No último dia 4 de junho o pico amanheceu com cara de ressaca, mas não a que conhecemos com ondas grandes e fortes, porém uma ressaca humana, com vestígios do dia anterior, ou seja, cara de mar grande sem estar muito grande.
Estava nublado, mas o sol ameaçava a sair. Estava frio, mas a água estava quente. Estava bom, com pouca gente na água e por fim estava grande sem parecer.
Não posso também deixar de falar sobre o fundo, que tem estado excelente nas últimas semanas devido à reincidência de várias ondulações grandes.
As ondas quebravam lá fora. Parecia outro pico! Ondas fortes e tubulares quebrando quase na Coroa (pedra apelidada no Costão). Coisa rara de ser ver!
Quando cheguei à praia, o sol escondia-se entre as nuvens, água verde escura, areia gelada e altas ondas no Costão.
Na água, a galera local aproveitava ao máximo as condições raras. Todos sabiam que não duraria muito tempo, pois a brisa já estava presente e a tendência era só aumentar.
Posso dizer que Itacoatiara foge de qualquer tentativa de previsão. Quando achamos que vai estar bom fica ruim. Quando achamos que está ruim é quando as ondas aparecem perfeitas. Simplesmente imprevisível!
Sortudos aqueles que aparecem na praia quando as condições estão favoráveis!
Boas ondas!
Tony D´Andrea conta com o apoio da S3 Boarders United e da loja S3 Surf Shop.