Incêndio destrói tradicional point dos surfistas em Salvador

0

Bernardo Mussi, dirigente do Clube Baiano de Longboard, está mobilizando todos para ajudar na reconstrução do espaço Norte Shore, na praia do Aleluia, Salvador. Foto: Divulgação Circuito Baiano.

Na manhã do último sábado (03/01), um fato lamentável abalou os surfistas que freqüentam a praia de Aleluia, em Salvador (BA).

 

A cabana do lendário Norte Shore/40º amanheceu em chamas, e existem suspeitas que o incêndio foi causado de forma proposital.
 
Além do imenso prejuízo financeiro, o carismático 40º enfrentou a dor de ver seu fiel companheiro, o cão pit-bull Red, completamente carbonizado.        
 
Veja a íntegra da carta de Bernardo Mussi e Zé Augusto, dirigentes do Clube Baiano de Longboard (CBL), convocando todos para ajudarem 40º a reerguer seu espaço.  
 
“Caros amigos/irmãos,
 
É com enorme tristeza que comunico a todos que ontem a barraca do nosso irmão NORTE SHORE/40º amanheceu em chamas. Era 1 hora da madruga, quando ligaram pra casa dele avisando que sua barraca estava queimando e que já haviam acionado os bombeiros.
 
Naquele momento, coincidentemente, 40º já estava acordado em sua cama sentindo um enorme calor e certa agonia, como disse em suas palavras e com os olhos em lágrimas, “parecendo que estava derretendo na cama”.
 
Após a ligação, rumou imediatamente para o local com a cabeça voltada para um de seus filhos, ou melhor, um dos seus cães que morava na barraca e que fatalmente poderia estar em situação complicada. Não deu outra, ao chegar no local, alguns amigos moradores da área já estavam com os bombeiros controlando as chamas que avançavam pela vegetação ao redor da barraca e, infelizmente, apenas cinzas sinalizavam que ali existiu uma  história. 40º correu em busca do animal, o pit-bull Red, e viu apenas as vísceras e o crânio do amigo com o resto do corpo completamente carbonizado. Foi a grande perda…
 
40º, apesar das 12 pranchas que estavam junto, os dois freezers, fogão, bomba de água, o expositor de alimentos novinho que ainda ia ligar e seus diversos outros pertences, chorou em prantos ao ver o fiel amigo naquele estado. Realmente uma cena chocante e de partir o coração…
 
Com o amanhecer do dia, começaram a chegar os amigos, que logo o incentivaram a continuar com sua história armando uma barraca na areia para recomeçar uma nova fase já vendendo seus sanduíches, sucos, etc… Assim foi feito, e com a solidariedade dos mais chegados, a turma o ajudou a preparar os sanduíches, a montar a barraca na areia e a arrecadar as forças necessárias para a reconstrução do espaço com as melhores vibrações possíveis. É aí que o Clube Baiano de Longboard (CBL) entra…
 
Gostaríamos de participar ativamente da reconstrução do espaço 40º, pois nos sentimos na obrigação de preservar aquele único local alternativo que restou em toda orla de Salvador e que guarda a verdadeira essência do surf, tanto pela sua proposta como, e principalmente, pela trajetória singular do irmão legend 40º.
 
Pedimos, particularmente eu e o Zé Augusto, e pelo Clube Baiano de Longboard e Academia de Surf da Bahia (ACASURF), que colaborem com o que puderem para tentarmos restabelecer a energia do local ainda com mais força, pois se este foi um incêndio criminoso com a intenção de expulsar-nos daquele espaço, que fique bem claro que os valores ali cultivados (saúde, visual, limpeza, liberdade, amizade e surf) são fortes o suficiente para sobreviverem a um ato bárbaro como o ocorrido…
 
Estamos marcando nosso evento anual do CBL com a entrega da premiação aos vencedores do circuito de 2003 para o próximo domingo (11/01), lá no espaço 40º, para mostrarmos a nossa força e o apoio incondicional à preservação daquele espaço que, só para lembrar, é a verdadeira sede do CBL, sendo lá o seu local de nascimento!
 
Assim, faremos camisetas promocionais para ser vendidas e usadas no dia do evento, vamos rifar os celulares que o irmão Flávio ofereceu ao CBL e, como sempre, além destas iniciativas emergenciais, estamos solícitos a qualquer colaboração em dinheiro, materiais, canais com amigos influentes que possam ajudar e, fundamentalmente, com a vontade de todos em comparecer em massa ao evento, para que possamos bater o recorde de longboarders presentes na praia e assim começarmos 2004 com todo o gás.
 
A galera de Aracajú já esteve ontem no local e garantiu presença, além da participação para ajudar no que for preciso. Grandes amigos… Ampliem o convite a amigos chegados que possuam o perfil para ajudar, lembrem-se que lá não existe álcool, banheiro, carangueijo e, atualmente, nem a barraca, e lembrem que vamos ter que arrumar a praia para o evento com aquele velho mesão de frutas, aquele coquetelzinho light de vinho, os colares havaianos, etc…
 
Recomendo que levem seus sombreiros, água mineral e demais “apetrechos” necessários ao conforto da família para passarem o dia. Façam o esforço, pois é apenas um dia alternativo em 365 dias do ano…
 
Na certeza de estarmos cumprindo com nossas atribuições enquanto CBL, amigos e irmãos, vamos reconstruir com novas energias o espaço mais surf de Salvador…
 
Aloha
 
Bernardo e Zé
 
Obs: Registro aqui que no dia do incidente, enquanto as cinzas ainda queimavam e 40º já estava batalhando suas vendas e suas aulas de surf na areia, o amigo Cal e sua esposa chegavam por volta do meio dia com várias camisas promocionais com os dizeres RECONSTRUÇÃO ESPAÇO 40º e em baixo as opções PAZ, LIBERDADE, SAÚDE e SURF, que foram vendidas imediatamente a R$ 15, com os valores repassados para o NORTE SHORE. Vimos também algumas pessoas do CBL alugando seus longs para alguns gringos apenas para reverter o valor do aluguel para o NORTE. Realmente atitudes que nos enchem de orgulho e satisfação. Parabéns…”