O quarto dia do Rio Bodyboarding International 2013 foi marcado pelas disputas de 16 baterias da categoria Masculino.
Seis brasileiros ainda estão na briga pelo título, mas um marroquino e um venezuelano podem estragar a festa brasileira.
A grande final da categoria está programada para acontecer às 13:30 horas deste sábado.
A competição prossegue até domingo na praia de Copacabana, Rio de Janeiro (RJ), com a decisão do Feminino às 13 horas.
O hexacampeão mundial Guilherme Tâmega estreou com vitória nesta sexta-feira e passou as oitavas-de-final.
Nesta fase, ele encontrou o defensor do título, o marroquino Brahim Iddouch, e não teve a mesma sorte. Tâmega deu adeus ao sonho de levantar o troféu no Rio de Janeiro ao ser superado pelo atual campeão da competição.
“Eu me preparei muito para esta etapa. Nas últimas semanas, lá em Marrocos, treinei muito em condições bem parecidas com as daqui. Eu entrei um pouco nervoso, pois competir com o Guilherme nunca é fácil, mas consegui achar uma primeira onda muito boa e isso me deu confiança para o restante da bateria”, conta Brahim, que sonha em ser campeão novamente.
“Eu tenho como meta manter o título, e para isso preciso fazer boas baterias. Agora eu enfrento mais um atleta local e toda bateria será complicada de daqui em diante”, completa.
Uri Valadão, campeão da primeira etapa do carioca de bodyboard e terceiro lugar no Sintra Pro – que rolou na semana passada em Portugal – levou a melhor na bateria contra o pentacampeão brasileiro Roberto Bruno.
“Eu estou muito motivado e me sentindo bem. Tenho me dedicado muito e treinado bastante. Acho que isso é fruto de muito trabalho. O meu foco está sempre na próxima disputa”, afirma Uri. “Roberto é meu amigo e está precisando do resultado, mas eu fiz bem minha parte. Competição é isso mesmo. Agora é manter a concentração e focar no dia de amanhã”, encerra.
O capixaba Magno Passos também brilhou nesta sexta-feira. Ele desbancou o atual líder do ranking mundial de acesso, o conterrâneo Lucas Nogueira, e ainda garantiu a maior nota do campeonato, um 8.5.
“Eu sabia que essa era uma bateria na qual eu não poderia cometer erros. Tinha que ser preciso, pois o Lucas está bem e toda bateria com ele é uma final. Achei duas ondas boas e consegui fazer o que era preciso. Agora é manter o foco para seguir firme e terminar bem a competição”, analisa.
No Feminino, apenas quatro baterias foram disputadas na manhã deste sábado. Dezesseis atletas estão na briga pelas últimas vagas do quinto round.
Esta fase marcará a estreia da atual campeã mundial e defensora do título Isabela Sousa e a da pentacampeã mundial Neymara Carvalho, que está para se despedir do tour.
Um novo check-in acontece neste sábado às 7:30 horas.