Oakley Pro Junior

Ibelli defende o título

Caio Ibelli, praia da Joaquina, Florianópolis (SC)

Atual campeão do evento, Caio Ibelli volta de longa temporada na Austrália. Foto: James Thisted.

O Oakley Pro Junior 2011 começou nesta terça-feira em ondas de meio metro e tempo fechado na praia do Campeche, Florianópolis (SC).

 

Uma das principais atrações do evento, o paulista Caio Ibelli defende o título da competição que define o próximo campeão brasileiro na categoria Sub-20.

 

Atleta do Guarujá (SP) e um dos 16 cabeças-de-chave da disputa, Ibelli aguarda os adversários da triagem e deve estrear apenas na quarta-feira no Campeche.

 

“Este é um campeonato bem legal. Ano passado começou na Joaquina e a final foi realizada em condições clássicas no Campeche. Este ano vai ser todo aqui, é uma praia com muito alto astral e espero me dar bem”, afirma o surfista, que acaba de chegar de uma longa temporada na Austrália.

 

Durante quatro meses no país, Ibelli teve a chance de enfrentar a nova geração aussie em duas etapas da seletiva local para o Mundial Pro Junior da ASP. Caio viu de perto os amigos e brasileiros Peterson Crisanto e Krystian Kymerson vencerem uma etapa cada no país.

 

“O Peterson e o Krystian surfaram muito bem lá. Os brasileiros não devem em nada para a nova geração australiana. O nível está muito alto e acho que daqui para frente o mundo vai se surpreender cada vez mais com a gente”, conta Ibelli.

 

O brasileiro ainda participou de várias competições da ASP no país. Uma delas foi a etapa final do Mundial Pro Junior, disputada no começo de janeiro em North Narrabeen. Caio chegou à disputa com chances de conquistar o título, mas acabou barrado nas semifinais pelo francês Marc Lacomare, campeão do evento, e terminou o ranking na quarta colocação.

 

“Fiquei a duas baterias do título. Perdi apenas na semifinal e a mesma coisa aconteceu em Bali, na primeira etapa. Fiquei muito satisfeito, pois este resultado abriu várias portas para mim. Agora tenho vaga e posso correr todas as etapas do WQS Prime, por exemplo”, relata Ibelli.

 

O surfista ainda teve tempo de treinar e competir mais quatro etapas do circuito mundial WQS na Austrália. O melhor resultado aconteceu na etapa de Newcastle, quando Ibelli ficou na 33ª posição e teve boas atuações no evento de nível 4 estrelas da divisão de acesso e vencido pelo experiente Taj Burrow.

 

“Tive um pouco de problemas com as minhas pranchas na Austrália. Como estava viajando há muito tempo, elas começaram a quebrar e não ficaram prontas a tempo. Cheguei a competir em ondas de meio metro com uma prancha 6’0”. Isso prejudicou meu desempenho em algumas etapas. Mas foi uma experiência válida, aprendi muito, e espero voltar no ano que vem”, conta Ibelli.

 

De volta ao Brasil, o atleta foca na disputa do Oakley Pro Junior e também nas próximas etapas do WQS Prime. “Minha prioridade este ano será o WQS Prime. Mas agora vou focar no evento do meu patrocinador. Estou com as pranchas certas, agora é torcer para o mar dar uma melhorada e tentar o bicampeonato”, finaliza Ibelli.

 

Para assistir as baterias ao vivo, acesse o site Oakley Pro Junior 2011.

Exit mobile version