ASP World Masters

Invictor no Arpex

0
Victor Ribas vence mais uma e garante invencibilidade no Arpex. Foto: © ASP / Cestari.

Com 100% de aproveitamento na primeira fase, o brasileiro Victor Ribas garantiu classificação às quartas-de-final do SuperSurf ASP World Masters 2011 neste sábado na praia do Arpoador, Rio de Janeiro (RJ).

 

Clique aqui para ver as fotos

 

Clique aqui para ver o vídeo

 

Em ondas fracas e prejudicadas pelo forte vento Sudoeste, Vitinho venceu a sua quinta bateria consecutiva no evento, desta vez contra o brasileiro Fábio Silva (2º), o norte-americano Marty Thomas (3º) e o australiano Barton Lynch (4º).

 

Inspirado de frontside, ele botou pressão nas rasgadas para finalizar a disputa com 11.50 no somatório e terminar a primeira fase na liderança isolada do ranking, com 40 pontos.

 

“Estou bem feliz em ter vencido todas as baterias, porque isso me deixa de cabeça-de-chave para a próxima fase. Consegui soltar o meu surf e espero que continue assim daqui para frente”, comemora Victor, que volta a enfrentar o cearense Fábio Silva nas quartas-de-final.

 

“Gostei bastante do formato deste evento, você ganha mais de uma chance de competir. Às vezes você viaja até o Japão, não acha as ondas, tem que arrumar as malas e ir embora. Aqui não, tive cinco chances e fui me aquecendo aos poucos, achando o equipamento adequado. Mas por outro lado é uma pena, pois se fosse pontos corridos eu seria campeão (risos)”, brinca o atleta de Cabo Frio sobre o formato exclusivo do ASP World Masters.

 

O dia começou com boas ondas e as tradicionais esquerdas do Arpoador quebraram bem encostadas ao famoso pontão de pedras. Mas, por volta das 12 horas, o vento Sudoeste chegou forte ao Rio de Janeiro e acabou com as ondas e a alegria dos surfistas. Com isso, a direção de prova foi obrigada a paralisar o evento por duas horas.

 

Na volta, ondas mexidas, fracas e menores de meio metro ditaram o ritmo da rodada decisiva da categoria Master. Os brasileiros continuaram em grande forma e comandaram as disputas mais uma vez. Dos oito classificados, apenas dois não são do país, o australiano Nathan Webster e o norte-americano Shea Lopez.

 

Além de Victor Ribas, também garantiram classificação neste sábado Renan Rocha, Guilherme Herdy, Peterson Rosa, Fábio Gouveia e Fábio Silva.

 

Fábio Silva foi o segundo colocado na bateria vencida por Victor Ribas. Com mais duas vitórias e outros dois segundos lugares, ele garantiu sua classificação com 34 pontos no ranking geral. “Fui campeão da triagem e não esperava tanto, mas agora que cheguei até aqui quero vencer”, exclama Fábio.

 

Fábio Gouveia terminou com os mesmos 34 pontos do xará. Ele carimbou seu passaporte às quartas com a vitória em cima de Guilherme Herdy (2º), Teco Padaratz (3º) e Derek Ho (4º) na terceira bateria da última rodada.

 

“Eu consegui melhorar ao longo do evento, troquei de prancha e dei um gás nas últimas baterias. Eu entrei já sabendo que teria que vencer. Na bateria anterior, vi o Renan (Rocha) mais posicionado aqui para o meio, onde ele achou a onda da virada. Vi que o Teco e o Herdy estavam mais colados na pedra do Arpoador, então resolvi cair aqui na frente (do palanque). Por sorte veio uma onda boa e deu para dar uma esticada no placar”, conta Fábio Gouveia.

 

Renan Rocha é o próximo adversário do paraibano. Ele conseguiu virar no final e venceu a bateria contra os australianos Nathan Webster (2º), Jake Patterson (3º) e Gary Elkerton que, já eliminado, nem se deu o trabalho de cair na água e terminou em último com 0 pontos.

 

“Essa bateria me fez voltar ao passado, porque era uma pressão muito grande. Sabia que tinha que vencer. Queria ter ficado em segundo na outra para ter uma tranquilidade maior, mas acabei em terceiro. Quando o Gary Elkerton não remou para o outside já achei melhor, porque eram somente três. E graças a Deus essa onda salvadora veio”, comemora Renan.

 

O último confronto das quartas-de-final do domingo decisivo é entre Peterson Rosa e Guilherme Herdy. Os dois comemoraram bastante a passagem para o último dia do SuperSurf ASP World Masters 2011.

 

“O mar está bem difícil. Entrou um Sudoeste forte de tarde e bagunçou as séries. Entrei da mesma forma que entrei as outras baterias e consegui me superar mais uma vez. Infelizmente na última não consegui achar boas ondas e terminei em segundo. Mas consegui trocar o resultado e alcançei meu objetivo. Agora vou tentar representar o país da melhor forma possível”, diz Herdy.

 

“Consegui ficar em segundo na minha bateria, atrás do Tom Curren, que é tricampeão mundial e não precisa fazer muito para conseguir as notas. Mas está ótimo, espero que o mar melhore um pouco para as quartas e a organização está de parabéns. O campeonato está alucinante”, afirma o tricampeão brasileiro Peterson Rosa.

 

Uma nova chamada acontece neste domingo às 7 horas (horário de Brasília). Clique aqui para ver o evento ao vivo.

 

Confira mais fotos e notícias em nossas próximas atualizações.

 

Quartas-de-final da categoria Master

 

1 Shea Lopez (EUA) x Nathan Webster (Aus)

2 Victor Ribas (Bra) x Fábio Silva (Bra)

3 Fábio Gouveia (Bra) x Renan Rocha (Bra)

4 Peterson Rosa (Bra) x Guilherme Herdy (Bra)

 

Classificação geral

1 Victor Ribas (Brs) – 40 pontos
2 Guilherme Herdy (Bra) – 37
2 Renan Rocha (Bra) – 37
4 Fabio Gouveia (Bra) – 34
5 Fabio Silva (Bra) – 34
6 Peterson Rosa (Bra) – 34

7 Nathan Webster (Aus) – 34
8 Shea Lopez (EUA) – 31
9 Tom Curren (EUA) – 31
9 Mark Occhilupo (Aus) – 31
9 Luke Egan (Aus) – 31
9 Kaipo Jaquias (Haw) – 31
13 Flavio Padaratz (Bra) – 28
14 Richard Lovett (Aus) – 28
15 Jojó de Olivença (Bra) – 22
16 Rob Bain (Aus) – 22
17 Ricardo Toledo (Bra) – 19
18 Jake Paterson (Aus) – 13
18 Richie Collins (EUA) – 13
20 Derek Ho (Haw) – 10
21 Barton Lynch (Aus) – 07
21 Gary Elkerton (Aus) – 07
21 Brad Gerlach (EUA) – 07
24 Marty Thomas (EUA) – 04

 

Leia mais

 

Pioneiros chegam às quartas

 

Sudoeste atrapalha legends

 

Gerlach é bossa nova

 

Brasileirão no Arpex