Há oito anos, a Maresia “invadia” o litoral paulista literalmente com o patrocínio ao mais tradicional circuito estadual de surf do País. Surgia o Maresia Paulista de Surf Profissional, que se firmou como um dos principais eventos no Brasil e com o objetivo fortalecer a marca cearense no principal mercado consumidor.
“A repercussão é muito positiva e, com certeza, gera negócios à marca. Por isso, estamos no oitavo ano de patrocínio. O Circuito Paulista tem uma história fantástica. Revelou e continua revelando vários talentos e sempre foi muito bem organizado. Desde o seu início o campeonato contribuiu e muito na formação dos atletas do Estado e temos inúmeros exemplos”, afirma o gerente comercial da marca em São Paulo, Paulo Hutter.
Ele destaca que a Maresia, em seus 28 anos de história sempre teve a tradição de patrocinar grandes eventos, sobretudo no surf, com a filosofia de apoiar e fortalecer o segmento. Entre os exemplos está o ISA World Surfing Games, em 2000, no litoral pernambucano. “E mais recentemente, três etapas Prime do WQS em Santa Catarina, reunindo atletas de todas as partes do Mundo. Quando surgiu a oportunidade do Paulista, investimos. Quem não quer patrocinar o Circuito Paulista de Surf Profissional”, indaga.
“Os empresários, sejam fornecedores, lojistas, que vivem do surf, devem entender que se o nosso esporte não estiver em alta, em breve o nosso mercado pode estar em baixa. Por este motivo, nunca paramos de investir nos eventos e pode ter certeza que são ótimos resultados obtidos”, argumenta Paulinho.
Ele realça uma particularidade no Circuito Paulista, indo de encontro ao propósito da iniciativa da Maresia. “Temos apoios importantes das redes de lojas Overboard e Tent Beach, que são concorrentes no mesmo mercado, mas a maturidade de ambas fez com que surgisse esta união em prol do circuito. Em outro estado será muito difícil reunir redes de peso como estas, que juntas possuem mais de 60 pontos de venda”, revela o executivo da Maresia, lembrando também as parcerias da Nias Tour e da Wave Star.
Hoje a Maresia tem mais de seis mil pontos de vendas espalhados pelo território nacional e tem no Estado de São Paulo uma de suas grandes estratégias de crescimento. Coincidentemente, Paulinho também está na marca há oito anos. “Cuido das vendas, mas no caso do Circuito Paulista, faço questão de estar à frente deste evento, que para mim, foi um presente do Adriano e do Maninho, proprietários da marca”, comenta.
Aos 51 anos e idade, Paulo Hutter começou no surf aos 14, com o amigo Alvaro Aoas. “Passávamos nossas férias na Praia de Pitangueiras, em Guarujá, no final da década de 70, início dos anos 80. Nossos amigos de surf e futebol eram o Sidão, que naquela época estava iniciando a OP, o Fico, o Beto Wave Rider, o Álfio Lagnado, da Hang Loose. Aos 20 anos de idade, eu e o Álvaro abrimos nossa primeira surf shop, para vender produtos que os nossos amigos produziam”, recorda.
A loja se chamava Cairê e ficava na Rua Benjamin Constant, no Centro de São Paulo. Logo em seguida, abri outra loja, a Kakoa. “Chegamos a ter cinco lojas, duas franquias em Salvador. Em 1986 realizei o meu primeiro campeonato, na Praia do Tombo, em Guarujá, patrocinado pela Cairê e Kakoa. Foi um sucesso e o vencedor foi o Deri (Mestre Canhão). Daí para frente comecei a me envolver mais nos campeonatos”, conta.
“Desde então, me vejo relacionado, de alguma maneira com o surf paulista. Vi atletas como Tinguinha Lima, Picuruta Salazar, Jojó de Olivença, os irmãos do Tombo, Neno, Paulinho e Amaro, Kias de Souza e vários outros começarem as suas carreiras vitoriosas. Até hoje são meus amigos e tive o privilégio de surfar com eles”, ressalta.
Com a Maresia, Paulinho Hutter também viu vários talentos passando pelo Circuito. Nomes, inclusive, que hoje figuram no Circuito Mundial WCT, como Gabriel Medina, Adriano de Souza, Filipe Toledo, Miguel Pupo e Alejo Muniz, além de outros que devem chegar à elite, como Wiggolly Dantas e Jessé Mendes. “Estou muito realizado, trabalho em uma empresa sólida, moderna, que possui profissionais de alto nível, cresce ano a ano e tem o surf e os esportes radicais correndo em suas veias”, completa.
Final Em sua 31ª edição, a oitava com o patrocínio da Maresia, o Circuito terá a final nos próximos dias 18 e 19, na Praia de Itamambuca, em Ubatuba. Mais de 30 surfistas chegam à etapa com chances de levantar o caneco. Além de definir o título estadual, a etapa vale 1.500 pontos para o ranking brasileiro.
Serão R$ 30 mil em premiação, sendo R$ 8 mil ao vencedor. Além disso, há a Overboard Expression Session, garantindo R$ 1 mil ao autor da manobra mais radical. Já o campeão paulista ganhará uma moto ok, oferecida pela Tent Beach, enquanto que o campeão do Circuito, independente do estado de origem, leva uma passagem para o Havaí, e o vice, viajará para o Peru, na parceria coma Nias Tour. O público também é premiado com o sorteio de duas pranchas Wave Star, do shaper Eduardo Reco.
As inscrições seguem abertas e liberadas para surfistas profissionais de todo o País. Devem ser garantidas pelo e-mail inscricao@fpsurf.com.br, sendo pagas em dinheiro no dia e local do evento. A taxa é de R$ 180,00 para atletas de São Paulo e R$ 170,00 para competidores de outros estados. Todos os detalhes estão disponíveis no site www.fpsurf.com.br.
O Maresia Paulista de Surf Profissional 2014 tem o patrocínio da Maresia, em parceria com as redes de lojas Overboard e Tent Beach, a agência de viagens Nias Tour e a marca de pranchas Wave Star. A realização é da Federação Paulista de Surf, com apoios do Governo do Estado de São Paulo/Secretaria da Juventude Esporte e Lazer, prefeituras de Guarujá, São Sebastião e Ubatuba, associações de Surf de Guarujá, de Surf de São Sebastião e Ubatuba de Surf, com divulgação da revista Fluir e portal Waves.