O ISA World Surfing Games marca a primeira competição da International Surfing Association (ISA) depois da inclusão do surfe na Olimpíada.
O evento começa neste domingo, na praia de Jacó, Costa Rica, com a primeira fase da categoria Open masculina, às 11 horas (horário de Brasília).
Devido à falta de recursos para montar uma equipe competitiva, a Confederação Brasileira de Surf (CBS) desistiu de participar do evento.
O Brasil até terá alguns surfistas participando da competição, mas atualmente eles representam Portugal – Eduardo Fernandes e os irmãos Pedro e Carol Henrique.
Sedentos por mais um título, desta vez em casa, os costa-riquenhos chegam reforçados por nomes como o atual campeão Noe Mar McGonagle e Carlos Muñoz, além de Leilani McGonagle, irmã de Noe Mar e medalha de prata na edição anterior do ISA Games, em Popoyo, Nicarágua.
Outras atrações do evento são os ex-top da elite mundial Brett Simpson, representando os Estados Unidos, o japonês Masatoshi Ohno, os franceses Marc Lacomare e Dimitri Ouvré, os peruanos Miguel Tudela e Lucca Messinas, o japonês Hiroto Arai, os argentinos Santiago Muniz e Leandro Usuña e o neozelandês Billy Stairmand. Enquanto a prova não começa, veja dois vídeos do freesurf em Jacó.