Hang Loose Pro comemora 20 anos de história

0

Marcondes Rocha no cartaz do Hang Loose Pro Contest 2005. Foto: Divulgação.
O campeonato mais tradicional do surf brasileiro comemora 20 anos de história num dos maiores palcos de ondas do país. Pelo sexto ano consecutivo, o Hang Loose Pro Contest será realizado nas ondas tubulares de Fernando de Noronha, em Pernambuco.

 

O primeiro grande evento da temporada aumentou sua premiação para US$ 100 mil, passou a ter nível 5 estrelas e o campeão agora recebe dois mil pontos – que podem garantir a liderança neste início da batalha pelas 15 vagas no grupo de elite do surf mundial.

 

O show nos tubos de Fernando de Noronha está marcado para começar no dia 14 e vai até o dia 20. A participação é limitada e mais de 130 surfistas de 14 países confirmaram inscrição antecipadamente na ASP South America, com grandes estrelas da nova geração internacional e vários destaques do surf nacional.

 

O primeiro Hang Loose Pro Contest foi disputado em 1986, quando trouxe o circuito mundial de volta ao Brasil com eventos inesquecíveis na praia da Joaquina. O bicampeão mundial Tom Carroll também foi bicampeão em Florianópolis nos dois anos seguintes e em 1990 veio a primeira mudança para o litoral paulista.

 

E logo na estréia em Guarujá, o então jovem paraibano Fábio Gouveia conquistou mais um feito inédito. Diante de uma imensa torcida na praia das Pitangueiras, o surfista da Equipe Hang Loose se tornou o primeiro brasileiro a vencer uma etapa do Circuito Mundial na Association of Surfing Professionals (ASP).

 

Depois de mais cinco temporadas no Sul do país, em 1996 o campeonato foi transferido para o Nordeste e não saiu mais de Pernambuco. Começou percorrendo as principais praias do belo litoral Sul do estado até atingir o maior objetivo e, desde 2000, o Hang Loose Pro Contest é disputado no paradisíaco arquipélago de Fernando de Noronha.


Os brasileiros venceram as quatro primeiras edições na ilha, mas a hegemonia construída por Guilherme Herdy (RJ), o primeiro campeão nos tubos da Cacimba do Padre, por Fábio Silva (CE) em 2001 na única decisão no lendário pico do Abras e por Victor Ribas (RJ) e Neco Padaratz (SC) foi quebrada no ano passado.

 

##

 

Warwick Wright faturou o evento no ano passado. Foto: Ivan Storti / Divulgação Hang Loose.
O jovem Warwick Wright pegou grandes tubos no dia decisivo na Cacimba do Padre e se tornou o primeiro surfista da África do Sul a ganhar o troféu de campeão do Hang Loose Pro Contest.

 

No início da sua história, os australianos dominaram os pódios na praia da Joaquina, vencendo as quatro edições realizadas na Ilha de Santa Catarina, de 1986 a 1989, com um bi de Tom Carroll em 1987 e 1988. Em 1990, mudou para São Paulo e na estréia em Guarujá o paraibano Fábio Gouveia conquistou a primeira vitória brasileira no ASP World Tour.

 

Aí veio outro bicampeonato da Austrália, com Nicky Wood, seguido por mais dois títulos de surfistas estrangeiros, até o paranaense Peterson Rosa, outro grande fenômeno do Brasil no cenário internacional levar a bandeira verde-amarela de volta para o lugar mais alto do pódio, com uma multidão festejando seu título emocionante conquistado em 1995, no campeonato que acabou marcando a despedida do Hang Loose Pro Contest do Sul do país.

 

No ano seguinte, estreou em Pernambuco e os surfistas nordestinos aproveitaram o conhecimento das ondas para escreverem seus nomes na mais longa ?Galeria de Campeões? de um evento de surf mundial na América do Sul.

 

O cearense Fábio Silva venceu a primeira edição na Baía de Maracaípe, o potiguar Marcelo Nunes ganhou a segunda também em Porto de Galinhas, Ipojuca, o baiano Armando Daltro levou a da praia de Gaibú e só em 1999 o australiano Richard Lovett conseguiu quebrar a supremacia nordestina no litoral pernambucano.

 

Porém, os brasileiros reiniciaram uma segunda fase de vitórias consecutivas em 2000, quando o Hang Loose Pro Contest finalmente chegou nas ondas mais desejadas do país, no Hawaii brasileiro.

 

Com apresentação da Nova Schin, a 20a. edição do Hang Loose Pro Contest conta com o patrocínio da Hang Loose e Nova Schin, co-patrocínio da Reef, Arnette e da Brisbane, apoio do Governo do Estado de Pernambuco, Administração da Ilha de Fernando de Noronha, Gráfica Formag’s, Revista Fluir e do Site Waves/Terra, além das surf shops Overboard, Star Point, Hot Water, Bleat, Central Surf, Uluwatu, Bali, Surf X-Press, 2 Surf, The Surf e Sthill.

 

Galeria dos campeões

 

2004 – Warwick Wright (Afr) – Fernando de Noronha (PE)

2003 – Neco Padaratz (Bra) – Fernando de Noronha (PE)

2002 – Victor Ribas (Bra) – Fernando de Noronha (PE)

2001 – Bi: Fábio Silva (Bra) – Fernando de Noronha (PE)

2000 – Guilherme Herdy (Bra) – Fernando de Noronha (PE)

2000 – Cristiano Spirro (Bra) – Maresias, São Sebastião (SP)

1999 – Richard Lovett (Aus) – Maracaípe, Porto de Galinhas (PE)

1999 – Bi: Peterson Rosa (Bra) – Maresias, São Sebastião (SP)

1998 – Armando Daltro (Bra) – Praia de Gaibú, (PE)

1997 – Marcelo Nunes (Bra) – Maracaípe, Porto de Galinhas (PE)

1996 – Fábio Silva (Bra) – Maracaípe, Porto de Galinhas (PE)

1995 – Peterson Rosa (Bra) – Pitangueiras, Guarujá (SP)

1994 – Matt Hoy (Aus) – Pitangueiras, Guarujá (SP)

1993 – Joey Jenkis (EUA) – Pitangueiras, Guarujá (SP)

1992 – Bi: Nicky Wood (Aus) – Pitangueiras, Guarujá (SP)

1991 – Nicky Wood (Aus) – Pitangueiras, Guarujá (SP)

1990 – Fábio Gouveia (Bra) – Pitangueiras, Guarujá (SP)

1989 – Glen Winton (Aus) – Praia da Joaquina, Florianópolis (SC)

1988 – Bi: Tom Carrol (Aus) – Praia da Joaquina, Florianópolis (SC)

1987 – Tom Carrol (Aus) – Praia da Joaquina, Florianópolis (SC)

1986 – Dave Macaulay (Aus) – Praia da Joaquina, Florianópolis (SC)