Hardcore melódico do Pennywise

A pequena cidade de Hermosa Beach, sul da Califórnia, sempre foi um dos principais pontos de encontro da juventude radical norte-americana. Surfistas, skatistas e snowboarders levam, no embalo de muita sonzeira, uma vida de praia, sol e festas – segundo pesquisas, a cidadezinha é o maior centro de consumo de álcool per capita dos EUA. Também não é à toa: a cidade foi berço de extintas lendas do punk rock californiano como as bandas Circle Jerks e Black Flag, e hoje vangloria-se, com razão, do Pennywise, um dos principais expoentes do hardcore mundial.
O primeiro disco, “Word From Wise”, foi lançado em 89, um ano após a formação da banda. Neste primeiro registro já era possível verificar o potencial: som crú e pesado, repleto de influências metaleiras, as quais, com o passar do tempo, ficaram de lado.
Em 90, assinaram com a gravadora Epitaph – um dos principais selos punk americano -, o que resultou no lançamento de mais cinco álbuns, entre eles o mais recente, “Straight Ahead”, de 99.
Os dois primeiros álbuns, o excelente “Pennywise” (91), e o previsível “Unknown Road” (93), juntos venderam mais de 300 mil cópias, expandindo o sucesso além de Hermosa Beach. No entanto, só com o advento do maravilhoso “About Time” (95) o nome da banda alcançou prestígio internacional. Rebeldes, em 95 recusaram convite para participar do Lollapalooza devido aos preços altos cobrados pelos ingressos. Em 95, ainda na formação original – Jim nos vocais, Fletcher na guitarra, Byron na bateria e Jason no baixo – a banda sofre a sua maior perda: o baixista Jason Thirsk comete suicídio e o grupo fica temporariamente extinto.
Só em 97 a banda volta à ativa, com o álbum “Full Circle”, repleto de homenagens a Jason (entre elas uma nova versão do clássico “Bro Hym”, do álbum “Pennywise”).
O álbum vem mais pesado do que nunca, trazendo letras fortes e sinceras repletas de referências ao ocorrido. Na arte, uma frase do ex-presidente norte-americano Abraham Lincoln é ilustrada por uma foto de Jason: “A melhor parte da vida de alguém são as suas amizades”. Em 99, é lançado o ótimo “Straight Ahead”, que mesmo mais leve, mantém algumas características do trabalho anterior.

Para saber mais informações sobre o Pennywise,
visite o endereço endereço www.pennywisdom.com .

Exit mobile version