Hang Loose realiza reflorestamento em Noronha

Hang Loose Pro Contest 2005, Fernando de Noronha (PE)

Hang Loose e Ibama mantêm viveiro de plantas nativas em Fernando de Noronha (PE). Foto: Ricardo Macario.
Mantendo seu pioneirismo, a Hang Loose promove uma ação que fincará ainda mais as raízes do surf na natureza.

Durante o Hang Loose Pro Contest 2006 serão convidados surfistas, jornalistas e personalidades para ajudar a reflorestar a ilha com espécimes locais.

Do viveiro desenvolvido em parceria com o Ibama sairão as mudas de plantas nativas para esta ação, que, além de melhorar a qualidade de vida da ilha serve para incentivar as pessoas a conservar e proteger a natureza de Fernando de Noronha.

 

A vegetação de Fernando de Noronha, em todas as suas formas, desempenha um papel fundamental para a manutenção do equilíbrio ecológico local, atenuando ventos, preservando os reservatórios hídricos (açudes), impedindo erosão, resfriando o clima, fornecendo alimento, além de servir como refúgio e área de nidificação para aves marinhas e terrestres.

 

Preocupada com o estado de conservação do arquipélago, a Hang Loose e o Ibama mantêm um viveiro de mudas de espécies vegetais nativas, com potencial de produção de 20 mil mudas por ano, destinadas ao reflorestamento das áreas degradadas.

 

Com o objetivo de contribuir com a reabilitação do ecossistema local e despertar a sensibilidade dos visitantes quanto à importância da conservação da biodiversidade natural, a Hang Loose, em parceria com o Ibama/FN e a Administração do Arquipélago promove o plantio de espécies vegetais nativas no açude dos Gatos, no açude Xaréu e no açude Ema (pontos estratégicos definidos pelo Plano de Manejo do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha).

 

Tais açudes constituem os principais reservatórios de água doce, recurso natural tipicamente escasso no arquipélago. Nesse sentido, o plantio de espécies nativas nas margens cria um importante mecanismo natural contra a ação das chuvas e dos ventos, impedindo o carreamento de sedimentos provenientes do solo exposto para o leito dos açudes. Contribui também com a preservação da umidade local e o equilíbrio climático.

 

Programação Extra (Sujeita a alterações)

 

2ª feira: 6/2 – 20h Auditório Tamar – Filme Fabio Fabuloso + palestra

tema: profissionalismo com Fabio Gouveia.

 

3ª feira: 7/2 – 20h – Lual de abertura

 

4ª feira: 8/2 – 20h – Auditório Tamar – Palestra de Sérgio Gadelha ? tema: julgamento

 

5ª feira: 9/2 – 17h30 – reflorestamento no açude – plantio de mudas nativas e 20:30 – jantar confraternização (falta confirmação do local)

Exit mobile version