O cenário estava preparado e o desfecho do Circuito Carioca de Bodyboarding não poderia ter ocorrido de melhor forma. Com uma das ondas mais perfeitas do Rio de Janeiro quebrando com 2 metros e séries maiores, São Conrado brindou Helliton Loureiro e Jéssica Becker como grandes campeões da temporada 2013. Além disso, Nicholas Bastos e a capixaba Chris Kale deram show e saíram como vencedores da última etapa do ano.
Com a liderança do ranking na mão até a última etapa, o capixaba Helliton Loureiro comemorou o título carioca no sábado, após avançar para o domingo decisivo e ver seu principais concorrentes serem eliminados na disputa.
Na decisão, o atleta de Vila Velha tinha a chance de terminar o ano com o título da etapa, mas foi superado pelo carioca Nicholas Bastos, que em uma atuação impecável faturou a etapa e de quebra o vice-campeonato do Circuito. Na decisão, o título ficou com Nicholas, seguido de Lucas Nogueira (ES), do campeão do circuito Helliton (ES) e de Magno Passos (ES).
“O Rio de Janeiro sempre foi um lugar de excelentes atletas, é um celeiro do esporte e essa vitória foi muito importante. As melhores ondas do país estão no Rio e a sensação de vencer o carioca depois do estadual me deixa com o sentimento de missão realizada. Agora é descansar e focar em Pipeline no começo da próxima temporada”, ressaltou Helliton, que além do título carioca e estadual do Rio venceu ainda a etapa de Copacabana do Circuito Mundial em 2013.
O atleta treina no Instittuto Viva Vida e tem os patrocínios da Kamona e Reality Bodyboard, além do apoio da ISFIns, Top Burguer e do Governo do Estado do Espírito Santo.
Entre as mulheres, mais um título para a macaense Jéssica Becker. Campeã Brasileira, Estadual do Rio de Janeiro e agora carioca, a atleta encerra o ano fechando a trinca. Além disso, assim como Helliton, Jéssica foi a grande vencedora da etapa de Copacabana do Circuito Mundial, comemorando um feito memorável no estado do Rio de Janeiro em 2013.
Além de Jéssica, quem teve muita para comemorar foi a capixaba Chris Kale. Retornando com força aos eventos na segunda metade deste ano, a atleta superou as dificeis condições de São Conrado e levantou o caneco. Na decisão, Chris superou a carioca Rafaela Alves (vice-campeã da etapa e do circuito), Neymara Carvalho (ES) e Paola Simão (RJ).
Na categoria Open, dois atletas soltaram o grito de campeão da garganta. Competindo em casa, David Barbosa mostrou que o conhecimento da onda podia fazer toda diferença em condições extremas e levantou a taça de campeão da etapa. Já Adejaldo Silva foi o grande campeão do Circuito Carioca 2013.
Fechando as disputas do Circuito Carioca de Bodyboard em 2013, o carioca Kayque Thomas e a rioostrense Yumi Vasconcellos comemoraram o título na temporada 2013. Kayque foi o grande campeão na categoria Sub 16, enquanto Yumi, após ser campeã brasileira, levantou o título carioca na Open.
Nesta última etapa do Circuito Carioca não houve campeões nas duas categorias, pois a organização do evento decidiu por dividir a pontuação e não colocar os atletas na água, uma vez que as condições estavam muito extremas e não seria prudente colocar em risco a integridade física dos competidores.
O Circuito Carioca 2013 conta com o patrocínio Secretaria Municipal de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro e do Governo do Estado do Rio de Janeiro. O apoio é da Kpaloa, Void Rider e WQSurf e a realização é da Federação de Bodyboarding do Rio de Janeiro.
Resultados da quarta etapa
Profissional Masculino
1 Nicholas Bastos (RJ)
2 Lucas Nogueira (ES)
3 Helliton Loureiro (ES)
4 Magno Passos (ES)
Profissional Feminino
1 Chris Kale (ES)
2 Rafaela Alves (RJ)
3 Neymara Carvalho (ES)
4 Paola Simão (RJ)
Open Masculino
1 David Barbosa (RJ)
2 Gabriel Popó (RJ)
3 Everton de Souza (RJ)
4 Igor Santana (RJ)
Campeões do Circuito Carioca 2013
Profissional Masculino
1 Helliton Loureiro (ES)
Profissional Feminino
1 Jéssica Becker (RJ)
Open Masculino
1 Adejaldo Silva (RJ)
Open Feminino
1 Yumi Vasconcellos (RJ)
Sub 16 Masculino
1 Kayque Thomas (RJ)