A cearense Isabela Sousa repetiu o feito de 2012 e, na madrugada deste sábado venceu o IBA GoPro Pipeline Challenge 2013, primeira etapa do mundial de bodyboard, que aconteceu em Pipeline, Hawaii.
Clique aqui para ver as fotos
Com ondas de 2,5 a 3,0 metros, a bicampeã mundial (2010 e 2012) inicia a corrida pelo tricampeonato na liderança do Tour, com 2000 pontos somados. A brasileira Karla Costa ficou com a terceira posição, enquanto a japonesa Minami Hatekayama ficou em segundo, seguida da compatriota Sari Ohara.
“Estou muito feliz com a vitória. Tinha um pouco de vento durante a bateria, mas deu para achar ótimas ondas. Ganhar em Pipe de novo é inacreditável. A final foi muito difícil e estou muito contente com mais essa conquista”, disse Isabela em entrevista oficial logo depois de ser carregada pela multidão.
Na decisão, Isabela dominou as disputas desde o início. Logo na primeira onda, a atleta de Icaraí achou uma esquerda e cravou 7,38 pontos para assumir a ponta. Porém, foi no meio da bateria que a brasileira consolidou sua liderança para não ser mais alcançada. Em um dos melhores momentos do dia, Isabela achou uma ótima esquerda e conseguiu tirar um lindo tubo, cravando 8,50 pontos – melhor nota da bateria – totalizando 15,83 pontos em 20 possíveis.
As adversárias de Isabela bem que tentaram tirar a diferença, mas as ondas não apareceram com a mesma intensidade e o título ficou com a cearense. Com 10,43 pontos, Minami Hatekayama levou 1720 pontos no ranking mundial, enquanto Karla Costa abre a temporada com 1460 e Sari Ohara 1340.
Masculino Na disputa entre os homens, muita emoção no último dia de competições. Os tops estrearam na competição e os brasileiros não tiveram tanta sorte. No início do dia as condições não estavam tão boas e os brasileiros acabaram eliminados por uma diferença pequena.
Magno Passos foi o primeiro a cair na água, ficando em terceiro na bateria. Na disputa seguinte, Guilherme Tâmega passou de fase, enquanto o baiano Uri Valadão encerrou a disputa também na terceira posição, assimo como Eder Luciano na quarta disputa do dia, e Lucas Nogueira (4º).
Nas quartas de final, Guilherme conseguiu uma virada espetacular nos últimos segundos e garantiu vaga semi, quando o brasileiro hexacampeão mundial não teve a mesma sorte e acabou de fora da final por menos de 1 ponto.
Na decisão, o então bicampeão da prova – Jeff Hubbard – caminhava para o tricampeonato da etapa diante do australiano Ben Player, do francês Pierre Louis Costes e de seu irmão Dave Hubbard. Com duas ondas na casa dos 7,00 pontos o havaiano liderava a disputa até os dois minutos finais.
Em uma das últimas ondas da competição, Ben Player achou um lindo tubo, seguido de um invertido, que rendeu 7,38 pontos e o título da competição. Jeff ficou em segundo, Pierre em terceiro e Dave em quarto.
Na categoria Drop Knee, a história de 2012 repetiu-se e o atual campeão mundial Sacha Specker, da África do Sul, levantou mais uma vez o troféu em Pipeline. Na decisão, ele barrou Dave Hubbard, do Hawaii, o aussie Dave Winchester e o peruano Cesar Bauer.
King of Pipe Além das baterias decisivas do IBA GoPro Pipeline Challenge 2013, a direção de prova da primeira etapa do mundial de bodyboard promoveu uma bateria histórica envolvendo atletas de todos os tipos de esportes de ondas. Representando o stand up paddle, o havaiano Kainoa McGee foi eleito o grande vencedor numa bateria onde todos puderam ver um show de manobras e tubos por parte dos atletas.
Jamie O’brien e Bruce Irons, também do Hawaii, representando o surf, deram show de tubos e aéreos para o delírio do público. Entre os bodyboarders, Mike Stewart e Jeff Hubbard voaram alto e, com todo seu estilo, Mike mostrou que é um exímio tube rider na principal bancada do planeta. Mark Cuninngham colocou apenas um par de pés-de-pato e surfou de peito, enquanto Kala Alexander completou o show de sup.
A próxima etapa do Circuito Mundial de Bodyboard acontece em New South Wales, Austrália, entre os dias 18 e 28 de abril. Já pelo Circuito Feminino, as melhores atletas do mundo desembarcam em Antofagasta, Chile, entre os dias 28 de maio e 2 de junho.