Hang Loose Pro Contest 2002 pode acabar nesta sexta

Troy Brooks foi o primeiro estrangeiro a se classificar para as quartas de final do Hang Loose Pro Contest 2002

#Em ondas de mais de dois metros fechando muito rápido, foram disputadas as oitavas-de-final do Hang Loose Pro Contest 2002, nesta quinta (31/01) na Cacimba do Padre, em Fernando de Noronha (PE).

As seis primeiras baterias foram realizadas pela manhã e, devido à maré seca, a competição foi paralisada por volta do meio-dia, retornando às 15:30 horas para a definição das seis últimas vagas nas quartas-de-final do campeonato de surf mais tradicional do país.

Mesmo tendo prazo até domingo, a previsão é de que a decisão do título da segunda prova importante do World Qualifying Series (WQS) ocorra nesta sexta-feira na Cacimba do Padre.

O campeão fatura 6 mil dólares de prêmio e marca 1.500 pontos no ranking que no final do ano classifica dezesseis surfistas para a elite mundial do ASP World Championship Tour (WCT).

?As condições estão bem difíceis, já que as ondas estão fechando muito?, atestou o catarinense James Santos, que venceu a primeira oitava-de-final do Hang Loose Pro Contest 2002.

Mas, a vitória sobre os paranaenses Peterson Rosa e Jihad Kohdr e o francês Eric Rebiere, só foi conquistada nos últimos minutos. ?Ainda bem que o tempo da bateria aumentou de 20 para 30 minutos, porque senão eu tinha dançado?, disse James, aliviado.

Com isso, ele desfez a dobradinha do mestre com o seu pupilo, Peterson Rosa e Jihad Kohdr, respectivamente, que até então estava garantindo as duas primeiras vagas para as quartas-de-final do Hang Loose Pro Comtest 2002.

?Num mar assim não tem surf, porque poucas ondas estão abrindo. O que fica valendo mais é a sorte de achar uma que não feche rápido?, protestou o tricampeão brasileiro Peterson Rosa, que dos surfistas que estão competindo em Fernando de Noronha foi o mais bem colocado no ranking mundial do WCT em 2001 (sétimo lugar).

Além do recorde de títulos brasileiros, Peterson pode se tornar o primeiro surfista a vencer três vezes o Hang Loose Pro Contest, tentando repetir os feitos de 95 no Guarujá (SP) e de 99 na praia de Maresias (SP). ?Ainda é muito cedo para falar disso. Vamos depender das ondas e o que eu não entendo é que se tem tempo até domingo para encerrar o campeonato, porque não aguardar as melhores condições??, questionou Rosa.

Ele e James Santos irão enfrentar Victor Ribas (RJ) e Troy Brooks (AUS) na primeira quarta-de-final, bateria que vai abrir a sexta-feira novamente na Cacimba do Padre, em Fernando de Noronha (PE).

Dos dezesseis finalistas, Brooks foi o primeiro dos seis surfistas estrangeiros que garantiram passagem para as quartas-de-final. Na terceira bateria, o norte-americano Chris Ward fez a melhor apresentação do dia ao totalizar 23,90 pontos e o australiano Drew Courtney ficou com a segunda vaga, com ambos despachando o cearense André Silva e o catarinense Neco Padaratz, terceiro colocado na final do Hang Loose Pro Contest do ano passado, que foi encerrado nos tubos do Abras.

?Várias ondas estão fechando, mas quando você acha a boa é tubo certo e foi o que eu procurei fazer?, resumiu Ward. Já entre os brasileiros, o melhor foi o catarinense Guga Arruda, que marcou 23,40 pontos para vencer a penúltima bateria do dia, já no final da tarde.

O baiano Armando Daltro ganhou a disputa pela segunda vaga e eliminou o paraibano Fábio Gouveia e o seu conterrâneo Wilson Nora, finalista nas duas edições do Hang Loose Pro Contest em Fernando de Noronha (PE).

Já a última bateria foi vencida pelo francês Mikael Picon, com o potiguar Fabrício Júnior conquistando a última vaga para as quartas-de-final da competição. Entre os finalistas, apenas o niteroiense Guilherme Herdy já subiu ao pódio em Fernando de Noronha.

?Estou surfando com o maior cuidado, porque só estou com uma prancha aqui, já que as outras ficaram lá em Recife. As condições estão muito ruins, a maré está muito seca e tive sorte no finalzinho, assim como foi ontem (quarta-feira)?, falou Guilherme Herdy, campeão do Hang Loose Pro Contest 2000.

Na primeira disputa por duas vagas nas semifinais, estarão se enfrentando James Santos (SC), Peterson Rosa (PR), Victor Ribas (RJ) e Troy Brooks (AUS). Na segunda, Odirlei Coutinho (SP) novamente pega três estrangeiros: Crhis Ward (EUA), Drew Courtney (AUS) e Frederick Pattachia (HAW). Em seguida, entram na água Guilherme Herdy (RJ), Crhistiano Spirro (BA), Joca Júnior (RN) e Mike Todd (EUA). E na última quarta-de-final, o confronto será entre Guga Arruda (SC), Armando Daltro (BA), Mikael Picon (FRA) e Fabrício Júnior (RN).

A 17a edição do Hang Loose Pro Contest tem o patrocínio da Hang Loose, Guaraná Kuat e Governo do Estado de Pernambuco e ainda conta com o apoio da Administração do arquipélago de Fernando de Noronha, Varig e das lojas de surfe Star Point, Sul Nativo, Bleat, Overboard, Surf X Press, SP Surf, Tent Beach, Hot Water, Central Surf, Wave Wizard, Uluwatu e Bali Surf Shop, com promoção da Revista Fluir.

Para mais informações, resultados e baterias on-line visite o site www.aspsurf.com.br ou www.fpsurf.com.br .

Exit mobile version