Canoagem

Imprudência de barqueiro põe em risco remadores em Belém

Remadores registram o momento em que embarcação atinge a canoa.

YouTube video player

No último domingo, 9/4, enquanto uma equipe de OC-6 remava tranquilamente pelas águas do Furo da Paciência, em Belém (PA) e nem imaginava que tomaria um grande susto.

 

Como é possível observar no vídeo, a canoa havaiana avançava em linha reta e claramente obedecia as leis de navegão, trafegando pela mão direita quando foi atingida em sua ama e posetriormente em sua popa por uma embarcação denominada “Abenadabe” que literalmente “atropelou” a OC-6. 

 

De acordo com relatos, o barqueiro, em uma atitude irresponsável, entregou o comando de sua rabeta a um passageiro que, enquanto filmava, avançou com a embarcação sobre a canoa havaiana com seis remadores.

 

Por muito pouco não aconteceu o pior. Porém, o dono da rabeta deixou o local sem prestar qualquer apoio.

 

Igor Vianna, um dos grande fomentadores da canoagem na região, estava na canoa e comenta o acidente:

 

“São quase dez anos que nos dedicamos à remar de forma segura, seja em canoas ou caiaques,usando o esporte como ferramenta para aproximar as pessoas da água e consequentemente da sua preservação e bom uso, nos cercamos de todos os cuidados possíveis.

 

Esse acidente poderia ter sido ainda mais grave, muito mais grave, graças a Deus estamos todos bem”, avalia.

 

Infelizmente casos como esse não são isolados e cabe a nós, remadores, ficarmos atentos e a qualquer sinal de abuso por parte de contudores de lancha, denunciar a imprudência às autoridades marítimas. 

Exit mobile version