As havaianas dominaram o Mahalo Surf Eco Festival em Itacaré (BA) neste sábado. Em ondas de meio metro e séries pouco maiores, Tatiana Weston-Webb levou a melhor na decisão contra a conterrânea Alessa Quizon, embolsando US$ 7 mil pelo título na praia da Tiririca.
Clique aqui para ver as fotos
A finalíssima foi equilibrada e valia a sexta posição no ranking do WQS Feminino, que garante seis atletas no WCT 2015. Com 7.75 e 6.95 nas duas melhores ondas, contra 6.85 e 6.75 da adversária, Tati ficou com a vitória em Itacaré.
A campeã tem forte ligação com o Brasil. Ela nasceu em São Paulo e foi criada na ilha do Kauai, onde naturalizou-se norte-americana. Tati é filha da bodyboarder brasileira Tanira Guimarães e está namorando com Jessé Mendes, forte candidato a uma vaga no WCT em 2015.
“Já venci uma etapa de nível uma estrela do WQS em Pipeline quando eu tinha 14 anos, mas esta foi a minha primeira vitória num 4 estrelas. Garanti a minha classificação ao WCT e estou muito feliz agora”, conta a vencedora da etapa.
“Eu e Alessa somos muito amigas, estávamos batalhando pela sexta vaga, mas queríamos apenas surfar e nos divertir. No fim eu fiz notas melhores e estou feliz pela vitória”, continua a havaiana.
Ao falar sobre a expectativa para o WCT 2015, a atleta mostra muita disposição. “Espero que seja um ano incrível, mas o que posso dizer agora é que darei o meu melhor em cada evento”, finaliza Tati.
Também namorada de um brasileiro – Caio Ibelli -, a atleta Alessa Quizon não conseguiu ultrapassar a amiga no ranking do WQS e vai precisar de um bom resultado na última etapa do WCT, em Honolua Bay, para permanecer na elite mundial. Caso não consiga um bom resultado, ela ainda tem outra chance de seguir no Tour. Para isso, precisa torcer para que Coco Ho, Nikki Van Dijk ou Laura Enever se garanta pelo ranking do WCT e abra uma vaga no WQS.
As semifinais em Itacaré tiveram duas brasileiras. No primeiro duelo, Suelen Naraísa liderou a batalha por muito tempo, surfando bem, apesar de não pegar nenhuma onda que proporcionasse muitas manobras.
Sua adversária foi Alessa Quizon, que teve muita dificuldade para entrar em sintonia com as ondas, mas teve seu trabalho valorizado pelos juízes nos minutos finais ao arrancar 5.50, vencendo a disputa por 9.15 a 8.00.
Em seguida, Tati Weston-Webb largou muito bem no confronto contra Jacqueline Silva e foi ampliando a vantagem. Jacque caiu ao atacar o lip de uma direita que poderia ter colocado fogo na bateria. Com 6.75 e 6.40 no somatório, a havaiana tirou a experiente brasileira da prova.
Resultado do Mahalo Surf Eco Festival 2014
1 Tatiana Weston-Webb (Haw)
2 Alessa Quizon (Haw)
3 Suelen Naraísa (Bra)
3 Jacqueline Silva (Bra)
5 Maud Le Car (Fra)
5 Garazi Sanchez (Fra)
5 Silvana Lima (Bra)
5 Zoe McDugall (Haw)