Quiksilver King of the Groms

Igor Moraes rouba a cena

0

Igor Moraes bate todos os recordes na Prainha. Foto: Basílio Ruy / Fecasurf.

O paulista Igor Moraes conquistou a segunda vaga para disputar o título mundial do Quiksilver King of the Groms neste domingo na Prainha, São Francisco do Sul (SC). 

 

Clique aqui para ver o vídeo das finais

 

Clique aqui para ver as fotos

 

Autor da melhor nota do primeiro dia de competição, o paulista Igor Moraes repetiu a boa atuação do sábado e deu um novo show ao público.

 

Em um dia nublado com ondas de meio metro prejudicadas pelo forte vento Sul, o local de Maresias sobrevoou a Prainha para derrotar o paranaense Yago Dora na decisão.

 

Seu caminho ao lugar mais alto do pódio começou na quarta bateria do terceiro round. O atleta derrotou com um placar apertado o catarinense Luan Wood, um dos favoritos ao título.

 

Depois de passar a bateria inteira em desvantagem, Igor tirou 6.25 em uma esquerda e 8.50 na última onda da bateria para despachar Luan pelo placar de 14.75 contra 14.10 pontos.

 

A vitima seguinte do paulista foi o catarinense Alcides Lopes, que vinha de boas atuações nas fases anteriores. Desta vez, Igor veio ainda mais inspirado e, logo em sua primeira onda, tirou 8.50 para deixar Alcides em situação complicada.

 

Alcides até tentou com 5.50 e 5.90. Mas, Igor carimbou seu passaporte ao acrescentar 6.75 ao seu 8.50, para então avançar com moral, depois de anotar o melhor somatório do evento, 15.25 pontos.

 

Já na decisão, Yago e Igor parecem ter definido estratégias diferentes. Enquanto Yago surfou nove ondas, Igor foi mais seletivo e pegou apenas quatro. 

 

As condições favoreciam as esquerdas e os dois goofies transformaram a Prainha numa pista de decolagens. Yago começou bem com 6.75, incluindo um belo aéreo na junção. Não demorou para o paulista dar o troco. Com nota 6.50 e 7.45, ele deixou Yago em situação complicada. 

 

Quando faltavam 40 segundos para o término da bateria, precisando de 7.20, Yago pegou uma das poucas direitas do dia. E, logo na primeira manobra, soltou um aéreo 360 de backside para deixar o público apreensivo.

 

Já com a dupla fora da água, os juízes anunciaram 6.90 para o aéreo e confirmaram a vitória de Igor pelo placar de 13.95 contra 13.65. Autor de uma ótima campanha, o campeão volta pra casa todos os recordes do evento e com a vaga para participar da final mundial na França. 

 

“O mar estava um pouco difícil e as séries demoraram muito. Fiquei bem no fundo e consegui tirar 6 e 7. Depois, fiquei mais tranquilo. Yago pegou uma onda boa e fiquei com medo. Graças a Deus deu tudo certo. Agora é arrumar as malas para França”, comemora Igor logo depois de sair da água.

 

A decisão internacional acontece em setembro durante o Quiksilver Pro France, etapa da elite do surf mundial que acontece em Hossegor. O campeão do mundo ainda garante uma vaga na triagem e na Expression Session da primeira etapa do ASP World Tour de 2013.

 

O Quiksilver King of the Groms 2012 tem o patrocínio da Quiksilver e da Azul Linhas Aéreas. Apoio: Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul, Fundação Municipal de Esporte, Pousada Taipan, Hotéis Vila Real, Harry Restaurante e Rei do Frango. Realização: Federação Catarinense de Surf e Associação Francisquense de Surf. Homologação: Confederação Brasileira de Surf (CBSURF). Divulgação: Fluir e Waves. Promoção: Woodbrothers Marketing Esportivo.

 

Resultado da segunda seletiva do Quiksilver King of the Groms 2012


1 Igor Moraes (SP) 

2 Yago Dora (PR) 

3 Marcos Correa (SP)

3 Alcides Lopes Neto (SC)

5 Lucas Silveira (RJ)

5 Gabriel André (SP)

5 Alan Marcos (SC)

5 Luan Wood (SC)