SupClub

Ibiraquera será decisiva na briga pelo título

A briga pelo título brasileiro de SUP race nunca foi tão emocionante como agora e Ibiraquera será decisiva nessa disputa.

1599x993
A briga pelo título brasileiro de SUP race nunca foi tão emocionante como agora e Ibiraquera será decisiva nessa disputa. Foto: Fabio Mota

Após as dramáticas disputas do Pantanal Extremo, realizadas no último final de semana, em Corumbá (MS), as atenções do universo do SUP race brasileiro se voltam para Ibiraquera (SC), onde, nos próximos 25 ao 29, será realizado o Live Ibira IWC 2015, etapa “grand slam” do circuito brasileiro sob a chancela da CBSUP que abrigará comptições nacionais de Wave e Race, entre outras atividades.

950x633
Animal voltar a liderar o ranking após o Pantanal Extremo. Foto: Magno Matozo

As provas de race serão realizadas no final de semana e é grande a expectativa. A cada ano o circuito brasileiro de race se torna mais disputado e 2015 segue sendo assim. Após a vitória em Corumbá, Luiz Guida assume a liderança do ranking brasileiro, porém, tem em sua cola Arthur Santacreu e Guilherme dos Reis (grande revelação do ano e promessa que já havia sido revelada aos leitores do SupClub – clique aqui) como adversários mais perigosos se levarmos em conta o descarte do pior resultado.

Santacreu, que não conseguiu termirnar a prova realizada no pantanal, está com uma etapa a menos do que Guida, no entanto, devido ao sistema de descartes deste ano (cada atleta elimina seu pior resultado), ainda está no páreo. É difícil, mas ele pode reassumir a liderança do ranking se vencer em Ibiraquera e Guida for desclassificado ou não completar a prova (DFN), mas a depender do número de atletas que participarem da elite no IWC, pois, o “DNF” pontua de acordo com o último colocado.

Assim, se Guida ficar abaixo de 31, Arthur assume a liderança do ranking de novo se ganhar a prova. Já Guilherme precisa vencer e torcer para que ambos os seus principais oponentes não terminem a prova (DNF) para ter alguma chance no Rei e Rainha do Mar, última prova do ano.

1599x1323
Arthur Santacreu deixou de liderar o ranking, mas ainda está no páreo. Foto: Fabio Mota

Mesmo assim, nada está perdido, e nem ganho! Tem ainda caras como o próprio campeão brasileiro de 2014, Paulo dos Reis, que vem em uma crescente, Mario Cavaco e Rafael Alexandre, ainda que matematicamente com poucas chances de levar o título de 2015, podem botar muita lenha na fogueira.

Entre as mulheres a volta de Babi ao circuito traz um ingrediente explosivo a briga entre as mulheres. A quebra da hegemonia da baiana, no entanto, nunca esteve tão próxima. Lena Guimarães Ribeiro, atual líder do ranking, tem a seu favor uma vitória, dois segundos e uma quinta colocação como seu pior resultado (seu descarte, por enquanto). Já Babi, conta com um W.O. e uma sétima colocação servido de lastro à sua corrida pelo título. A soteropolitana tem, no entanto, duas vitórias e precisa vencer em Ibiraquera para manter viva a sua ambição pelo quinto título brasileiro (marca nunca alcançada por nenhum atleta de SUP).

950x633
Babi voltou ao circuito com força total, mas a briga vai ser dura. Foto: Magno Matozo 
570x362
Atual líder do ranking, Lena Guimarães nunca esteve tão próxima do título nacional como agora. Foto: Aleko Stergiou

Ariani Theophilo e Raquel Romeiro Daoud também estão no páreo, porém, mesmo com os descartes, ambas precisam de uma combinação de vitória e desclassificações ou péssimos resultados de suas oponetes para sonhar com o título em 2015.

A graça do SUP race, no entanto, está na constante evolução e surgimento de novas forças a cada prova, por isso não espera nada menos do que muita emoção durante a penúltima etapa do circuito brasileiro, que ainda irá abrigar a segunda e decisiva etapa de SUP Wave, mas isso é assunto para outro texto!

Veja como está o ranking brasileiro (sem os descartes) clicando – AQUI.

SERVIÇO

Data: 25 a 29 de novembro de 2015.

Local: Barra de Ibiraquera – SC

Patrocínio: Live Ibira

Apoio: Art In Surf, Mystic Boarding, Ho’okipa Excellence Club, Grafica COAN, Prefeitura de Imbituba, Secretaria de Turismo Esporte e Cultura de Imbituba, Sailmaster, Mistral e biO2 Organic.

Autoridade Organizadora: Confederação Brasileira de Stand Up Paddle e Federação Catarinense de Stand Up Paddle.

Promotor: Live Ibira.

Mídia: SupClub.com.br e Revista Standup

INSCRIÇÕES

As inscrições s inscrições para o Live Ibira IWC 2015 se encerram dia 20 de novembro, às 23:55hs, e só podem ser feitas pela internet através do link:
http://ibiraquerawavecontest.com.br/wp/info/inscricoes/

671x364
Luciano Meneghello é fundador e editor chefe do site SupClub e da revista Standup.

 

 

Exit mobile version