A terceira etapa do Oakley apresenta Circuito Cerveja Sol Surf Pro estava inicialmente prevista para ser iniciada na sexta-feira, mas será toda realizada no sábado e domingo na praia Brava, fazendo parte da comemoração do aniversário de 147 anos de Itajaí completados nesta semana.
O Circuito Profissional da Federação Catarinense de Surf (FECASURF) é o que oferece a maior premiação em etapas estaduais do país e cerca de 90 surfistas vão disputar os 20.000 reais que estarão em jogo no litoral norte de Santa Catarina.
A competição deve ocorrer em condições adversas, com a previsão de um ciclone extra-tropical trazendo grandes ondas, para apimentar ainda mais toda a expectativa que gira em torno da inusitada liderança de dois cearenses no ranking estadual. Os catarinenses vão tentar restabelecer a ordem e nove têm chances de já tirar Fábio Silva e Márcio Farney da ponta em Itajaí.
?O campeonato é em casa e quem joga em casa tem que vencer o jogo?, brinca o catarinense Marco Polo, que vai defender a liderança do Circuito ABRASP Sul-Brasileiro 2007 na praia Brava e ocupa a quinta posição no ranking estadual.
?Isso está acontecendo no momento, porque o nível dos atletas que participam do Catarinense é muito alto, mas aposto que nos próximos eventos essa situação irá se reverter. Temos que defender nossa bandeira dentro de casa?, diz Marco Polo, que também lidera a disputa pelo título de campeão brasileiro da temporada no SuperSurf 2007, que terá sua terceira etapa sendo realizada na próxima semana na Praia de Itamambuca, em Ubatuba, litoral norte de São Paulo.
?Estou vivendo um bom momento. Venci a primeira etapa do SuperSurf em Garopaba, ganhei as duas do Circuito Gaúcho que me deram a liderança do Sul-Brasileiro e fiquei em quarto lugar na final da etapa passada do Catarinense em Laguna. Meu grande objetivo é ser campeão brasileiro, claro, mas meu foco agora é só na Praia Brava. Treinei lá nesta semana, é uma onda forte, cavada e proporciona momentos bem radicais. Acredito que vai ser mais um campeonato de alto nível?, destaca Marco Polo.
Forasteiros campeões – O potiguar Joca Júnior e o carioca Simão Romão já venceram o Circuito Paulista, os cearenses Claudemir Lima e Heitor Alves também anos atrás ganharam o Circuito Estadual do Rio de Janeiro, mas em Santa Catarina nenhum surfista de fora do estado conseguiu superar os donos-da-casa.
Com um quinto lugar na Praia Mole e um segundo em Laguna, o cearense Fábio Silva, que há 5 anos reside em Florianópolis, lidera o Circuito Cerveja Sol Surf Pro. E seu conterrâneo Márcio Farney, que mora há mais tempo no estado, foi o único surfista a chegar nas duas finais e coleciona um terceiro e um quarto lugar na vice-liderança, com quase 400 pontos de vantagem sobre o joinvillense Jean da Silva, o primeiro catarinense na classificação geral das duas primeiras etapas da temporada.
Matemáticamente, os onze primeiros colocados têm chances de sairem de Itajaí na ponta do ranking. Serão nove catarinenses brigando para tentar superar os dois cearenses na Praia Brava: Jean da Silva (3o lugar), Michel Flores (4o), Marco Polo (5o), Pedro Norberto (6o), Davi de Jesus (7o), Thiago Bianchini (8o), John Junior (9o), Raphael Becker (10o) e o atual campeão estadual Diego Rosa (11o).
Já no Sul-Brasileiro, o único que pode tirar a liderança do catarinense Marco Polo em Itajaí é o próprio número 1 do estadual, Fábio Silva, mas só se o cearense ficar entre os dois primeiros colocados na competição que será iniciada às 8 horas do sábado e encerrada por volta das 15 horas no domingo.
Festa e cinema na praia ? Também no sábado serão realizadas as duas grandes atrações extras para o público. Uma delas é o inédito Cinema na Praia, que terá exibição de vários filmes, desde os Curtas Catarinenses destacando a cultura e curiosidades do estado e da sua gente, bem como videos das etapas do Circuito Estadual e filmes da Oakley. A outra é a imperdível Festa Oficial do Circuito Cerveja Sol Surf Pro em Itajaí, que vai agitar a noite do sábado no Bar Santidade da Praia Brava.
O Oakley apresenta Circuito Cerveja Sol Surf Pro tem as etapas estaduais mais ricas do país e distribuirá um total de 120.000 reais em prêmios com o patrocínio da Cerveja Sol, das Lojas Sul Nativo, e das marcas Oakley e Goofy e apoio da Bully?s, Salva-Surf e site Floripa Turbo.
Esta terceira etapa é realizada também com apoio da Prefeitura Municipal de Itajaí, Fundação Municipal de Esportes, Hotel Marambaia Cabeçudas, Lojas Padang-Padang, Associação de Surf das Praias de Itajaí (ASPI), com divulgação oficial dos boletins De Olho No Mar, agora na Transamérica FM. O circuito profissional da Federação Catarinense de Surf é homologado pela Associação Brasileira de Surf Profissional ? ABRASP ? e Confederação Brasileira de Surf (CBS), sendo todo transmitido ao vivo pelo Fecasurf.com.br.