Tradicional e com a proposta de unir o esporte e a educação, o A Tribuna de Surf Colegial será realizado pelo 22º ano consecutivo. A competição está confirmada para o dia 19 de novembro, na praia do Tombo, no Guarujá (SP), reunindo surfistas nas categorias Iniciante (sub-14), Mirim (sub-16), Júnior e Feminina (ambas sub-18), e as inscrições serão abertas nesta segunda-feira (16).
Responsável pela revelação de vários atletas hoje consagrados, o evento tem como maior exemplo Adriano de Souza, o Mineirinho. Outros destaques ficam para Jessé Mendes, Caio Ibelli, Alex Ribeiro, entre outros.
Uma das grandes atrações é a disputa entre escolas, garantindo que vários atletas em idade escolar consigam bolsas de estudos pelo surfe. Adélia Camargo Corrêa e Don Domênico, duas escolas de Guarujá, são grandes exemplos de incentivo aos atletas da modalidade.
O diretor-presidente da TV Tribuna e o idealizador do evento, Roberto Clemente Santini, destaca a revelação de grandes talentos do esporte, promovida pela competição. “Quando iniciamos em 1996, ajudamos a criar uma imagem mais positiva da modalidade, mostrando os futuros campeões como estudantes. Tivemos a felicidade de ver surgir um fenômeno conhecido como Mineirinho, que chegou ao título mundial e, desde lá atrás, acreditávamos no potencial do esporte”, afirma.
“Ficamos felizes em chegar à 22ª edição consecutiva e querendo, com certeza, revelar novos valores para o surf brasileiro, que hoje é uma potência mundial, e também ter nossa parcela de colaboração na formação de uma nova geração mais bem preparada e fazer parte da história de grandes atletas, das famílias e também das escolas”, acrescenta Roberto Santini, que também é surfista.
O evento será realizado num único dia e reúne atletas da rede pública e privada de ensino de todo o litoral. As inscrições serão abertas na segunda-feira (16), à Rua João Pessoa, 129 (prédio de A Tribuna), 9 º andar, no Centro de Santos, de segunda a sexta-feira, das 9 às 11:30 horas e das 14 às 16:30 horas. A taxa é de R$ 40, com direito a uma camiseta alusiva ao evento, como brinde, e cada atleta poderá competir em uma única categoria.
Ao se inscrever, o competidor deve apresentar o RG escolar original, emitido por órgão oficial de ensino, ou na falta deste, um atestado de matrícula original para o ano letivo de 2017. Também será exigido cópia do RG ou certidão de nascimento. Vale destacar que, por razões de segurança, não será permitida a participação de atletas nascidos de 2007 em diante.
A organização alerta que não há prioridade ou reserva de inscrições. O critério será por ordem de chegada das documentações corretamente apresentadas e respectivo pagamento. Mais informações pelo telefone (13) 2102.7164 ou pelo e-mail atendimento@triesportes.com.br.
Os campeões de cada categoria ganharão uma prancha Silver Surf, parceira do Circuito há 17 anos. Receberão troféus os quatro finalistas de cada disputa e também a escola com maior número de pontos no evento. Já os atletas que terminarem em quinto e sétimo lugares ganharão medalhas.
No ano passado, também na praia do Tombo, os “donos da casa” dominaram os títulos. O Don Domênico foi o campeão entre as escolas, comemorando a sua sétima conquista. Nas disputas individuais, Alax Soares, levou a melhor na Júnior, Luan Hanada foi o vencedor da Mirim e Louisie Frumento comemorou o bicampeonato na Feminina. Só na Iniciante, o primeiro lugar ficou para um surfista de Praia Grande, Gustavo Giovanardi.