Nesta temporada, o free surfer paulista Ícaro Rodrigues teve sua primeira experiência em ondas internacionais.
Durante um mês ele surfou as poderosas ondas do México. Direitas e esquerdas desafiadoras em La Punta, Zicatela, Barra de la Cruz e Chacahua. No decorrer da trip, o surfista produziu imagens e um vídeo que exibe o repertório de manobras modernas e aéreos radicais.
Na entrevista abaixo, Ícaro Rodrigues fala mais sobre a viagem, a carreira e seu desempenho nas ondas do México.
O que você achou da trip ao México?
Eu gostei muito de ter feito esta trip. Sempre foi meu sonho ir ao México e fico feliz por realizá-lo. Surfei ondas tão perfeitas que até parece estranho, mas de tão perfeitas que eram eu ficava perdido em certos momentos (risos).
O que te marcou durante todo este período em que ficou por lá?
Sem dúvida a qualidade das ondas e a força que elas têm.
Por falar nisso, como foi seu desempenho nestas ondas?
São muito mais fortes do que eu esperava. Com isso, pretendo melhorar meu desempenho em ondas maiores e também nos tubos, pois acho que foi isso que me faltou.
Você acrescentaria mais alguma coisa em sua trip?
Não, fiquei satisfeito com tudo o que aconteceu por lá. A única coisa que faltou foi um pouco de experiência em ondas pesadas e uma escolha melhor no meu equipamento. Eu sei que isso é normal, foi minha primeira viagem internacional.
Minha carreira como free surf profissional está começando agora e tenho muito em que melhorar e aprender. Mas com essa experiência já sei o equipamento certo que devo levar e da próxima vez que voltar vou estar com o equipamento adequado.
Qual o próximo pico que pretende conhecer?
Eu pretendo conhecer muitos lugares e muitas ondas do mundo, mas quero sempre voltar ao México, porque lá tem tudo o que eu preciso para aperfeiçoar meu surf.
O que achou do surf mexicano?
Os mexicanos surfam bem! Eles são bons em tubos e em ondas grandes e pesadas.
O que você gostaria de ter feito por lá que não pôde?
Surfar mais em Zicatela. A maioria dos dias procurava outros picos porque Zicatela estava sempre fechando tudo. Mas os poucos dias em que surfei lá foram perfeitos e valeram a pena.
Gostaria de mandar algum recado?
Durante os dias em que fiquei no México, o videomaker Nilton Tcho registrou todos os melhores momentos e agradeço a ele por estas imagens.
Também não esqueço de agradecer aos meus patrocinadores S.Team e Local Motion Surfboards, e alguns amigos que foram muito importantes na viagem como Rodrigo Baby.
Confira acima o vídeo de Ícaro Rodrigues no México registrado por Nilton Tcho Mondego e editado por Rodrigo Duarte. Clique aqui para obter mais informações sobre o trabalho do colaborador do Waves, Marcelo Aranha.