Helington Loureiro vibra com a vitória no brasileirão. Foto: abbctour. |
Foi realizada nos dias 16, 17 e 18 de janeiro a primeira etapa do Circuito Brasileiro de Bodyboarding 2004. Esse é o quinto ano consecutivo que a prefeitura de Campos organiza, junto com a Confederação, uma etapa do brasileiro.
O evento contou com a presença de atletas de todo Brasil, porém, alguns nomes de peso como Uri Valadão, Roberto Bruno, Marcos Lima, Luis Gustavo, entre outros, não puderam estar presentes.
A etapa não valeu pontos para o ranking 2003 e com isso foram definidos os campeões brasileiros da temporada passada: Uri Valadão (BA) venceu na Pro Masculino; Neymara Carvalho (ES) na Feminino; Bruno Invyk (RJ) na Amador; Naara Carolyne (ES) na Feminino Amador e Vinicius de Souza (ES) na Mirim.
O público de Campos prestigiou em peso o evento. Foto: abbctour. |
Na categoria Mirim, a dupla dinâmica de São Conrado mais uma vez fez bonito e dominou as primeiras colocações. Ricardo Ramos conseguiu o bicampeonato da categoria em Campos.
Jéssica Becker dominou as ações nas categorias femininas do campeonato. Muitos já conheciam o feito de Jéssica, que venceu oito de 10 etapas do circuito carioca Amador em 2003, mas poucos tinham visto ela em ação.
Na semifinal, a atleta obteve o até então único 10 unânime, em um rollo para a direita que levou a praia ao delírio. Jéssica faturou a categoria Amador Feminino, com Naara Carolyne, a nova campeã brasileira de bodyboard, na segunda colocação.
Jéssica Becker e Neymara Carvalho, talento e experiência lado a lado. Foto: abbctour. |
Jéssica Becker só não roubou a cena entre as profissionais porque na final encarou a campeã mundial Neymara Carvalho. Jéssica conseguiu o feito de ser a mais nova atleta amadora a fazer uma final entre as profissionais, com apenas 15 anos.
Neymara mostrou um surf forte, digno de campeã mundial, com direito a um ARS alucinante na final. Conquistou merecidamente o titulo da etapa e a liderança do ranking brasileiro 2004. Na terceira colocação, Gabriela Hoffman, que foi seguida de perto pela também capixaba e ainda amadora Naara Carolyne.
Entre os profissionais, o que posso dizer é que os capixabas dominaram todo o campeonato. Dos oito atletas nas semifinais, seis eram capixabas, um carioca e um do Ceará. Isso é reflexo da boa fase que o esporte vem atravessando no Espírito Santo e o ótimo trabalho realizado nas divisões de base pelas escolinhas. Em especial a escolinha do Gordinho, que mais uma vez colocou um atleta no lugar mais alto do pódio.
Chocô e Virley foram campeão e vice na Mirim. Foto: abbctour. |
Hellinton obteve na final, a segunda nota dez do campeonato, ao mandar um ARS absurdo em sua bateria. Seu somatório foi de 19 pontos, em um total de 20. Logo atrás, somando 18 pontos, chegou o também capixaba Lucas Nogueira. Lucas arrebentou em todo o campeonato e na final deu um show de ARS e backflips. Mas o dia realmente era do ?amarelinho?. Em terceiro ficou Leonardo Kale (ES), seguido por Bruno Invyk, atleta local de Campos.
Jéssica Becker, Bruno Invik e Neymara Carvalho. Foto: abbctour. |
A próxima etapa do brasileiro será em Rio das Ostras, nos dias 4, 5, 6 e 7 de março. A etapa também contará pontos para o WQT – World Qualifying Tour 2004 – divisão de acesso ao Super Tour.
Resultados:
Mirim
1 Ricardo Ramos (RJ)
2 Virley Rodrigues (RJ)
Amador Feminino
1 Jéssica Becker (RJ)
2 Naara Carolyne (ES)
3 Janaina Oliveira (RN)
4 Roberta Pinheiro (RJ)
Amador Masculino
1 Bruno Invyk (RJ)
2 Joaquim Carvalho (RJ)
3 Erisberto Abrantes (ES)
4 Jonathan Valério (PR)
Profissional Feminino
1 Neymara Carvalho (ES)
2 Jessica Becker (RJ)
3 Gabriela Hoffman (ES)
4 Naara Carolyne (ES)
Profissional Masculino
1 Hellinton Loureiro (ES)
2 Lucas Nogueira (ES)
3 Leonardo Kale (ES)
4 Bruno Invyk (RJ)