Billabong Eco Festival

Ian vai ao Mundial

0

Ian Gouveia garante vaga no Mundial Sub-20 da ASP. Foto: Fabriciano Jr. / SurfBahia.com.br.

Filipe Toledo também avança às quartas e está perto da vaga. Foto: Fabriciano Jr. / SurfBahia.com.br.

Classificado para as quartas-de-final do Billabong Eco Festival 2011, o pernambucano Ian Gouveia carimbou seu passaporte para o Mundial Sub-20 da ASP nesta terça-feira na praia de Jaguaribe, Salvador (BA).


Clique aqui para ver as fotos

 

Clique aqui para ver o vídeo

 

Em ondas de 1 metro e melhor formação pela manhã, Ian dominou a segunda bateria das oitavas e garantiu matematicamente a classificação entre os quatro primeiros que embarcam para o circuito mais importante da categoria.

 

Também nesta terça-feira foram definidas as semifinais da categoria Feminino. Assim como no Masculino, o evento é válido pela última etapa da seletiva sul-americana para o Mundial Sub-20.

 

Líder do ranking com 895 pontos, Ian anotou 13.85 no somatório para vencer o paulista Luan Carvalho, também classificado às quartas com 10.35 no total. O carioca Yan Guimarães (3º) e o paulista Geovane Ferreira (4º) acabaram eliminados da competição.

 

“Entrar na bateria como líder geralmente deixa o atleta mais nervoso, mas eu consegui me concentrar e agora vou dar o máximo para conseguir este título”, comemora Ian, que encara o paranaense Peterson Crisanto na segunda bateria das quartas-de-final.

 

“Ano passado eu corri uma etapa do Mundial em North Narrabeen (Austrália), mas foi por causa da desistência do Alejo (Muniz). Machuquei o tornozelo e nem consegui surfar direito. Acho que isso deu mais motivação para tentar disputar o circuito neste ano. Isso se confirmarem mesmo essa vaga (risos)”, finaliza o atleta.

 

Outros surfistas que também deram um grande passo rumo ao Mundial nesta terça-feira foram o paulista Filipe Toledo, quarto colocado no ranking, e o catarinense João Paulo Abreu, sexto no geral. Ambos venceram suas baterias e continuam firmes na briga por uma das quatro vagas.

 

Filipe Toledo, campeão Pro Junior no início deste mês do tradicional US Open em Huntington Beach, Califórnia (EUA), venceu a primeira bateria das oitavas contra Peterson Crisanto (2º), Lucas Silveira (3º) e Deivid Silva (4º). O ubatubense se posicionou bem à direita do palanque e abusou dos aéreos de frontside para descolar notas 8.00 e 6.90 e deixar Peterson em segundo, com notas 6.00 e 4.50.

 

“É muito irado competir aqui na Bahia e ainda ter chance de participar do Mundial. Consegui pegar ondas boas e mostrar meu surf novamente. Mas o mar está um pouco difícil, a maré encheu e a onda ficou gorda lá no outside. Se Deus quiser vou me classificar”, diz Filipe, adversário de Luan Carvalho na primeira bateria das quartas-de-final.

 

Já o atleta de Imbituba João Paulo Abreu derrotou o paulista Caio Ibelli (2º), o catarinense Cauê Wood (3º) e o paraibano Elivelton Silva (4º) na terceira bateria das oitavas-de-final. João enfrenta o potiguar Ítalo Rodrigues nas quartas-de-final.

 

Se despediram do evento e agora torcem por uma combinação de resultados o paulista Deivid Silva, terceiro do ranking e autor do maior somatório do dia, 17.55 pontos (obtido na primeira bateria da segunda fase), e o baiano Marco Fernandez, quinto colocado no ranking geral. Outro eliminado que torce por uma combinação é o catarinense Gustavo Machado, segundo colocado do ranking e eliminado no round de abertura da última segunda-feira.

 

Já o paulista Caio Ibelli e o paranaense Peterson Crisanto correm por fora e continuam com chances reais de garantir vaga no Mundial. Ibelli (17º do ranking) ficou em segundo na bateria vencida por João Abreu e Peterson Crisanto (21º) foi o segundo colocado na bateria vencida por Filipe Toledo.

 

“Este campeonato é decisivo. Quem vencer aqui se garante no Mundial, o evento mais importante da nossa categoria. Participei de uma etapa no ano passado e, apesar de não estar muito bem no ranking deste ano, estou muito motivado para tentar uma vaga. Vim para ganhar”, aposta Peterson Crisanto.

 

Feminino No Feminino, apenas cinco atletas vieram ao evento na Bahia para tentar duas vagas ao Mundial. Os duelos semifinais foram decididos nesta terça e a paulista Juliana Meneguel enfrenta a pernambucana Monik Santos. Na outra chave, a paulista Natali Paola desafia a líder do ranking Gabriela Leite.

 

O evento é transmitido ao vivo pelo site SurfBahia. 

 

Quartas-de-final Masculino do Billabong Eco Festival 2011

 

1 Filipe Toledo (Bra) x Luan Carvalho (Bra)

2 Ian Gouveia (Bra) x Peterson Crisanto (Bra)

3 Caio Ibelli (Bra) x Michael Rodrigues (Bra)

4 João Paulo Abreu (Bra) x Ítalo Ferreira (Bra)

 

Semifinal Feminino

 

1 Gabriela Leite (Bra) x Natali Paola (Bra)

2 Monik Santos (Bra) x Juliana Meneguel (Bra)