O Quiksilver Pro France foi adiado na sexta-feira, mas na Indonésia quatro brasileiros passaram para as oitavas de final do Oakley World Pro Junior.
O paulista Caio Ibelli se destacou nas ondas de 1 metro e séries maiores em mais um dia de tubos e aéreos em Keramas.
Ele fez o maior placar da terceira fase – 16,67 pontos – na vitória sobre o sul-africano Dylan Lightfoot.
O baiano Marco Fernandez, o pernambucano Ian Gouveia e o paranaense Peterson Crisanto também derrotaram seus adversários e seguem na disputa do título na etapa de abertura do Circuito Mundial Pro Junior da ASP em Bali.
A única baixa na sexta-feira foi o atual campeão sul-americano Sub-20, o paulista Filipe Toledo. Ele foi barrado pelo sul-africano Shaun Joubert e ficou em 17o lugar na competição.
Na disputa seguinte, Marco Fernandez conquistou a primeira vitória brasileira do dia, despachando o japonês Arashi Kato por 11,34 x 8,06 pontos.?? “Eu vi Arashi (Kato) surfando ontem (quinta-feira) e ele competiu muito bem, então eu sabia que não podia dar mole e tinha que acelerar para vencer a bateria”, disse Marco Fernandez.
“Estou feliz que consegui achar algumas ondas boas para vencer e agora é se concentrar para a próxima fase”.
Oitavas-de-final O adversário do baiano nas oitavas de final é o australiano Garret Parkes na terceira bateria. Os outros três brasileiros estão na chave de baixo, que vai apontar o segundo finalista do Oakley World Pro Junior.
##
Peterson Crisanto enfrenta o havaiano Kiron Jabour na sexta oitava de final, na sétima tem Caio Ibelli e o australiano Ryan Callinan e na última Ian Gouveia contra o norte-americano Andrew Doheny.
O principal duelo será entre Caio Ibelli e Ryan Callinan. Depois de o brasileiro estabelecer os recordes do dia, na bateria seguinte o australiano igualou as suas notas 8,00 e 8,67 e o placar de 16,67 pontos. “Estou muito amarradão por ter passado minha bateria”, vibrou Caio Ibelli.
“As ondas estavam demais em Keramas e amanhã (sábado) o campeonato volta pra Canggu, então vamos com tudo para tentar avançar ainda mais na competição”.
Volta para Canggu Depois de três dias no famoso reef break de direitas tubulares, no sábado o Oakley World Pro Junior retorna para Canggu, que sediou o início do evento na segunda e terça-feira.
Caio Ibelli foi semifinalista em Keramas no ano passado e estreou bem em Canggu, com as maiores marcas da primeira fase.
Das vitórias brasileiras na sexta-feira em Bali, a mais difícil foi a do Peterson Crisanto, que superou o australiano Dean Bowen por décimos de diferença.
O resultado foi o mais apertado do dia, 12,77 x 12,57 pontos, mas valeu a passagem para as oitavas de final. Já Ian Gouveia bateu fácil o japonês Kaito Ohashi por 14,50 x 11,00 pontos.
Derrubando favoritos A grande surpresa da sexta-feira foi o balinês Darmaputra Tonjo. Depois de barrar o cabeça de chave número 2 do evento na repescagem, aprontou de novo para cima dos favoritos ao despachar o defensor do título do Oakley World Pro Junior na Indonésia e atual campeão mundial da categoria, Jack Freestone.
O australiano foi derrotado por 15,00 x 14,53 pontos e terminou em 17.o lugar no primeiro desafio do ano.??Com a volta para Canggu, a categoria feminina também deve retornar no fim de semana, já que elas não competiram em Keramas.
A catarinense Gabriela Leite está na primeira bateria das oitavas de final com a neozelandesa Sarah Mason, a mesma surfista que ela mandou para a repescagem em sua estréia na Indonésia.
Brasil Open de Surf A outra representante da América do Sul era a paulista Juliana Meneguel, que não conseguiu vencer nenhuma bateria em Bali.
Para ela e os que também já perderam no masculino, como os paulistas Filipe Toledo e Deivid Silva, os catarinenses João Paulo Abreu e Gustavo Machado e o potiguar Italo Ferreira, a chance para a recuperação será na etapa inédita do Circuito Mundial Pro Junior da ASP na América do Sul. O Brasil Open de Surf estreia nos dias 24 de outubro a 2 de novembro na praia do Arpoador, Rio de Janeiro.
Oitavas-de-final
1 Davey Cathels (Aus) x Beyrick De Vries (Afr)
2 Vasco Ribeiro (Por) x Shaun Joubert (Afr)
3 Marco Fernandez (Bra) x Garrett Parkes (Aus)
4 Eziekel Lau (Haw) x Darmaputra Tonjo (Ind)
5 Dale Staples (Afr) x Conner Coffin (EUA)
6 Kiron Jabour (Haw) x Peterson Crisanto (Bra)
7 Caio Ibelli (Bra) x Ryan Callinan (Aus)
8 Andrew Doheny (EUA) x Ian Gouveia (Bra)