Itacaré aguarda elite mundial

0

Layne Beachley disputa primeira bateria do WQS em Itacaré. Foto: ASP World Tour / Karen.
A aussie Layne Beachley, maior vencedora da história do esporte, é a grande atração na abertura do inédito Billabong Girls Pro Itacaré a partir de quinta-feira no litoral Sul da Bahia.

 

A hexacampeã mundial (de 1998 a 2003) estréia na primeira bateria e inaugura o campeonato com a também australiana Stephanie Gilmore, vice-líder do ranking WQS.

 

A experiente Brigitte Mayer e a jovem Luana Prado defendem o Brasil no desafio que abre a disputa pelos US$ 25 mil e 2 mil pontos que estarão em jogo até domingo na paradisíaca Costa do Cacau.

 

Veterana Brigitte Mayer encara Layne Beachley na abertura da prova. Foto: Roberta Borges.
Na segunda-feira (21/8) começa o prazo da etapa do WCT  – que desde 1999 não passa pelo Brasil -, mas quinze das dezesseis integrantes da divisão de elite se apresentam nesta semana nas ondas da praia da Tiririca.
 
Em 1997, foi implantado o sistema de duas divisões na categoria feminina. De todas as campeãs mundiais do WQS, apenas as australianas Pauline Menczer (2002) e Chelsea Georgeson (2004) não competem na primeira semana.

 

As brasileiras Tita Tavares (2000) e Jacqueline Silva (2001), as australianas Rebecca Woods (2005), Melanie Redman-Carr (1999) e Serena Brooke (1998), e as havaianas Melanie Bartels (2003) e Rochelle Ballard (1997) estão escaladas nas duas primeiras fases do inédito evento realizado pela Icontent e Premium Sports.
 
Do total de 59 competidoras confirmadas no Billabong Girls Pro Itacaré, 23 disputam as seis baterias da primeira fase e 36 são cabeças-de-chave que só estréiam na segunda rodada garantindo premiação mínima de US$ 200 dólares.

 

Era para Layne Beachley fazer parte deste grupo. No entanto, ela está organizando uma nova etapa do WCT e não fez a inscrição antecipada para entrar como cabeça-de-chave no evento.
 
“O trabalho no Havaianas Beachley Classic tem atrapalhado um pouco, mas estou me sentindo muito confiante e entusiasmada em voltar a competir?, disse Layne Beachley, uma das poucas integrantes do WCT 2006 que já competiu no Brasil.

 

“Estou feliz por retornar ao Brasil. Já tem uns seis anos que competi no Rio de Janeiro (em 1999) e agora nós teremos novas águas neste ano. As mulheres nunca competiram em Itacaré e já ouvi dizer que lá é muito lindo. Estou aliviada por escapar do inverno em Sydney”, afirma a australiana de 34 anos que ocupa a vice-liderança do WCT.

 

A hexacampeã do WCT inaugura o Billabong Girls Pro Itacaré e duas ex-campeãs mundiais do WQS fazem suas primeiras apresentações na segunda bateria programada para quinta-feira: a australiana Serena Brooke e a cearense Tita Tavares.

 

##

 

Tita Tavares promete chegar junto em Itacaré. Foto: Rick Werneck.
Elas disputam duas vagas para a segunda fase contra a francesa Amandine Sanchez e a potiguar Crisna de Souza, que no domingo ganhou da Tita a decisão do título da etapa da divisão de acesso do circuito brasileiro em Salvador.
 
Na terceira bateria, será a vez da Bahia estrear no circuito mundial com Aline Chaves pegando uma parada dura pela frente, a número 8 do WQS 2006, Karina Petroni (EUA), e duas atletas que estão na briga direta pelo primeiro título sul-americano profissional: as amadoras Diana Cristina (PB) e Monik Santos (PE), primeira e quinta colocada no ranking respectivamente.

 

Diana Cristina é uma das armas brazucas para conquistar o título da prova. Foto: Divulgação Petrobras.
Do total de dezoito representantes do Brasil na etapa do WQS do Billabong Girls Pro Itacaré, onze entram nesta primeira fase e sete fazem parte da lista das cabeças-de-chave da segunda rodada da competição.
 
Entre elas está a catarinense Jacqueline Silva, que desde 2001 defende a bandeira verde-amarela na divisão de elite e foi vice-campeã mundial no ano seguinte – posição jamais alcançada por um brasileiro na categoria masculina.

 

A competidora não vive uma boa temporada e só passou uma bateria no WCT deste ano. ?Espero que a reação comece agora na Bahia. Estou muito feliz por competir no Brasil e toda a minha família estará lá fazendo uma torcida especial para mim?, disse Jacque Silva, que ainda tem chances de conseguir colocar seu nome nas duas listas classificatórias.
 
O Billabong Girls Pro Itacaré é a quarta das oito etapas do WCT 2006. No WQS, Jacque ocupa a 19.a posição com três etapas, sendo que cinco são computadas, exatamente o número de provas que faltam para fechar o ranking de acesso.

 

Um bom resultado na Bahia é fundamental para ela terminar entre as seis que sobem pelo WQS na grande final em Haleiwa, no Hawaii. ?As ondas lá na Praia da Tiririca são bem balançadas e geralmente pequenas, então fiquei treinando em praias com condições parecidas em Florianópolis e estou confiante?, garante a catarinense.
 
A competição será transmitida com imagens e locução pelo site Waves.Terra.

Apoio local: Governo da Bahia e Prefeitura Municipal de Itacaré, ASI (Associação de Surf de Itacaré), Ong Yonic, Federação Baiana de Surf (FBSurf), ITI (Instituto de Turismo de Itacaré), NV Turismo, ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) e ACERTI, Restaurantes Mar e Mel, Sushibar Marukô e Dedo de Moça, Bar Pirilampo, Pousada Papa Terra , Pousada L?Arcobaleno, Pousada Pedra Torta, Itacaré Eco Village, Aldeia do Mar Chalés, Itacaré Eco Resort, Pousada Vila N’Kara, Pousada Abaré, Pousada Atlântica, Pousada Solarium, Pousada Lawrence, Pousada Maria Farinha, Pousada Piratas, Pousada Estrela, Pousada da Paz, Pousada Enseada Mar, Pousada Humaitá, Pousada Portal do Sol, Pousada Casa Zazá, Pousada Girassol, Pousada Sage Point, Pousada Verdes Mares, Pousada Refugium, Pousada Art Jungle Lodgr & Spa e Pousada Encontro das Águas.  
 
Billabong Girls Pro WQS
 
Primeira fase

 

1 Stephanie Gilmore (Aus), Layne Beachley (Aus), Brigitte Mayer (Bra), Luana Prado (Bra)
2 Serena Brooke (Aus), Amandine Sanchez (Fran), Tita Tavares (Bra), Crisna de Souza (Bra)
3 Karina Petroni (EUA), Diana Cristina (Bra), Monik Santos (Bra), Aline Chaves (Bra)
4 Connie Arias (EUA), Sarah Hoffert (EUA), Suelen Ferreira (Bra), Ornella Pelizare (Arg)
5 Lindsey Baldwin (EUA), Jenny Quam (EUA), Bruna Schmitz (Bra), Renata Tambom (Bra)
6 Rosanne Hodge (Afr), Keala Kennelly (Haw), Francisca Pereira (Bra)
 
Segunda fase

 

1 Samantha Cornish (Aus), Sheridan Shields (Aus), Juliana Quint (Bra), mais uma da primeira fase
2 Claire Bevilacqua (AUS), Tammy Lee Smith (Afr), Kim Wooldridge (Aus), mais uma da primeira fase
3 Julia Christian (EUA), Jacqueline Silva (Bra), Marina Werneck (Bra), mais uma da primeira fase
4 Melanie Redman-Carr (Aus), Nicola Atherton (Aus), Sarah Beardmore (Aus), mais uma da primeira fase
5 Rochelle Ballard (Haw), Cláudia Gonçalves (Bra), Taís de Almeida (Bra), mais uma da primeira fase
6 Heather Clark (Afr), Leilani Gryde (Haw), Stacey Guy (Afr), mais uma da primeira fase
7 Silvana Lima (Bra), Caroline Sarran (Fran), Jaimee Wheatley (Aus), mais uma da primeira fase
8 Megan Abubo (Haw), Kyla Langen (EUA), Erica Hosseini (EUA), mais uma da primeira fase
9 Sofia Mulanovich (Per), Holly Beck (EUA), Suelen Naraisa (Bra), mais uma da primeira fase
10 Jessi Miley-Dyer (Aus), Melanie Bartels (Haw), Anali Gomez (Per), mais uma da primeira fase
11 Trudy Todd (Aus), Amee Donohoe (Aus), Lisbeth Vindas Diaz (CRI), mais uma da primeira fase
12 Rebecca Woods (Aus), Laurina McGrath (Aus), Lyndsay Noyes (Aus), mais uma da primeira fase