O jovem pernambucano Ian Gouveia foi o único brasileiro que escapou da repescagem do Billabong ISA World Surfing Games nesta terça-feira, em Playa Venao, Panamá.
Com ótimas atuações, Ian garantiu vaga na quinta fase da categoria Open depois de uma dobradinha com o amigo Santiago Muniz, representante da Argentina.
A dupla residente em Santa Catarina deu show e levou a melhor sobre o mexicano Dylan Southworth e o sul-africano Klee Strachan.
Santiago avançou em primeiro com 8.83 e 7.03, seguido por Ian, autor de 6.67 e 7.83.
Outro destaque na Open é o uruguaio Marco Giorgi, que, assim como Santiago e Ian, mora em Santa Catarina.
Surfando com extrema fluidez e investindo nos aéreos, Giorgi manteve-se invicto na prova, desta vez registrando 14.23 pontos para bater os ex-tops da elite mundial Michael Campbell (2o) e Drew Courtney, bem como o compatriota Luis Iturria.
Ainda pela Open, o baiano Rudá Carvalho reagiu em grande estilo na repescagem e, com ótimas performances, venceu os três duelos que disputou nesta terça-feira.
A dupla classificada ao time pelo Billabong Brasileiro de Surf teve destino diferente nesta terça-feira.
O catarinense Diego Michereff ao amargar o quarto lugar na bateria contra o argentino Leandro Usuna (1o), o peruano Martin Jeri (2o) e o equatoriano Sebastian Santos.
Por sua vez, o cearense Michael Rodrigues mandou bem na repescagem e arrancou uma nota 9.00 na dura vitória sobre o venezuelano Francisco Bellorin (2o), o mexicano Diego Cadena e o ex-top da elite mundial Nathan Hedge, eliminado da prova.
Na categoria Feminina, as brasileiras Silvana Lima e Gilvanita Ferreira caíram para a repescagem logo cedo.
Silvana foi surpreendida pela australiana Dimity Stoyle e a francesa Cannelle Bulard. Já Gilvanita não resistiu ao duelo contra a francesa Alize Arnaud e a australiana Jessi Miley-Dyer.
Também foram parar na repescagem os longboarders catarinenses Caio Husadel e Gabriel Vitorino, que enfrentaram adversários renomados como o francês Antoine Delpero, o australiano Harley Ingleby e o sul-africano Matthew Moir.
A delegação brasileira é chefiada por Adalvo Argolo, presidente da Confederação Brasileira de Surf (CBS). Os técnicos são Gabriel Macedo e Otoney Xavier.
Clique aqui para ver o evento ao vivo.