A cultura polinésia é cercada de tradições e rituais, e está presente em vários povos que descendem dela, como os havaianos, taitianos (Tahiti) e maoris (nativos da Nova Zelândia). No Hawaii, em especial, existem muitas tradições que são praticadas e respeitadas até hoje.
Algumas delas ainda continuam vivas no antigo cemitério dos ancestrais havaianos, o Pu?u O Mahuka Heiau, no North Shore de Oahu, um ótimo lugar para visitar nos dias sem ondas. O cemitério era um antigo templo dedicado aos deuses havaianos, onde aconteciam rituais de guerra e oferendas.
Por isso, era considerado um local sagrado, onde o povo buscava poder oferecido pelos deuses. Até hoje o lugar é sagrado para o povo nativo e muito respeitado. Por isso, em 65 foi transformado em Monumento Histórico pelo governo dos EUA.
O templo foi construído com pedras vulcânicas em cima do morro do Waimea Valley, em Pupukea, e possui uma vista alucinante para o vale e toda a área de Waimea, além do outro lado do North Shore, até a ponta de Keiki, um pouco antes de Log Cabins e Off The Wall.
Pela tradição, existe um ritual em que os visitantes devem enrolar uma pedra vulcânica em uma folha nativa, colocar entre as pedras que cercam o cemitério e fazer um pedido.
Porém, nenhuma pedra vulcânica pode ser retirada ou removida do local, e quem o fizer pode sofrer conseqüências que vão desde azar até doenças desconhecidas, que somente desaparecem quando a pessoa devolve a pedra ao lugar, segundo os antigos havaianos.