Irmãos Caraça mandam bem no AntiQueda Santista

0

Fabrício Caraça venceu a categoria Iniciantes no evento. Foto: Divulgação.
Os irmãos Bruno e Fabrício Caraça, do Guarujá, fizeram a festa na etapa de abertura do Circuito Santista AntiQueda Santista, encerrada no último domingo (03/11), no Quebra-Mar, em Santos.

 

Bruno, o mais velho – com 16 anos – foi o vencedor da categoria Mirim, enquanto que Fabrício, de 13, faturou na Iniciantes e ainda ficou em terceiro lugar na Mirim.


Além deles, o santista Almir Salazar deu um show de habilidade nas ondas.

 

Aos 44 anos, o competidor mais velho do evento mostrou que a idade não atrapalha em nada, ao vencer a Master, sendo o único santista a subir no lugar mais alto do pódio, e ser o vice no Longboard, vencida pelo guarujaense Danilo Rodrigo, o Mulinha, outro grande nome do final de semana.


Com exceção da Master e Longboard, que tiveram vitórias tranquilas, as outras cinco categorias foram disputadas onda a onda, empolgando o público presente.

 

Na Open, o vencedor foi Ricardo Ferreira, da Praia Grande. Entre os juniores, Emerson Piai, também de Praia Grande, foi o melhor, enquanto que na Feminino, Rose Santana, de São Vicente, terminou em primeiro lugar.


O campeonato, que terá três etapas, contou com a participação de mais de 120 atletas, com alguns de outros Estados.

 

Logo na primeira final do dia, Rose Santana foi superior, mas teve como adversária a pequena Jéssica Marques, de apenas 10 anos. A surfista de São Vicente mostrou ter futuro garantido e numa de suas ondas arrancou aplausos de todo o público, por sua ousadia nas manobras.

 

Adine Ferreira, de Guarujá, e Vanessa Vaz, de Santos, completaram o pódio. Na Iniciantes, Fabrício Caraça teve uma disputa forte com Carlos Nóbrega, de Bertioga.

 

O vencedor, que vinha de duas importantes vitórias, uma delas no Colegial A Tribuna, no mesmo Quebra-Mar, superou o adversário por apenas 0,25 ponto. Magno Pacheco e Leandro Santos, ambos do Guarujá, ficaram em terceiro e quarto lugares.

Entre os Masters, Almir foi o grande nome do início ao fim.

 

Mostrando grande conhecimento do ?pico? soube escolher muito bem as ondas. Luiz Otávio Neguinho, de Guarujá, foi o vice, seguido dos santistas Orlando Carriça e Edson Vieira.

 

Sem descansar, Almir continuou no mar, para disputar o Longboard. Não teve como superar Danilo Rodrigo, considerado uma das maiores revelações da categoria e Top-30 do Mundial, mas mostrou estar em plena forma ao ficar em segundo lugar, deixando para trás o pernambucano Ricardo Faria e o também santista Marcello Arias.


?Estou com 44 anos, mas estou em forma, magrinho, surfo todos os dias, faço pranchas e ainda vou dar muito trabalho por um bom tempo?, disse Almir. A vitória de Mulinha foi incontestável. O surfista liderou do início ao fim, abrindo logo com uma nota 8.

 

Na semifinal, ele já tinha garantindo a maior nota do final de semana, uma onda 9 pontos, com um hang ten, que lhe valeu um prêmio extra, a Melhor Onda Surf Store, faturando uma bicicleta.


Já na Júnior, a disputa ficou entre dois surfistas de Praia Grande. David do Carmo saiu na frente, mas Piai virou o resultado nos minutos finais.

 

?Estou muito feliz, porque mostra que estou evoluindo, melhorando cada vez mais?, disse o surfista. O cearense Felipe Martins foi o terceiro colocado e o santista Allan Serrano completou a premiação. Na Mirim, os irmãos Caraça entraram juntos, sob os olhares críticos de Reca, o pai.
       

Os dois dominaram a bateria, mas no final sofreram um ?aperto? do guarujaense Ricardo Silva, que ficou em segundo lugar.

 

No último minuto, os três foram para o tudo ou nada e Bruno assegurou a vitória. Diego Ângelo, de Bertioga, ficou em quarto lugar.

 

Na última final do dia, a Open, Ricardo Ferreira ficou na frente o tempo todo, mas o pernambucano Ernesto Nunes deu trabalho e por muito pouco não estragou a festa nos segundos decisivos.


Ele precisava 5,41 pontos para chegar à vitória e tirou 5,25. A diferença entre os dois foi de apenas 0,15 ponto. Robert Lima, do Guarujá, foi o terceiro colocado e Tuca Martins, de São Vicente, que até este ano competia no triatlo, veio na seqüência, mostrando ter grande habilidade nas ondas.

 

Além da Melhor Onda Surf Store, a etapa teve outra premiação extra, a Balin Manobra Radical, ficando com o vicentino Vinícius Bico, por ter feito um 360º graus invertido, considerado pelos juízes como o mais radical do final de semana.

 

Vale destacar que os campeões do ranking dividirão uma premiação especial, com cadernetas de poupança.

 

Na Open, Júnior, Mirim e Master, o prêmio será de R$ 400, enquanto que na Feminino, Iniciantes e Longboard, quem faturar os títulos vai ter no banco R$ 300.

 

?Estamos muito satisfeitos com esta etapa. Queremos resgatar a tradição de Santos no surf. Foi aqui que tudo começou e estamos criando uma nova estrutura?, afirmou Paulo Sérgio Nogueira Lopes, da AntiQueda.


A próxima etapa do evento está prevista para os dias 30/11 e 01/12. Para obter mais informações, visite o site  www.fpsurf.com.br.