Fábio Silva, campeão de 2001, se deu bem no primeiro dia do Hang Loose Pro 2003. Foto: Ricardo Macario. |
Mas, apenas as oito baterias da fase inicial e as três primeiras da segunda rodada foram realizadas, pois a entrada de um forte vento nordeste prejudicou as condições do mar e os organizadores optaram por usar a janela de espera do evento.
Um total de 112 surfistas de dez países se inscreveu para disputar os US$ 75 mil em prêmios e 1.500 pontos no ranking mundial do World Qualifying Series (WQS) oferecidos neste que é o primeiro grande evento de surfe da temporada 2003.
No primeiro dia, apenas 41 entraram na competição e as principais estrelas só estréiam na terceira rodada, o que pode ocorrer nesta quarta-feira. A primeira chamada está marcada para às 8 horas, quando os organizadores analisam as condições para decidir pela continuação ou adiamento da prova.
“Começamos com as triagens dos surfistas locais aqui de Noronha quando o mar apresentava bons tubos”, explicou Álfio Lagnado, presidente da Hang Loose que também atua como diretor de prova do Hang Loose Pro Contest.
A Hang Loose procura fazer uma estrutura compatível com a natureza local. Foto: Ricardo Macario. |
Os maiores destaques do primeiro dia de triagens do Hang Loose Pro Contest 2003 foram o catarinense Fernando Moura e o carioca Stephan Figueiredo, que receberam a maior nota – 8,57 – em uma de suas ondas surfadas durante as baterias, além do cearense Fábio Silva, dono da segunda maior média.
Enquanto Moura continua na competição, o tuberider Figueiredo, que ainda detém o recorde de maior pontuação – 15,44 pontos de 20 possíveis – foi eliminado na segunda fase.
Quem também começou bem no Hng Loose Pro Contest 2003 e fracassou no segundo confronto foi o surfista mais conhecido de Fernando de Noronha, Caia de Souza.
“Estava há quase um ano sem surfar, porque estava construindo minha casinha. Minha expectativa era das melhores e fui bem na primeira fase, mas a segunda bateria foi casca-grossa e acabei ficando de fora”, lamentou Caia, que foi barrado por Renato Wanderley (SP) e Dunga Neto (CE) na última bateria disputada na terça-feira.
Os locais se deram bem nos tubos da Cacimba do Padre. Foto: Ricardo Macario. |
“Tem o Patrick Tamberg que tá arrebentando e também o Pablo Neruda, ambos com 16 anos, que só precisam de um bom patrocínio para poder mostrar o talento lá fora”.
Apesar de ter sido o segundo brasileiro mais bem colocado no ranking mundial do ASP World Championship Tour (WCT) de 2002, o catarinense Neco Padaratz não está na lista dos principais cabeças-de-chave que só estréiam na terceira rodada do Hang Loose Pro Contest e sim na fase anterior.
Isso porque não reservou a sua inscrição com 30 dias de antecedência, como manda as regras do Circuito Mundial. “Pedi para o meu irmão (Charles) reservar a inscrição quando eu ainda estava no Hawaii, mas ele esqueceu. Quando vi nem estava inscrito e mesmo assim vim para cá. Mas tudo bem, é só uma fase de diferença e ficar mais 20 minutos dentro d’água só com mais três caras dentro d’água neste lugar alucinante está valendo”, disse Neco.
A 18a edição do Hang Loose Pro Contest conta com o patrocínio da Hang Loose, Coca-Cola, Reef e Arnette, co-patrocínio da Picasso e das lojas Bali, Tent Beach, Star Point, Bleat, Overboard, Hot Water, Uluwatu, Surf X Press e Central Surf, tendo como apoiadores a Varig, o Governo do Estado de Pernambuco, a Administração da Ilha de Fernando de Noronha, além da Gráfica Formag’s, Eberle, Revista Fluir e site Waves.Terra – www.waves.terra.com.br.
Confira a galeria de fotos do evento no site oficial da competição no Waves.Terra.
Hang Loose Pro Contest 2003 – Relação dos cabeças-de-chave
01) Victor Ribas (RJ) e Eric Miyakawa (SP)
02) Yuri Sodré (RJ) e Tim Reyes (EUA)
03) Mikael Picon (FRA) e Joca Júnior (RN)
04) Danilo Costa (RN) e Danylo Grillo (SP)
05) Rodrigo Dornelles (RS) e Wilson Nora (BA)
06) Marcelo Nunes (RN) e Otávio Lima (PB)
07) James Santos (SC) e Odirlei Coutinho (SP)
08) Fábio Gouveia (PB) e Bruno Santos (RJ)
09) Guilherme Herdy (RJ) e Andreas Eduardo (SC)
10) Beto Fernandes (SP) e Paul Canning (AFR)
11) Crhis Ward (EUA) e Eric Miyakawa (SP)
12) Renan Rocha (SP) e Bernardo Pigmeu (PE)
13) Greg Emslie (AFR) e Leonardo Neves (RJ)
14) Eneko Acero (ESP) e David Weare (AFR)
15) Travis Logie (AFR) e Marcelo Trekinho (RJ)
16) Paulo Moura (PE) e Marcondes Rocha (AL)