha como grande adversário o seu amigo e companheiro de Escolinha, Wigoly Dantas, o Guigui, que perdeu nas quartas-de-final.
Mateus, então, precisava ficar, no mínimo em segundo lugar, posição que garantiu no m ar. Ele foi superado por Emerson Ribeiro. Em terceiro lugar ficou Leandro dos Santos e na seqüência Fabrício Caraça.
Na Petit, Mateus foi superior mais uma vez, deixando em segundo lugar Wesley Moraes, de Guarujá, Miguel Pupo (filho de outro profissional ilustre, Wagner Pupo), de São Sebastião, e Lucas Carioca, de Ubatuba.
O Circuito Hang Loose Júnior e Mirim teve o co-patrocínio da Sthill, Central Surf, Bleat, Overboard, High Point e Quiver. Apoio: Nivana Turismo, Bennett Foam, Reef, Grupo Taca, Governo do Estado, através da Secretaria de Esportes e Turismo e revista Fluir. A etapa tem colaboração da Associação de Surfe e Prefeitura de Ubatuba. Organização: Associação de Surf da Baixada Santista (ASBS) e supervisão da Federação Paulista de Surf.
Confira o resultado final da etapa:
Júnior (até 18 nos)
1º) Eduardo Silva – Ubatuba
2º) Adriano Mineirinho – Guarujá
3º) Edgley Santos – Ubatuba
4º) Saulo Júnior – Ubatuba
Mirim (até 16 anos)
1º) Diego Santos ? Ubatuba
2º) Gustavo Schilickman – Sc
3º) Thiago Bianchini – Sc
4º) Lucas Cordeiro – Ubatuba
Iniciante (até 14 anos)
1º) Júnior Faria – Guarujá
2º) – Adriano Mineirinho – Guarujá
3º) Robson Santos – Guarujá
4º) Jefferson Bento – Bertioga
Grommets (até 12 anos)
1º) Emerson Ribeiro – Guarujá
2º) Mateus Toledo – Ubatuba
3º) Leandro Dos Santos – Guarujá
4º) Fabrício Caraça – Guarujá
Petit (até 10 anos)
1º) Mateus Toledo – Ubatuba
2º) Wesley Moraes – Guarujá
3º) Miguel Pupo ? São Sebastião
4º) Lucas Carioca – Ubatuba
Ranking Final – após 5 etapas (com um descarte)
Júnior
1º) Eduardo Silva – Ubatuba – 3.556 ptos
2º) Adriano Mineirinho – Guarujá- 3.529 ptos
3º) Saulo Júnior – Ubatuba – 2.997 ptos
4º) Edgley Santos – Ubatuba – 2.427 ptos
Mirim
1º) Heitor Pereira – Guarujá – 3.341 ptos
2º) Hizunomê Bettero – Ubatuba – 3.140 ptos
3º) Adriano Mineirinho – Guarujá – 3.095 ptos
4º) Diego Santos – Ubatuba – 2.961 ptos
Iniciante
1º) Adriano Mineirinho ? Guarujá – 3.900 ptos
2º) Júnior Faria – Guarujá- 3.195 ptos
3º) Ricardo Silva – Guarujá- 2.987 ptos
4º) Pierre Romann – Ubatuba- 2.718 ptos
Grommets
1º) Mateus Toledo ? Ubatuba (desempate) – 3.629 ptos
2º) Wigoly Dantas – Ubatuba – 3.629 ptos
3º) Fabrício Caraça – Guarujá- 3.095 ptos
4º) Leandro dos Santos ? Guarujá- 2.932 ptos
Petit
1º) Mateus Toledo ? Ubatuba – 4.000 ptos
2º) Ian Guimarães ?RJ – 3.700 ptos
3º) Wesley Moraes – Guarujá – 3266 ptos
4º) Miguel Pupo ? São Sebastião – 3.005 ptos