A escolha da cidade para encerrar a temporada de 2016 do circuito não poderia ser melhor. A terceira e última etapa do Vida Marinha Surfing Games Interassociações 2016 acontecerá nos dias 10 e 11 de dezembro, na praia da Vila, em Imbituba(SC), e o seu desfecho promete ser eletrizante, com várias equipes brigando pelo título.
Depois de duas etapas realizadas até o momento – a primeira em Balneário Barra do Sul, litoral norte, e a segunda na praia do Santinho, em Florianópolis -, o circuito chega ao litoral sul do Estado para sua definição. A disputa será na renomada praia da Vila, um dos templos sagrados do surfe catarinense, reconhecida pela excelente qualidade de suas ondas. A Vila já foi palco de grandes eventos nacionais e internacionais e, por 8 anos, recebeu etapas do CT com momentos marcantes que são lembrados até hoje.
A ASB (Associação de Surf de Barra do Sul) lidera o ranking em busca de um título inédito para a cidade do litoral norte catarinense. Após vencer as duas etapas realizadas, a ASB Barra do Sul desponta como favorita a desbancar a ASJ Joaquina, atual campeã do circuito, que ocupa a segunda posição no ranking, 371 pontos atrás do líder.
No balanço geral, Aurélio Ramos, promotor e um dos idealizadores do circuito, analisa de forma positiva a proporção que os eventos vêm ganhando a cada ano. “Esta temporada vem sendo muito especial, pois é um circuito tradicional da Fecasurf (Federação Catarinense de Surf), e o respaldo de todas as equipes que fazem parte da competição está sendo demais”, comentou Aurélio. “Quem ganha é o surfe catarinense e brasileiro, com todo esse comprometimento com o circuito, que a cada ano só tende a evoluir positivamente com novos projetos”, declarou Aurélio.
Além de definir o título de melhor associação de surf em Santa Catarina, esta última etapa classificará as 12 melhores equipes para a elite de 2017. As quatro últimas serão rebaixadas e terão de disputar a seletiva no próximo ano, que classificará as quatro primeiras para o circuito principal. “Com o sucesso destes eventos neste ano, está havendo uma grande movimentação de associações que não participaram da elite em 2016, para disputarem a seletiva que acontecerá em maio de 2017, na praia Brava de Floripa”, revelou Aurélio.
O Surfing Games Interassociações acontece desde os anos 90 e a ASBC Balneário Camboriú foi a maior vencedora do circuito, com nove títulos. Há quatro anos a competição tem o patrocínio da Vida Marinha, marca catarinense criada em 1992 em Criciúma (SC), região sul do Estado.
Ranking do Vida Marinha Surfing Games Interassociações 2016 após a segunda etapa
1 Barra do Sul (ASB)- 2000 pontos
2 Joaquina (ASJ)- 1629 pts.
3 São Francisco do Sul (AFS)- 1539 pts
4 Garopaba (ASG)- 1431 pts.
5 Balneário Camboriú (ASBC) 1400 pts.
6 Imbituba (ASI)- 1319 pts.
7 Itapoá (AIS)- 1.187 pts
8 Matadeiro (ASM)- 860 pts.
9 Ferrugem (ASF)- 774 pts.
10 Ingleses e Santinho (ASIS)- 760 pts.
11 Bombinhas (ABS)- 663 pts.
12 Lagoinha do Leste (ASNLL)- 568 pts.
13 Extremo Sul da Ilha (ASESUL)- 511 pts.
14 Praia do Rosa (ASPR)- 478 pts.
15 Itajaí (ASPI)- 349 pts.