Cores do Mar

Ipanema e a contracultura

0

A exposição Sailor’s Life and Death abriu em uma sexta-feira 13 deste mês de julho! A uma quadra da praia de Ipanema, na galeria La Cucaracha, os amigos Al Gama e Andrei Yurievitch encontram afinidades na vida real e na arte.

Seus desenhos possuem fortes elementos da cena underground e falam sobre o universo simbólico que envolve o mar e seus castigados navegantes. Os artistas se conheceram aqui no Rio de Janeiro, mas vieram de longe!
 
Nascido em Moscou, Rússia, em 1985, Andrei Yurievitch migrou para o Rio de Janeiro em 1994. Cresceu na cena underground da cidade em que reside até os dias atuais. Ainda adolescente, começou a ilustrar capas de discos, pôsteres e publicações independentes da cena alternativa carioca.

Al Gama, nascido em Curitiba (PR), começou a desenhar ainda menino, influenciado pela então marginal cultura de tatuagens e pelo estilo de vida motoqueiro fora da lei. Com uma paixão pela vida errante e sonhadora, imerso no imaginário náutico, há duas décadas dedica-se à produção de flashs em aquarela e eventualmente a própria prática da tatuagem.

Os marinheiros O que une Al Gama E Andrei Yurievitch são seus interesses em comum pelo universo mítico de liberdade e submundo das pessoas que vivem de forma não convencional, além de uma amizade regada a rum, tabaco e cerveja.

Os trabalhos Os dois artistas apresentam Ilustrações e Desenhos com o mesmo tema: “A vida e a Morte dos Marinheiros” e todo o universo simbólico que envolve o Mar e seus castigados navegantes.

Particularmente, eu adoro esse fascínio pelas coisas do mar, que atingem até artistas que estão distantes dele, porque eu também sou uma dessas pessoas que cresceram longe do mar. Agora sou tão ligada a ele, que é impossível viver longe. A praia, o mar atraem tantos tipos de artes e pessoas! Por isso é um mundo próprio riquíssimo! Surfistas, vendedores ambulantes, gatas saradas, marinheiros e também personagens marginais.
 
A exposição fica aberta até esta terça-feira e quem estiver passando por Ipanema vale a pena dar uma conferida! Depois entrará a expo de Fernando De La Rocque, apontado pelo Jornal O Globo como parte da novíssima arte brasileira!

A La Cucaracha é um espaço dedicado à cultura, arte e moda urbana. Fica ali na rua Texeira de Melo 31H, perto da Praça General Osório. O acesso é fácil, já fui várias vezes! Em parte também porque estou com uma tela na vitrine da loja / galeria! Fica a dica!

Para saber mais, acesse o site La Cucaracha.