Heitor voa baixo nas valinhas

0

Com um surf extremamente veloz, cearense Heitor Alves foi o destaque da quinta-feira na praia da Ferrugem. Foto: Caio Guedes / Jornal Solto.
A quinta-feira amanheceu novamente com muito sol, céu azul e surpreendentes ondas de meio metro e formação razoável na praia da Ferrugem para as disputas da segunda fase do masculino e feminino na etapa de abertura do SuperSurf em Garopaba (SC).

 

Considerado um adversário dificílimo nestas condições de mar, o cearense Heitor Alves confirmou o favoritismo contra o paulista Alexandre Costinha e obteve a melhor somatória do dia (e segunda maior da prova) na 13ª bateria, 17.57 contra 14.70 pontos.

 

O ponto alto da disputa foi a nota 9.57 de Alves, a maior da competição até o momento.

 

?Foi uma boa disputa com o Costinha. Nós dois

Alexandre Almeida protagonizou um dos momentos mais inusitados ao chegar com 15 minutos de atraso e vencer a bateria contra Raphael Becker. Foto: Marcelo Falavigna / Auckland.
estávamos preocupados apenas em surfar, sem impregnar, e fico feliz de ter saído com a vitória?, disse o cearense de 23 anos.

 

?Alternamos a primeira colocação algumas vezes e tive sorte de pegar uma ótima onda da série. Ele tinha a prioridade e foi na primeira, então fui na segunda, que era ainda melhor, apliquei uma boa combinação de manobras de backside e consegui a nota 9.57.?, comenta.

 

Atrás dele com a segunda melhor soma do dia veio o catarinense Jean da Silva, que superou o conterrâneo de Heitor Lucinho Lima na segunda bateria do dia pelo placar de 16.94 contra 11.50 pontos.

 

O Ceará voltou a vencer com Claudemir Lima, que teve um ótimo desempenho contra o potiguar Fabrício Junior na 14ª disputa. Sintonizado com as ondas da Ferrugem, Bibi, como é chamado, fez 16.33 pontos e avançou mais uma rodada.

 

Um fato inusitado ocorreu na nona bateria, entre o tricampeão carioca Alexandre Almeida e o campeão catarinense de 2004 Raphael Becker. Dadazinho, como é conhecido Almeida, se atrasou e deixou Becker sozinho no outside durante os 15 minutos iniciais.

 

Chegou correndo na praia depois de ter sido chamado pelo amigo Costinha e ainda perdeu segundos preciosos trocando a camisa de competição. Com menos da metade do tempo e em condições bastante difíceis, ele fez o que parecia impossível.

 

Pegou apenas três ondas, sendo que em duas marcou notas 6.67 e 7 para superar o adversário, que somou 4.33 e 4.13.

 

?Eu estava na pousada, assistindo desenho animado na televisão, bem relaxado quando chega o Costinha desesperado, dizendo que minha bateria estava na água. Não sei porque achei que competiria só na próxima fase?, disse Dadazinho esbanjando simpatia e bom-humor.

 

Na sexta-feira, dependendo das condições do mar, acontece a estréia dos cabeças-de-chave da prova, que terá um desfile de campeões brasileiros e vários confrontos de gerações em Garopaba.

 

Um deles será na segunda bateria da terceira fase, entre o veterano baiano Jojó de Olivença, de 38 anos, e o cearense e campeão mundial Junior em 2004 Pablo Paulino, 18 anos, que venceu na sua estréia nesta quinta eliminando o maranhense Álvaro Bacana.

 

?Vim preparado para vencer esse campeonato. Quero começar bem, pois um dos meus objetivos para este ano é ser campeão brasileiro. No ano passado só corri três etapas e neste ano vou correr todas para brigar pelo título?, prometeu.

 

A segunda fase do feminino também foi disputada nesta quinta-feira e teve duelos acirrados. A catarinense Juliana Quint novamente foi um dos destaques e venceu a primeira bateria com 15.33 pontos, com a potiguar Alcione Silva classificada em segundo lugar.

 

Clique aqui para ver o vídeo da quarta-feira na praia da Ferrugem