As ondas do Tahiti serão palco do Mundial Júnior da ISA, que acontece entre os dias 5 e 12 de dezembro. Foto: Luli Garcia. |
Criada em 2003, a competição tem objetivo de estimular o desenvolvimento da nova geração do surf mundial, com uma prova exclusiva para atletas com até 18 anos.
O Mundial Júnior é diferente do ISA World Surfing Games, os “Jogos Mundiais de Surf”, marcado para rolar entre os dias 19 e 28 de março em Salinas, Equador. Enquanto o Mundial Júnior é uma competição anual e conta com as categorias Júnior (até 18 anos), Mirim (até 16) e Feminino Júnior, o ISA Games é realizado de dois em dois anos e reúne as categorias Open, Feminino, Longboard, Bodyboard Masculino e Bodyboard Feminino.
O Comitê, reunido em San Diego, Califórnia, contou com o argentino Fernando Aguerre, presidente da ISA, a havaiana Maile Aguerre, o australiano Alan Atkins, o espanhol Ramón Gil Jiménez-Facio, vice-presidente da entidade, bem como o brasileiro Marcos Bukão, diretor-técnico, e a norte-americana Lindsay Nelson, gerente-de-escritório da ISA.
As principais alterações no regulamento anunciadas pela entidade foram a redução do limite de idade da categoria feminina para 18 anos (antes era 19) e a mudança da regra que define o time campeão do ISA World Junior Surfing Championships.
A partir de agora, a equipe campeã mundial Júnior será a que acumular o maior número de pontos nos sete dias de competição. Ano passado, o campeão foi definido através do Tag Team, categoria onde cada time escolhe alguns atletas para atuarem numa espécie de revezamento (cada surfista tem um tempo limite para completar o número de ondas determinado e um competidor por vez entra no mar, valendo a maior somatória).
Na primeira edição do Mundial Júnior, em 2003, os brasileiros levaram a melhor no Tag Team e fizeram a festa em Durban, África do Sul. Este ano, a delegação verde-amarela que luta pelo bicampeonato mundial no Tahiti será definida após a última etapa da Taça Roberto Valério – Maresia Brasileiro de Surf Amador 2004. Cada equipe pode inscrever quatro atletas em cada uma das três categorias: Júnior (até 18 anos), Mirim (até 16) e Feminino Júnior.
Na última quinta-feira (26/02), a Confederação Brasileira de Surf (CBS) voltou a adiar a etapa de abertura da Taça Roberto Valério – Maresia Brasileiro de Surf Amador 2004. Prevista para ser realizada entre os dias 23 e 25 de abril, a competição passou para a semana seguinte, de 30 de abril a 2 de maio.
O motivo da mudança foi a programação da 2a. etapa do SuperSurf, o circuito brasileiro de surf profissional, para a mesma data que estava nos planos da CBS. A abertura do Brasileiro Amador acontece no Nordeste, mas o Estado que sedia a etapa ainda não foi divulgado.