Rip Curl Grom Search

Igor comanda o show

Igor Moraes, Rip Curl Grom Search 2013, Itaúna, Saquarema (RJ)

 

Igor Moraes manobra com intensidade neste sábado em Itaúna, Saquarema (RJ). Foto: Silvia Winik / FMA Notícias.

O paulista Igor Moraes comandou o show de surf no primeiro dia da segunda etapa do 14º Rip Curl Grom Search neste sábado na praia de Itaúna, Saquarema (RJ). Em duas atuações na Mirim, duas ondas perto da perfeição, com um 9 na fase inicial, e depois um 9,5 no segundo round.

 

Clique aqui para ver as fotos

 

Na estreia, o atleta de Maresias, São Sebastião (SP), marcou 17 pontos de 20 possíveis e na segunda performance aumentou ainda mais seu score, somando 18 pontos, para se tornar o grande cotado para este domingo, quando acontecem as finais do evento. 

 

O evento, apresentado por Wizard, recomeça neste domingo, às 7:30 horas. O dia também contará com o Tag Team 900 graus, disputa por equipes. As finais devem ser disputadas a partir das 13 horas.

 

“Espero continuar surfando bem até a final e ganhar essa etapa. Essa é uma competição muito boa, com alto nível e as ondas estão ajudando”, vibrou Igor Moraes, campeão brasileiro Iniciante em 2011.

 

Além da Mirim (Sub 16), o Rip Curl Grom Search tem disputas na Grommet (Sub 12), Iniciante (Sub 14) e Feminina (Sub 16). Nas duas disputas para os atletas mais velhos, os campeões do Circuito garantem vagas à final internacional do evento, em 2014, na Austrália, ganhando passagens aéreas, e intercâmbio cultural completo, em parceria com a Study Way e a Escola Holmes Institute, realizado na época do  Rip Curl Pro Bells, em Bells Beach.

 

Neste domingo também acontece o Tag Team 900 graus, disputa por equipes. As finais devem ser disputadas a partir das 13 horas. Todas as disputas serão transmitidas ao vivo, com imagens das ondas surfadas, som direto do palanque e notas dos juízes.

 

Ainda na Mirim, outro destaque foi o também paulista Samuel Pupo. O atual bicampeão da categoria Grommet, irmão do top do World Tour, Miguel Pupo, e filho do ex-profissional Wagner Pupo, fez bonito na mirim e também na Iniciante. Também surfaram bem o paulista Vitor Mendes e o catarinense Gustavo Ramos. 

 

Raul Reis, pernambucano radicado em São Paulo, vitorioso na abertura do Circuito, em Garopaba, perdeu no round 2, deixando a briga pelo título aberta para a etapa decisiva. Outros nomes fortes do dia foram Luan Eugênio, também conterrâneo dos outros dois nomes de ponta do dia, e Matheus Herdy, de Santa Catarina, que pode sair de Saquarema como novo campeão geral na categoria Grommets. 

 

O atleta é filho do surfista de Niterói (RJ) Alexandre Herdy e tem na praia as orientações do ex-top da elite mundial, Guilherme Herdy, seu tio. “Esse campeonato é maravilhoso. Dá a chance de poder trabalhar a molecada, dar oportunidade. Os moleques estão mostrando que o Brasil está bem servido”, relatou Herdy.

 

Segundo Fernando Gonzalez, do marketing da Rip Curl no Brasil, as condições do mar e do clima colaboraram muito para o sucesso deste primeiro dia. “Estava perfeito. Sol, ondas de até um metro, água azul, pouco vento, garantindo a performance bem legal dos atletas. Foram pontos positivos que todos comentaram”, disse.

 

Junto às disputas no mar, o evento conta com várias atrações na areia, envolvendo atletas e o público. Entre os destaques, ações voltadas à sustentabilidade, a gincana ecológica Jandaia e a distribuição de mudas com o projeto Jardim de Itaúna, desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente de Saquarema, sob orientação da bióloga Chantala Torres. 

 

Também houve a degustação e distribuição de Açaí Frooty, brindes da Wizard e o artista Marcelo Macarrão fazendo pinturas nas pranchas dos atletas. A Estácio de Sá, uma das principais universidades do Rio de Janeiro, esteve presente com alunos dos cursos de Nutrição, Fisioterapia e Educação Física, da unidade Cabo Frio, colaborando com os atletas participantes com dicas de alimentação e como evitar lesões.

 

O Rip Curl Grom Search 2013 é apresentado pela Wizard e tem os patrocínios das lojas Sul Nativo, 900 Graus e Overboard. Apoio: Jandaia, Açaí Frooty, Skullcandy, Study Way, Holmes Institute, Sky Artes Gráficas do Brasil, prefeituras municipais de Garopaba, Saquarema e de Guarujá. Colaboração da Fecasurf, Feserj e FPSurf, com supervisão da Confederação Brasileira de Surf. Cobertura da Revista Fluir e Portal Waves e realização da Rip Curl. A 2ª etapa tem ainda apoio da Pousada Espuma da Praia e Restaurante Casa da Praia e Associação de Surf de Saquarema.

 

 

Exit mobile version