Hang Loose Pro Contest 2002 começa no Abras

0

#Palco das finais do Hang Loose Pro Contest no ano passado, a praia do Abras, em Noronha, desta vez abriu a 17a edição do campeonato mais tradicional do país.

A disputa por 60 mil dólares em prêmios e 1.500 pontos no ranking mundial do World Qualifying Series (WQS) foi iniciada em ondas de 1,5 metros logo no primeiro dos seis dias reservados para a competição.

Para aproveitar as ótimas ondulações que invadiram todas as praias do arquipélago de Fernando de Noronha (PE), as finais podem ocorrer até na quinta ou sexta-feira. Depois de cinco baterias no Abras, a primeira fase foi concluída na Cacimba do Padre, onde as ondas ultrapassavam os 2 metros de altura.

“As condições não são as melhores, mas tem boas ondas”, analisou Roberto Flor, local de Fernando de Noronha que terminou em segundo lugar na primeira bateria da fase inicial, vencida pelo jovem Jihad Kohdr.

“O moleque pegou muito”, elogiou Roberto, que não conhecia o surfista paranaense, dono do recorde de pontos – 25,97 – do Reef Classic 2002, evento que abriu a temporada mundial na semana passada na praia Mole, em Florianópolis (SC).

Já na segunda bateria do dia, a primeira posição ficou com o pernambucano Rodrigo Trajano. “Do jeito que está não dá para escolher muito, tem que pegar qualquer onda que vier pela frente”, falou Trajano.

Pedro Lima, natalense radicado no Recife (PE), ganhou a disputa pela segunda vaga, superando Fernando Moura, que tirou a maior nota da bateria – 8,25 – e ainda acabou eliminado.

Os 124 surfistas de 10 países inscritos no Hang Loose Pro Contest 2002 foram divididos em três fases de dezesseis baterias. Em cada uma, quatro atletas entram na água disputando duas vagas para a fase seguinte.

Os melhores colocados no ranking mundial entram como cabeças-de-chave na terceira rodada, a que antecede as oitavas-de-final da competição, quando começam a ser distribuídos os 60 mil dólares da premiação oferecida aos competidores em Fernando de Noronha (PE).

O campeão fatura 6 mil dólares e marca 1.500 pontos no ranking que no final da temporada, que classifica quinze surfistas para a elite mundial do ASP World Championship Tour (WCT).

O Abras tem fundo de pedra e fica localizado entre as ilhas da Viuvinha e do Cuscuz, no nordeste de Fernando de Noronha, logo após o Porto.

Para chegar neste pico de esquerdas tubulares que só quebra na maré seca e quando existem grandes ondulações no arquipélago, os atletas têm que atravessar um caminho de cerca de 500 metros por cima das afiadas pedras que ficam submersas na maré cheia.

Já o fundo da Cacimba do Padre é de areia e a praia tem um visual magnífico, principalmente no pôr do sol. Localizada no lado oeste de Fernando de Noronha, as ondas formam próximas da Ilha Dois Irmãos, apresentando esquerdas e direitas tubulares com força havaiana.

É a principal e mais constante praia para a prática do surf no arquipélago, suportando ondulações de até mais de 3 metros de altura.

A 17a edição do Hang Loose Pro Contest tem o patrocínio da Hang Loose, Guaraná Kuat e Governo do Estado de Pernambuco e ainda conta com o apoio da Administração do arquipélago de Fernando de Noronha, Varig e das lojas de surfe Star Point, Sul Nativo, Bleat, Overboard, Surf X Press, SP Surf, Tent Beach, Hot Water, Central Surf, Wave Wizard, Uluwatu e Bali Surf Shop, com promoção da Revista Fluir.

Para mais informações acesse www.aspsurf.com.br .

Hang Loose Pro Contest 2002 ? Relação dos cabeças-de-chave

01) Peterson Rosa (PR) e Marcondes Rocha (AL)
02) Eric Rebiere (FRA) e James Santos (SC)
03) Victor Ribas (RJ) e Troy Brooks (AUS)
04) Danilo Costa (RN) e Otávio Lima (PB)
05) Neco Padaratz (SC) e Dunga Neto (CE)
06) Fábio Silva (CE) e Drew Courtney (AUS)
07) Renan Rocha (SP) e Odirlei Coutinho (SP)
08) Frederick Pattachia (HAW) e Yuri Sodré (RJ)
09) Guilherme Herdy (RJ) e Bernardo Pigmeu (PE)
10) Christiano Spirro (BA) e Travis Logie (AFR)
11) Marcelo Nunes (RN) e Danylo Grillo (SP)
12) Joca Júnior (RN) e Frederic Robin (REU)
13) Fábio Gouveia (PB) e Guga Arruda (SC)
14) Armando Daltro (BA) e Wilson Nora (BA)
15) Paulo Moura (PE) e Tânio Barreto (AL)
16) Mikael Picon (FRA) e Tiago Pires (PORT)