Arica Challenge

Isabela é vice

Finalistas , Arica Chilean Challenge 2015, El Gringo, Chile

2048x1365
Alexandra Rinder vence o Arica Chilean Challenge 2015. Foto: Pablo Jimenez

 

O sul-africano Jared Houston e a canária Alexandra Rinder foram os grandes campeões do Arica Chilean Challenge, encerrado neste sábado, em Arica, no Chile. Jared conseguiu barrar o líder do ranking mundial Amaury Laverhne na decisão. Já no Feminino, a atual campeã mundial passou pela brasileira Isabela Sousa e abriu o circuito da mesma maneira que terminou a temporada 2014.

Como sempre, a semana em Arica proporcionou excelentes condições para os atletas, desafiando todos os limites em ondas tubulares e com formação perfeita. Neste fim de semana, a ondulação perdeu um pouco a intensidade, mas mesmo assim ondas de até 2 metros quebraram no pico de El Gringo. A decisão masculina foi antes para água e o que se viu foi uma das baterias mais disputadas dos últimos anos.

Amaury Laverhne chegou à final como grande favorito. O atleta de Ilhas Reunião vencera todas as baterias do ano, incluindo as da etapa de abertura do tour em Itacoatiara. Eram onze vitórias consecutivas. E o atual campeão mundial mostrou que não estava para brincadeira ao colocar Jared em combinação logo nos primeiros 5 minutos de bateria com 18,00 pontos nas duas melhores ondas.

O sul-africano precisou ter muita paciência e mostrou sangue frio para virar um placar que parecia liquidado. Aos poucos Jared foi construindo seu score e faltando poucos minutos achou a onda que precisava: 9,5. Também com dezoito pontos na somatória, Jared acabou em vantagem pelo desempate na maior nota. Curiosamente, Jared já havia garantido vaga na final após vencer o canário Diego Cabrera na semifinal após um desempate na melhor onda.

“Essa final com o Moz (Amaury Laverhne) foi definitivamente a melhor bateria da minha carreira. Foi um texto enorme em termos de controle da mente e do corpo em uma situação de estresse. Eu estou muito feliz por fazer parte disso tudo e de terminar o evento no topo. É inacreditável. Com certeza foi um dos melhores dias da minha vida. Sempre sonhei em estar no topo do pódio de Arica e eu alcancei isso”, disse Jared após as comemorações.

2048x1365
Finalistas da etapa chilena. Foto: Pablo Jimenez

 
Melhor brasileiro na competição, José Otávio disputou o 3º lugar antes da decisão com o canário Diego Cabrera, que levou a melhor sobre o brasileiro. O 4º lugar na etapa da motivação extra ao atleta de Niterói para as disputas da etapa de Antofagasta, também no Chile, a partir da próxima semana.

Após os resultados, Amaury Laverhne segue na ponta do ranking mundial. Com a vitória em Arica, Jared passa a ocupar o segundo lugar e o brasileiro Uri Valadão segue na luta pelo bicampeonato mundial em 3º. Entre os top-10 o Brasil conta ainda com Sergio Luis em 5º, José Otávio em 8º e Kalani Lattanzi em 10º.  

Isabela Sousa fica com o vice-campeonato:
Após as disputas dos homens, as mulheres caíram na água para o último dia de competições em Arica. Marcando seu retorno ao circuito mundial, a capixaba Neymara Carvalho mostrou que está em plena forma e fez uma excelente competição, sendo barrada apenas na semifinal pela compatriota Isabela Sousa.

Na disputa com oito título mundiais dentro d´água, melhor para a cearense tricampeã que garantiu vaga na final contra a canária Alexandra Rinder, dona do título do circuito em 2014. Na decisão do 3º lugar, Neymara conseguiu superar a chilena Paloma Freyggan.

2048x1365
Isabela Sousa manda bem e chegue à final. Foto: Pablo Jimenez

A última bateria do Arica Chilean Challenge não poderia ser mais emocionante. A disputa começou parecida com a final dos homens, com Alexandra Rinder somando boas notas logo de cara e deixando Isabela precisando de duas ondas boas. Porém, as melhores não subiram para Isabela tentar tirar a diferença e em uma final inspirada a canária achou duas ondas na cada dos 9,0 pontos, liquidando a fatura.

“Estou contente com o meu resultado aqui em Arica. Essa é a primeira vez que venho competir aqui e acredito que esse segundo lugar foi excelente. Agora é continuar com o mesmo foco para as próximas etapas do tour. Vou confiante para Antofagasta”, disse Isabela Sousa.

Agora o Circuito Mundial segue para Antofagasta, também no Chile. Entre os dias 28 de julho e 02 de agosto. Este será o primeiro evento do ano com as três categorias em disputa. Além do Masculino e Feminino, o Pro Jr volta a ação após o evento de Itacoatiara.

2048x1365
Neymara Carvalho cai na semifinal em Arica. Foto: Pablo Jimenez

Arica Chilean Challenge

1 – Jared Houston (ZAF)
2 – Amaury Lavernhe (REU)
3 – Diego Cabrera (CAN IS)
4 – José Otávio (BRA)

Arica Chilean Challenge

1 – Alexandra Rinder (CAN IS)
2 – Isabela Sousa (BRA)
3 – Neymara Carvalho (BRA)
4 – Paloma Freyggan (CHI)

Exit mobile version