Surfar com uma prancha e remo é uma sensação única e viciante! Porém, como toda atividade praticada no mar, exige cuidados básicos, preparo físico e conhecimento.
Se você não tem experiência prévia com o surfe em outras modalidades, como o longboard ou o body board, por exemplo, recomendamos que também procure um profissional capacitado para aprender as técnicas básicas na prática. Consulte nossa pag. Guia de Serviços para mais informações.
SUP Dicas – Iniciação no surfe de stand up paddle
1 – Aprenda as regras de conduta
Nem pense entrar no mar para surfar de SUP se você não conhece as regras básicas de conduta de um surfista. Sabe como funcionam as prioridades, quem tem preferência na hora de surfar, entre outros assuntos? Caso não saiba, leia nosso artigo “Cartilha da etiqueta do SUP Surfista” antes de avançar para a próxima dica!
2 – Veja onde as ondas estão quebrando
Observe o mar e visualize onde há mais espuma e em que direção elas estão se formado. Isso ajudará você a localizar os pontos onde se encontram os bancos de areia (ou fundos de pedra). É a partir deles que as ondas se formam e, portanto, você, ao entrar no mar, irá contornar essas áreas para não ter que tomar muitas ondas na cabeça. Ao entrar, procure também locais onde há menos aglomeração de pessoas.
3 – Posicione-se para além da linha da arrebentação
Coloque-se aproximadamente a 10-15 metros para além de onde as ondas estão quebrando e um pouco à frente dos demais surfistas. O remo e a flutuação de um SUP permitem ao SUP surfista entrar na onda antes do que as demais pranchas (com exceção de um longboard). Esse posicionamento garantirá o tempo suficiente para que você gere a velocidade necessária para entrar na onda. E, não custa lembrar: respeite as demais pessoas na água e não queira entrar em todas as ondas que surgirem. Seja cortês e espere um pouco antes de surfar sua próxima onda.
4 – Olhe para as ondas no horizonte
Mantenha sua visão para um pouco abaixo da linha do horizonte e perceba a aproximação da ondulação. Dica: Você irá notar uma linha escura dentro da água vindo em sua direção. Isto significa que esta é uma onda que se aproxima.
5 – Reme com as pernas perpendiculares
Ao remar para entrar na onda, posicione os pés de maneira perpendicular, ou seja, já se mantenha na “posição do surfista”. Evite entrar na onda remar com os pés paralelos (posição do remador) pois será muito mais difícil controlar a prancha dessa forma a partir do momento em que você é impulsionado pela onda. Dica: Antes de se aventurar a surfar de SUP, aprenda a remar com os pés perpendiculares.
6 – Mantenha os joelhos dobrados
Ao adotar a posição perpendicular, dobre seus joelhos para projetar um pouco mais do seu peso à frente da prancha. Isso irá ajudá-lo a deslizar na onda.
7 – Calce bem o pé de trás
Uma vez na onda, e na posição perpendicular, como os joelhos dobrados, calce bem o pé de trás. Ao entrarmos na onda, projetamos o corpo um pouco à frente para ganharmos mais impulso, porém, uma vez lá, o peso do corpo deve novamente ser distribuído entre as pernas e o pé de trás deve estar bem calçado, pois, a força aplicada nele, durante o surfe, é decisiva no direcionamento da prancha.
8 – Use o remo
Trabalhe seu remo de maneira que ele auxilie você durante o deslizar na onda. Posicione-o de maneira que a pá toque levemente a face da onda e use-lo como apoio no momento em que mudar de direção ou no ato de manobrar na parede da onda. Não é uma tarefa simples. Perceber qual deve ser a força aplicada corretamente em um remo durante o surfe de stand up paddle exige prática, mas, quando bem aplicada, eleva o esporte ao status de arte e por isso mesmo seu manuseio é muito valorizado nos julgamentos de competições.
9 – Enjoy the ride
Curta os segundos mágicos em que você será conduzido por uma onda. É nesse momento que você irá perceber porque há tanta gente apaixonada pelo surfe!
10 – Respeite para ser respeitado
Só para reforçar, agora que você surfou sua primeira onda de maneira consciente, saiba quais são seus limites, respeite o mar e as pessoas que estão ao seu redor.
Gostou das dicas? Então, saiba mais e confira nossa página de SUP Dicas!