ISA World Games

Homenagem a Curren

0
755x480

Tom Curren (à dir.) e o presidente da Federação Francesa de Surfe, Jean-Luc Arassus. Foto: Surfing France.

 

Faltando quase dois meses para o ISA World Surfing Games em Biarritz, França, a International Surfing Association e a Federação Francesa de Surfe anunciaram que o lendário norte-americano Tom Curren será o patrono desta edição histórica do evento.

Curren, que por muitos anos viveu em Biarritz, estará presente para assistir aos melhores atletas da nova geração mundial, entre 20 e 28 de maio, em Grande Plage, mesma praia em que o norte-americano foi coroado o primeiro campeão Junior da ISA, em 1980.

Tom Curren foi o único atleta a ser coroado campeão mundial nas categorias Junior, Open e Master. O legend levou a medalha de ouro na categoria Junior, em 1980, na França, faturou a Open em 1982, na Austrália, e a Master em 2011, em El Salvador.

“Fique muito honrado em receber o convite para o patrono do ISA Games. Passei muito tempo em Biarritz, então isso significa muito para mim. Tenho muitas lembranças da França, o que me motiva a voltar”, conta o norte-americano.

“Cheguei pela primeira vez em 1980, para o Mundial da ISA. Foi a primeira vez que viajei para o exterior e acabei vencendo a Junior e ficando em terceiro na Open. Essa primeira viagem me deu uma grande impressão”, continua o legend.

“Acho que surfar nas Olimpíadas é uma boa notícia para o esporte, e fiquei feliz ao saber que o esporte estará nos Jogos, porque a ideia de surfar e representar o seu país é ótima. Foi uma boa maneira de ver os países juntos no surfe”, finaliza Curren.

Fernando Aguerre, presidente da ISA, falou sobre a homenagem a Tom Curren. “Ele é uma lenda viva no mundo do surfe e um extraordinário embaixador do nosso esporte da ISA. Ficamos verdadeiramente agradecidos por ele ter aceito ser o patrono em Biarritz. Sua presença dá um grande prestígio ao evento, que contará com alguns dos melhores surfistas do mundo”, diz Aguerre.

“Com o apoio de Tom, estamos ansiosos para mostrar o nosso esporte em um dos destinos do mundo do surfe. Coroar os campeões do mundo na França será outro grande passo em nosso caminho para a estreia olímpica do surfe em 2020”, conclui o dirigente.