Morar no Hawaii é o sonho de qualquer surfista brazuca. Mas o havaiano Mo Freitas, 14, fez o contrário e está no Brasil para uma temporada de treinos e competições.
Radicado no North Shore de Oahu, o garoto é filho de brasileiros, destaque nas competições locais e além de surfar muito de pranchinha, é especialista em SUP e um dos candidatos ao prêmio SUP Connect Awards 2011 na categoria Grom of The Year.
Seu principal desafio no Brasil é o Mormaii Ibiquarera Wave Contest 2011. O evento começa nesta sexta-feira em Imbituba, Santa Catarina (SC).
“Treino forte com Roberto Lopes e Vitor Marçal, outros brasileiros que praticam SUP no North Shore. Com incentivo deles, fiz a travessia de Molokai até Oahu (aproximadamente 50 quilômetros) e agora busco novas experiências”, comenta o atleta da equipe Natural Art, que treina atualmente com Alessandro Matero Amendoin, com Diniz Iozzi Pardhal e com a família Salazar em Santos (SP).
Embora curta, a carreira de Mo já conta com algumas conquistas: venceu a categoria Sub-18 da Battle of the Paddle 2011, a corrida de 12 quilômetros de Sunset até Haleiwa em sua categoria e acaba de ser vice-campeão brasileiro de SUP Race no Lago Paranoá, Brasília (DF).
Apesar de destacar-se no SUP, Mo gosta mesmo é da pranchinha e tem o Backdoor como pico preferido. Para o campeonato em Santa Catarina, a expectativa é a melhor possível. “Estou treinando para vencer”, anuncia.