A Praia do Gaivota, em Itanhaém, recebeu nos dias 27 e 28 a nova geração do surfe da Baixada Santista.
Atletas de várias cidades prestigiaram o evento, entre elas Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Guarujá e Bertioga. Com ondas variando em torno de 1 metro com boa formação e correnteza, foram conhecidos os campeões de nove categorias.
O evento contou com uma boa estrutura para a equipe técnica que teve a supervisão da Federação Paulista de Surf, sistema de computação, área para os atletas com frutas e bolachas, gincanas e brincadeiras na praia.
Foram arrecadados alimentos na inscrição que serão doados para o Projeto Superação, da região do Gaivota.
Escolar – Na categoria Escolar, mais uma vez a atual campeã, Rosélia Braga, saiu na briga pelo bicampeonato. Destaque também para o local Davi Jihad, que foi vice nas categorias Estreante e Iniciantes.
Embates – Akio Saito foi o campeão da categoria Open. Surfando com muita categoria, Akio obteve a segunda maior nota da competição (8.60) com manobras de qualidade.
Na Junior, o grande campeão foi o atleta de Itanhaém Vitor Barbosa, que conquistou a vitória no último segundo da bateria, numa virada sensacional.
Já na Iniciantes e Mirim, Kauê Ribeiro faturou os canecos, também virando na última onda e subindo no lugar mais alto do pódio.
Na Estreantes, Vitinho de São Vicente achou uma onda boa no final da bateria e venceu por uma pequena diferença o local e favorito Davi Jihad que ficou com o vice-campeonato.
Uma grande festa aconteceu na final da categoria Petit, composta por seis atletas de até 10 anos. O grande campeão foi o atleta de Santos Vitor Prado, mas nessa categoria todos foram campeões por enfrentar um mar com muita correnteza e grandes ondas.
Na Master, o atleta de Praia Grande Anderson Robert confirmou o favoritismo, mas teve que disputar onda a onda com Ricardo Dias, de Itanhaém. Mesmo assim, Anderson conseguiu levar a melhor, faturou a etapa e de quebra fez a maior nota do evento (8.87), faturando um lindo kit da PRORG.
No Feminino, as atletas também tiveram dificuldades para pegar boas ondas, mas quem se saiu melhor foi a santista Raquel Otero, que subiu no lugar mais alto do pódio.
Na Longboard, Nilsen Mingardi não deu chances aos seus adversários e com um surfe bem clássico levou o caneco de campeão.
A próxima etapa está agendada para os dias 19 e 20 de agosto, na Praia do Cibratel.
O evento – O Circuito Itanhaense de Surf 2017 é uma realização da Prefeitura Municipal de Itanhaém através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes; apoio da PRORG, Panzer Surf Shop, Fruto D’Agua Surf Shop, BCO, Tenan Surf Shop, Saito Supermercados, NC Jóias, Elétrica Ramiro, Colônia de férias SINPROVESP, Quiosque Recanto do Lú, Quiosque Kipileki, Pura vida açaí e waffes e Supermercado Mini Preço Gaivota. Supervisão da Federação Paulista de Surf e divulgação do site Waves.
Resultados finais
Petit
1 Vitor Prado (Santos)
2 Giovani Fortes (Itanhaém)
3 Enzio Emídio (Praia Grande)
4 Eric Gabriel (Guarujá)
5 Ícaro Reyel ( Itanhaém)
6 Henry Eduardo (Itanhaém)
Estreantes
1 Vitinho (São Vicente)
2 Davi Jihad (Itanhaém)
3 Ryan Araújo (Guarujá)
4 Yan Reyel (Itanhaém)
Iniciantes
1 Kauê Ribeiro (Itanhaém)
2 David Jihad (Itanhaém)
3 Kaique Carvalho (Praia Grande)
4 Hugo Amparo (Bertioga)
Mirim
1 Kauê Ribeiro (Itanhaém)
2 Henrique Liberato (Praia Grande)
3 Gustavo Matos (Praia Grande)
4 Gullherme Hamell (Praia Grande)
Junior
1 Vitor Barbosa (Itanhaém)
2 Gabriel Novaes (Praia Grande)
3 Claudio Stanisci (Praia Grande)
4 Diego Silva (Itanhaém)
Feminino
1 Raquel Otero (Santos)
2 Gabriele Muntaner (Peruíbe)
3 Julia Torsani (Mongaguá)
4 Geovana Evellin (Itanhaém)
Longboard
1 Nielsen Mirgardi (Itanhaém)
2 Gustavo Ribeiro (Itanhaém)
3 Marcelino Conceição (Itanhaém)
4 Ricardo Dias (Itanhaém)
Master
1 Anderson Robert (Praia Grande)
2 Ricardo Dias (Itanhaém)
3 Akio Saito (Itanhaém)
4 Jânio Silva (Itanhaém)
Open
1 Akio Saito (Itanhaém)
2 Guilherme Silva (Guarujá)
3 Carlos Eduardo (Itanhaém)
4 Luan kawani (Itanhaém)