O paulista Hizunomê Bettero conseguiu classificação às quartas-de-final do SuperSurf Internacional 2011 depois de eliminar o top da elite Raoni Monteiro com uma grande atuação neste domingo na praia da Vila, Imbituba (SC).
Em ondas de até 2 metros, o atleta saiu da segunda colocação nos minutos finais com nota 9.17 em uma sequência de batidas e rasgadas muito bem trabalhadas de frontside até a beira da praia.
Raoni Monteiro, que liderou a bateria durante a maior parte do tempo, pouco pode fazer precisando de nota 8.14 a poucos minutos do fim e o placar final acabou em 15.20 a 13.57 para Hizunomê.
“A onda está com um pouco de bump, então troquei minha prancha na última hora. Hoje caí de manhã com uma 5’9” e não consegui completar nenhuma manobra”, conta Hizunomê.
“Peguei uma 6’0”, um pouco mais grossa e estável, e graças a Deus foi suficiente para vencer o Raoni, que é um amigo e grande surfista”, completa o surfista, que teve o apoio da família nas areias da Vila.
“A presença da minha esposa e do meu filho me deram uma força extra. Eles chegaram em cima da minha bateria, meu amigo que teve que buscar eles no aeroporto. Graças a Deus eu avancei e eles puderam acompanhar a virada da areia”, comemora o ubatubense.
No outro duelo brasileiro da quinta fase, entre os paulistas Gabriel Medina e Miguel Pupo, quem levou a melhor foi Medina, que conseguiu superar o high score de Hizunomê e também garantiu classificação para às quartas-de-final do SuperSurf Internacional.
Em uma bateria movimentada, Gabriel arrancou nota 9.50 dos juízes com uma batida e uma sequência de rasgadas em uma longa esquerda. Miguel Pupo não deixou barato e respondeu com nota 6.27 em uma paulada na onda da Vila. Mas Gabriel marcou de perto e não deixou o adversário somar os 8.41 que precisava para virar o placar.
“Foi uma bateria difícil, mas me senti em casa. Como a gente surfa junto todo dia acho que alivia um pouco a pressão. Surfei como estivesse em um free surf e consegui achar aquele 9.50 para avançar. Estou amarradão”, conta Medina.
O SuperSurf Internacional 2011 é válido como etapa Prime da divisão de acesso para o World Tour. O evento distribui 6.500 pontos para o vencedor no ranking unificado da ASP, além de US$ 250 mil de premiação total, sendo US$ 40 mil para o campeão da disputa na praia da Vila.
Clique aqui para ver o evento ao vivo.
Quinta fase do SuperSurf Internacional 2011
1 Hizunomê Bettero (Bra) 15.20 x 13.57 Raoni Monteiro (Bra)
2 Mason Ho (Haw) 14.53 x 13.00 Ricardo Santos (Bra)
3 Gabriel Medina (Bra) 14.67 x 11.50 Miguel Pupo (Bra)
4 Dylan Graves (Pri) 13.83 x 10.80 Royden Bryson (Afr)
Atletas já classificados para as quartas-de-final
1 Tom Whitaker (Aus) x Hizunomê Bettero (Bra)
2 Gabe Kling (EUA) x Mason Ho (Haw)
3 Damien Hobgood (EUA) x Gabriel Medina (Bra)
4 Richard Christie (Nzl) x Dylan Graves (Pri)