Dunkelvolk Ubatuba Pro

Hizunomê ataca na Vermelha

0

Hizunomê Bettero decola sem as mãos e avança às quartas-de-final. Foto: Renato Boulos.

Marco Aurélio garante título Open da temporada. Foto: Renato Boulos.

Revelação dos pranchões, Augusto Olinto vence o ubatubense na Long Open. Foto: Renato Boulos.

A terceira e última etapa do Dunkelvolk Ubatuba Pro Surf 2009 começou nesta sexta-feira (11/12) em ondas com cerca de 1 metro e formação irregular na praia Vermelha do Centro, Ubatuba (SP).

 

Clique aqui para ver as fotos

 

Foram definidas as quartas-de-final da categoria Profissional Masculino, que premia o campeão com uma passagem para o Peru.

 

Hizunomê Bettero, Costinha, Wiggolly Dantas e Isaias Silva avançaram e juntam-se aos cabeças-de-chave David Silva, Matheus Toledo, Saulo Júnior e Edgley Santos.

 

Destaque para Hizunomê, que andou na frente o dia todo e avançou às quartas em uma bateria apertada contra Costinha (2º), Odirlei Coutinho (3º) e Emerson Santos (4º).

 

Ao contrário dos rivais, Bettero posicionou-se à esquerda do palanque, onde conseguiu achar boas ondas. Costinha e Odirlei fizeram um duelo acirrado pela segunda e última vaga da bateria.

 

Odirlei esteve bem perto de avançar, mas no último minuto Costinha pegou uma boa direita e abusou das batidas para desbancar o atual líder do Brasil Tour.

 

“Aqui em Ubatuba é muito difícil. Tem atleta do WQS, do SuperSurf, isso sem falar na nova geração. Por isso cada vitória tem que ser muito suada”, comemora Costinha.

 

Já Hizunomê, que não disputou a segunda etapa, festeja sua volta ao ubatubense. “O circuito municipal foi onde iniciei minha carreira, me sinto muito bem aqui. Acho importante aproveitar que estou em casa e valorizar o evento, até porque o nível aqui é bem alto”, diz Hizunomê.

 

Na outra chave, o experiente atleta Isaias Silva ficou com o primeiro lugar. A segunda vaga ficou com Wiggolly Dantas, o Guigui, que acaba de retornar da perna havaiana do WQS. Diego Santos (3º) e Marco Aurélio (4º) não se classificaram.

 

A partir das quartas-de-final, as baterias na categoria Profissional acontecem no formato homem-a-homem.  

 

Na categoria Open, o título já está definido. Marco Aurélio, mesmo eliminado nas quartas-de-final, garantiu por antecipação a vitória no circuito. “É alucinante. Meu primeiro título no ubatubense e estou muito feliz. Ano que vem é meu primeiro ano como profissional e já dei um passo importante”, diz Marco.

 

Filipe Toledo, Gabriel Adisaka, Geovane Ferreira e Pedro Aguiar avançaram e disputam a final da categoria no domingo (13).

 

Nas semifinais da categoria Master, a chuva veio forte e o mar ficou muito mexido. Dentro da água não houve surpresas. Alexandre Moliterno, Ricardo Toledo, Isaias Silva e Jefferson Sobrinho, os quatro primeiros colocados do ranking, venceram e fazem a final também no domingo.

 

“O mar está muito difícil. Quem consegue achar duas boas ondas vence, é loteria. Consegui avançar e agora é esperar pela decisão”, diz Moliterno, o líder do ranking.

 

Nos pranchões, foram definidas as finais nas categorias Master e Open. Augusto Olinto, na Long Open, e Ricardo Toledo, na Long Master, avançaram às finais e garantiram por antecipação os títulos de campeões ubatubenses de 2009.

 

Olinto, 18, vencedor das duas primeiras etapas, abusou dos helicópteros, manobra só apresentada por ele em Ubatuba. “Todo mundo sabe que a carreira de longboarder no Brasil não é fácil, mas eu treino muito e quero me dar bem. Ganhar o ubatubense é um grande passo para entrar com tudo como Profissional, já que este é meu último ano de Júnior”, diz Olinto.

 

Gustavo Araújo, Fábio Tavares e Ricardo Toledo também avançaram e completam a final da categoria Long Open.

 

Na Long Master, o bicampeão brasileiro profissional Ricardo Toledo era só festa. “Foi uma supresa boa saber que já garanti o título do circuito. Ainda disputo o título na Master (pranchinha), é mais uma maratona. Vou tentar fechar o circuito com chave de ouro, mas não vai ser fácil”, afirma Toledo.

 

Juntam-se a Toledo na final da categoria Long Master os surfistas Alexandre Miranda, Tremembé e Juba.

 

As categorias Iniciantes, Mirim, Júnior, Estreantes, Grand Master, Feminino Pro / Am, Petit e Feminino Iniciantes caem na água neste sábado (12). A Long Veteranos só estreia no domingo.