#O ubatubense Hizunomê Bettero já foi considerado o ?Rei de Itanhaém?, depois de vencer três anos seguidos o Circuito Paulista Hang Loose Júnior e Mirim, na praia dos Pescadores.
No ano passado, ele perdeu a majestade, por muito pouco, ficando em terceiro lugar na disputa da categoria Mirim (até 16 anos).
Agora, o ubatubense quer recuperar a ?coroa? com vitória na segunda etapa do ranking em Itanhaém. A competição será realizada neste final de semana (18 e 19/05) e vai reunir mais de 100 competidores de todo o litoral paulista e até de outros estados.
Aos 16 anos, Hizunomê, um dos destaques da nova geração brasileira, é um dos favoritos ao título estadual.
Na etapa da praia dos Pescadores, ele já surfou em quatro etapas. No primeiro ano venceu na categoria Grommets (até 12 anos). Depois, teve duas conquistas na Iniciantes (limite de 14).
Nesta temporada, como ocorreu nos últimos quatro anos, seus dois grandes adversários são os guarujaenses Adriano Mineirinho e Heitor Pereira.
Os três sempre estão se confrontando e cada um já levou a melhor em alguma ocasião. Heitor levou em 98, na Grommets e no ano passado na Mirim. Mineirinho foi o melhor na Iniciantes em 99 e 2001 e na Grommets em 99.
Já o surfista de Ubatuba ganhou a Iniciantes em 2000. Na temporada passada, na corrida pelo título Mirim, Heitor foi o vencedor, Hizunomê ficou com o vice e Mineirinho terminou em terceiro lugar.
Na etapa de abertura, no Guarujá, não foi diferente e novamente os três estiveram na decisão. Mineirinho venceu, Heitor foi o segundo colocado e Hizunomê veio na sequência.
?Sempre me dou bem em Itanhaém e espero vencer para continuar na briga pelo título paulista?, afirma Hizunomê, que também está na disputa direta na categoria acima, a Júnior (no máximo 18 anos), onde ficou com a quarta colocação na fase inicial.
Filho de hippies, ele tem um nome diferente. A origem está na religião messiânica, adotada por sua família, e significa ?A cruz equilibrada, espírito e matéria?.
A família hoje está totalmente ligada ao surf e outros três irmãos também competem. No Hang Loose, o caçula, Tamae, estará disputando a categoria Grommets. Além deles, as meninas Jahia e Nioray já se destacam em competições oficiais.
?Todos nós temos nomes com mensagens. O do Tamae significa “Multiplicai a felicidade das almas?, conta Hizunomê, que junto com seus irmãos foi revelado e treina na Escolinha Municipal de Surf de Ubatuba, sob orientação do experiente Alberto Jacob, um ex-juiz de campeonatos internacionais.
?Todos eles são excelentes competidores e têm muito potencial. Além disso, contam com o apoio dos pais?, diz o técnico.
A competição começa às 8 horas nos dois dias e a previsão é que as finais sejam disputadas a partir 11:30 horas no domingo.
Para obter mais informações (0xx13) 3227.1933 ou visite o site www.fpsurf.com.br.