Depois de três dias de competição, terminou neste domingo (15/10), nas Ilhas Canárias, Espanha, o Fronton King 2017, válido como sexta etapa do Circuito Mundial Feminino de Bodyboarding.
Destaque para a brasileira Isabela Sousa, que na grande decisão venceu a etapa, com direito a uma onda perfeita que lhe rendeu uma nota 10 e deixou a canária Alexandra Rinder em combinação.
Mas, antes da grande decisão, Isabela Sousa enfrentou nas quartas a japonesa Sari Ohhara, que estava na disputa pelo vice-campeonato mundial de 2017, pois o título desta temporada já havia sido decidido na etapa anterior, em Nazaré, Portugal, que coroou a portuguesa Joana Schenker.
Isabela Sousa sabia que, para conquistar o vice-campeonato, precisava vencer Sari Ohhara e garantir uma vaga na semifinal. E não deu outra. Mesmo com a maré em transição, o que dificultava a entrada de uma boa onda na bancada afiada de Fronton, Isabela consegui achar boas ondas e venceu a japonesa por um placar de 11.00 pontos, contra 10.90 de sua concorrente.
“Infelizmente este ano não conseguir conquistar o título mundial, mas sei que fiz um bom trabalho nesta temporada. Conquistar o vice-campeonato era minha meta, depois que o título já estava com a minha amiga de tour, Joana Schenker, a quem eu parabenizo por um excelente ano”, comentou Isabela Sousa.
Depois das quartas, a brasileira enfrentou a chilena Paloma Freyggan, e mesmo com uma boa atuação da adversária, Isabela Sousa ditou o ritmo da semifinal. A tetracampeã arrancou 9.50 e 8.83 dos juízes, deixando sua adversária em combinação, e ainda teve o luxo de descartar uma nota 7.00, não dando chances para a chilena, vencendo pro um placar de 18.33, contra 14.83.
Decisão do Fronton King
Na grande final, Isabela Sousa encontrou uma adversária de peso, que também estava na disputa pelo vice e tinha toda a torcida local a seu favor. Dessa vez, a cearense tinha pela frente a atleta das Ilhas Canárias Alexandra Rinder, que havia vencido na outra semi a espanhola Teresa Padilla.
Sem dúvidas, essa era a grande final que todos esperavam, pois estavam na disputa da grande decisão do Fronton King 2017 as duas melhores atletas dos últimos quatro anos e da atualidade. Na água, nada mais nada menos do que seis títulos mundiais (quatro de Isabela e dois de Alexandra Rinder).
Todos que estavam assistindo à decisão sabiam que iriam prestigiar um verdadeiro show de bodyboarding. A brasileira foi com tudo, mostrando a todos que queria a vitória na etapa e o vice-campeonato mundial. Isabela não tomou conhecimento da atleta das Ilhas Canárias, e, assim como na semifinal, a tetracampeã ditou o ritmo do início ao fim, vencendo a bateria com direito a uma nota 10 em um lindo backflip, totalizando 17.17 pontos em 20 possíveis, contra 8.50 de Alexandra Rinder.
“Quero agradecer primeiramente a Deus por essa vitória, à minha família, amigos e patrocinadores. Dedico essa vitória para todos vocês que acompanham a minha trajetória. Independente de título, é sempre bom terminar o tour com uma vitória”, finaliza a campeã.
Resultado final do Fronton King 2017
Feminino
1 Isabela Sousa (BRA)
2 Alexandra Rinder (ESP)
3 Teresa Padilla (ESP)
4 Paloma Freyggan (CHI)