Hang Loose Pro Contest abre temporada em Noronha

0

A Cacimba do Padre é uma das opções para a realização da competição em Fernando de Noronha. Foto: Ricardo Macario.
O primeiro grande desafio do Circuito Mundial de Surfe Profissional acontece entre os dias 2 e 8 de fevereiro com a 19a edição do Hang Loose Pro Contest, e 115 surfistas de onze paises já confirmaram a inscrição na competição.

 

O campeonato de surfe mais tradicional do país será realizado pela quinta vez em Fernando de Noronha (PE) e além das principais estrelas do Brasil, 46 atletas estrangeiros vêm disputar os US$ 75 mil de prêmios e 1.500 pontos no ranking do World Qualifying Series (WQS) 2004.

 

As previsões indicam a entrada de grandes ondulações na semana do evento, prometendo mais um show de tubos na Cacimba do Padre, no Boldró ou no Abras, as três principais praias de surfe da Ilha, conhecida como o Hawaii brasileiro.

 

O niteroiense Guilherme Herdy foi o campeão na estréia do Hang Loose Pro Contest em Fernando de Noronha e é o cabeça-de-chave número 1 este ano. Porém, quem vai defender o título é o atual campeão mundial do WQS, o catarinense Neco Padaratz, que garantiu a vitória com um tubo nota 10 na grande final de 2003.

 

Além de Herdy e Neco, também já garantiram presença outros dois vencedores do Hang Loose Pro Contest nas ondas mais potentes do Brasil, o cabo-friense Victor Ribas e o cearense Fábio Silva, que ganhou a única edição encerrada nos adrenalizantes tubos do Abras.

 

Um total de 69 brasileiros já está inscrito e o maior contingente estrangeiro é formado por quinze surfistas dos Estados Unidos, sem contar os seis representantes do Hawaii. Os outros 25 competidores vêm da África do Sul (11 atletas), Austrália (5), Espanha (3), Inglaterra (2), Itália (1), França (1), Tahiti (1) e Peru (1).

 

O catarinense Neco Padaratz garantiu a vitória em 2003 com um show de tubos. Foto: Ricardo Macario.
“A expectativa é grande para mais um Hang Loose em Fernando de Noronha e todos os surfistas que eu tenho conversado estão muito excitados com as previsões de ondas para este ano”, disse Álfio Lagnado, diretor da Hang Loose, patrocinadora principal do evento que estreou em 86, em Florianópolis (SC).

 

“Este ano o período do campeonato vai cair na lua certa e as pessoas que entendem confirmam que as previsões são boas para a entrada de grandes ondulações na Ilha”, contou Álfio, que antes de aportar em Fernando de Noronha (PE) promoveu edições do evento em outras cinco praias: Joaquina (SC), Pitangueiras (SP), Baía de Maracaípe (PE), Gaibú (PE) e Maresias (SP).

 

As quatro primeiras edições foram realizadas na praia da Joaquina, com os australianos dominando o alto do pódio de 86 a 89 em Florianópolis (SC). Em 90, mudou-se para o Guarujá (SP) e logo em sua estréia, na praia das Pitangueiras, o paraibano Fábio Gouveia se consagrou como o primeiro brasileiro campeão da prova.

 

O segundo foi o paranaense Peterson Rosa, em 95, na despedida do litoral paulista. No ano seguinte, o campeonato foi transferido para Pernambuco e os surfistas nordestinos Fábio Silva (CE), Marcelo Nunes (RN) e Armando Daltro (BA) venceram três das quatro etapas realizadas entre 96 e 99 na Baía de Maracaípe, em Ipojuca (PE), e na praia de Gaibú, em Cabo do Santo Agostinho (PE).

 

O domínio brasileiro também marcou as duas edições disputadas em Maresias, São Sebastião (SP), com Peterson Rosa vencendo em 99 e Cristiano Spirro (BA) no ano 2000, quando estreou em Fernando de Noronha.

 

E a invencibilidade continua! O niteroiense Guilherme Herdy foi o melhor nos tubos da Cacimba do Padre na primeira edição do Hang Loose Pro Contest em Noronha. Em 2001, nas perigosas ondas do Abras o cearense Fábio Silva colocou seu nome pela segunda vez na Galeria dos Campeões.

 

O cabo-friense Victor Ribas achou os tubos para vencer a final de 2002 novamente na Cacimba do Padre, que também foi o palco de uma emocionante decisão no ano passado. A soberania verde-amarela na Ilha quase acabou, mas uma nota 10 num tubo espetacular garantiu a vitória do catarinense Neco Padaratz.

 

Com apresentação da Nova Schin, a 19a. edição do Hang Loose Pro Contest conta com o patrocínio da Hang Loose e Nova Schin, co-patrocínio da Reef, Arnette e da Têxtil Picasso, apoio das surf shops Bali, Overboard, Central Surf, Uluwatu, Surf Trip, Ophicina, Bleat, Styllos, Star Point e Hot Water, além do Governo do Estado de Pernambuco, Administração da Ilha de Fernando de Noronha, Gráfica Formag’s, Revista Fluir, Site Waves e Nivana Turismo.

 

Hang Loose Pro Contest – Galeria dos campeões

 

2003 – Fernando de Noronha – Neco Padaratz (Bra)
2002 – Fernando de Noronha (PE) – Victor Ribas (Bra)
2001 – Fernando de Noronha (PE) – Fábio Silva (Bra)
2000 – Fernando de Noronha – Guilherme Herdy (Bra)
2000 – Maresias (SP) – Crhistiano Spirro (Bra)
1999 – Baía de Maracaípe (PE) – Richard Lovett (Aus)
1999 – Praia de Maresias (SP) – Peterson Rosa (Bra)
1998 – Praia de Gaibú (PE) – Armando Daltro (Bra)
1997 – Baía de Maracaípe (PE)- Marcelo Nunes (Bra)
1996 – Baía de Maracaípe (PE) – Fábio Silva (Bra)
1995 – Pitangueiras (SP) – Peterson Rosa (Bra)
1994 – Pitangueiras (SP) – Matt Hoy (Aus)
1993 – Pitangueiras (SP) – Joey Jenkins (EUA)
1992 – Pitangueiras (SP) – Nicky Wood (Aus)
1991 – Pitangueiras (SP) – Nicky Wood (Aus)
1990 – Pitangueiras (SP) – Fábio Gouveia (Bra)
1989 – Praia da Joaquina (SC) – Glen Winton (Aus)
1988 – Praia da Joaquina (SC) – Tom Carroll (Aus)
1987 – Praia da Joaquina (SC) – Tom Carroll (Aus)
1986 – Praia da Joaquina (SC) – Dave Macaulay (Aus)