El Niño

Intensidade no Hawaii

Nathan Florence e John John Florence, Photo Gary Miyata, , Swell El Niño, Waimea Bay.

Tivemos um fim de semana de muita ação no no Havaí, pois quebrou o maior swell dos últimos anos por aqui. Na sexta-feira, dia 15 de janeiro, as ondas estavam com tamanho suficiente para a realização do “Eddie Would Go”, o campeonato de ondas grandes mais famoso do mundo.

O mar estava subindo muito rápido, com a primeira série de ondas com 20 pés havaianos chegando às 8 horas. Os organizadores do evento, no entanto, só realizam o campeonato se o tempo estiver em perfeitas condições e o dia amanheceu nublado e chuvoso.  Conforme as previsões, uma ondulação muito forte chegou pela manhã e pudemos observar séries de 25 pés legítimos havaianos em torno das 10 horas. Às 11 horas entrou a primeira série de 30 pés, fechando a baía por inteiro. Durante as seis horas seguintes a baía fechou constantemente.

As condições não estavam perfeitas, mas a baía de Waimea quebrou de verdade, com malucos se jogando por todo o dia. Esperei até o fim da tarde, pois sabia que o vento viraria terral e as condições melhorariam. Já acho difícil e perigoso surfar ondas grandes, ainda mais com ventos desfavoráveis. Foi um dia de altas ondas, em que todos puderam sentir na pele novamente o que é estar dentro do mar do nível de Eddie Aikau. Tive a oportunidade de ver de perto o que dois dos melhores atletas do mundo, Kelly Slater e John John Florence, fazem em ondas daquele tipo. Esse swell El Niño do início de 2016 vai ficar na memória.

No dia seguinte ainda havia ondas muito grandes (cerca de 18 pés havaianos), e com vento terral estavam bem alinhadas. Muita gente estava com fome de surfar ondas grandes, pois não foram todos que caíram em Waimea no dia anterior. Esse swell realmente vai ficar para a história, mas infelizmente não apenas com memórias boas.

Na noite anterior à chegada do swell, dois helicópteros do exército americano colidiram no ar acima do mar do North Shore e 12 soldados que estavam a bordo permanecem desaparecidos. As buscas foram realizadas durante o pico do swell, o que dificultou bastante. Destroços das aeronaves foram encontrados em Kaena Point.

Houve também um acidente com um dos nossos anfitriões brasileiros. Eduardo Bassetto sofreu um acidente enquanto surfava ondas grandes em Makaha Beach, no lado oeste de Oahu. Testemunhas dizem que ele estava debaixo do West Bowl, perigoso pico de surf, quando um surfista havaiano dropou uma das maiores ondas do dia e não conseguiu desviar do brasileiro. Os dois se chocaram e Bassetto apagou, ficou debaixo d’água em duas ondas. Por sorte havia um salva-vidas com um jet ski disponível, que o resgatou imediatamente. Fizeram ressuscitação cardiopulmonar nele por cerca de 12 minutos até a chegada da ambulância, que o levou ao hospital. Esse acontecimento chocou a comunidade brasileira no North Shore.

Hoje mesmo liguei para o hospital e consegui falar com a esposa de Eduardo, que me informou que ele passou por uma cirurgia e ainda está sedado. Ainda não se sabe as consequências do acidente, mas o estado dele é grave.

Por um lado, nós, surfistas, estamos todos “nas nuvens” depois de um swell desse nível, mas também sabemos os riscos presentes e infelizmente acidentes inesperados como este acontecem.

Durante os treinos de apneia e sobrevivência que leciono, além de aprimorar a técnica da apneia por meio de exercícios de respiração, também foco muito em treinos de sobrevivência, resgate e gestão de riscos, com o objetivo de aumentar a consciência sobre os riscos associados ao surf. Um dos pontos principais do nosso treino é o gerenciamento de risco, para que todas as ações sejam calculadas antecipadamente, criando um planejamento de segurança em caso de emergência. Devemos sempre estar cientes e atentos de como evitar riscos desnecessários, mas às vezes acidentes acontecem inesperadamente. 

Aloha, Eduardo! Estamos juntos, brother!

Ricardo Taveira é surfista, mergulhador profissional, instrutor de apnéia e proprietário da Hawaii Eco Divers & Surf Adventures, empresa de mergulho, surf e ecoturismo no North Shore de Oahu.

Exit mobile version